sábado, 25 de julho de 2009

BENFICA



Golos de Cardozo e Maxi Pereira valem cinco pontos
O Benfica bateu o Sunderland no jogo de abertura do Torneio de Amesterdão (2-0), somando um total de cinco pontos (três pela vitória, mais dois pelos golos), num jogo em que Jorge Jesus apresentou muitas novidades, mas não conseguiu extrair da equipa o que lhe tinha pedido: maior intensidade. A primeira meia-hora até foi disputada a bom ritmo mas, em vantagem, a equipa perdeu velocidade, sem nunca perder o controlo do jogo.
O Benfica entrou em campo com um onze «sui generis», sem portugueses, com dez jogadores de origem sul-americana e apenas um europeu, o estreante Javí Garcia. O internacional espanhol jogou à frente da defesa, deixando Ramires, Aimar e Dí Maria encarregues de atribuir fantasia ao meio-campo encarnado na procura de espaços para Saviola e cardozo. Os encarnados entraram bem no jogo, com Aimar a comandar a orquestra, Ramires, sobre a direita, a mostrar bons pormenores e um bom passe, mas com uma necessidade urgente de se adaptar aos ritmos europeus.
Mais novidades atrás, com o regressado Luisão a voltar a fazer dupla com David Luiz. Uma dupla ainda com pouco ritmo e que passou por alguns momentos de aperto, quase sempre impostos pelo possante Jones. Melhor estiveram Maxi Pereira e Shaffer nas laterais, ambos já com um bom ritmo, tanto a defender, como a colaborar com a equipa no ataque. Subidas constantes dos laterais que obrigaram Javí Garcia a estar muito em jogo na sua estreia, com compensações à direita e à esquerda.
O Benfica chegou à vantagem na conversão de uma grande penalidade a castigar uma alegada falta sobre Saviola depois de uma boa assistência de Aimar. Cardozo, desta vez, atirou em força, sem hipóteses para o guarda-redes do Sunderland. O Benfica ganhava vantagem de forma justa, depois de ter tido sempre mais bola e de a ter tratado melhor. Os ingleses também podiam ter marcado, quase sempre em longos lançamentos, quase sempre à procura de Jones.
No entanto, o Benfica não conseguiu manter a mesma intensidade e foi jogando cada vez mais longe da baliza do Sunderland, para desespero de Jorge Jesus que não se cansou de corrigir movimentos aos seus jogadores ao longo de toda a partida. A segunda parte não trouxe muitas alterações, mas o Benfica voltou a marcar, depois de uma boa intercepção de Maxi Pereira que ficou com caminho aberto para encher o pé na quina da área e conseguir um golo de belo efeito. Um prémio para o empenho do incansável uruguaio.
Seguiram-se as substituições, sem nunca se mexer na estrutura inicial, mas os jogadores não voltaram a conseguir imprimir a velocidade pedida pelo treinador. Prova disso é que o estreante Weldon praticamente não teve oportunidades para tocar na bola.
FICHA DO JOGO Arena de Amesterdão Árbitro: Reinold Wiedmejer (Holanda)
BENFICA: Moretto; Maxi Pereira, Luisão (Miguel Vítror, 70m), David Luiz e Shaffer; Javí García, Ramires (Ruben Amorim, 46m), Di Maria (Fábio Coentrão, 70m), Aimar (Carlos Martins, 70m), Saviola (Weldon, 56m) e Cardozo. Suplentes: Moreira e Nuno Gomes. Treinador: Jorge Jesus.
SUNDERLAND: Fulop; Bardsley, Collins, Ferdinand, Nosworthy, Edwards (Reid, 27m), Leadbitter, Malbranque (Healey, 71m), Henderson (Anderson, 71m), Jones (Waghom, 71m)e Richardson (Tainio, 77m). Suplentes: Carson, e Stokes. Treinador : Steve Bruce.
Ao Intervalo: 1-0. Marcadores: Cardozo (31m, g.p.) e Maxi Pereira (54m). Disiciplina: cartão amarelo a Beardsley (26m), Collins (30m), Leadbitter (34m), Javí Garcia (36m), Resultado final: 2-0.

Sem comentários: