domingo, 15 de fevereiro de 2015

TROFENSE - 2 A.VISEU - 1 - ENFIM

Segunda Liga: Trofense vence Académico e quebra jejum mais de 3 meses depois

Emblema da Trofa derrotou viseenses que até estiveram em vantagem. 3 pontos relançam luta pela permanência.

Estádio do Clube Desportivo Trofense, 14 de fevereiro de 2015

27ª Jornada da Segunda Liga
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)

Trofense: Diogo Freire; André Teixeira, Cláudio, Eduardo Enrique e André Pires; Babo, Tiago (c) e Hélder Sousa; Serginho (Tiago Martins, 87), André Rateira (Dário Junior, 55) e Rafael Silveira (João Pedro, 72). Treinador: Vítor Campelos.

Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; João Amorim, Eridson (Alex Porto, 86), Tiago Gonçalves (c) e Dalbert; João Ricardo, André Sousa e Clayton; Tiago Almeida (Tiago Borges, 67), Luisinho e Sandro Lima (Fábio Martins, 75). Treinador: Ricardo Chéu.

Expulsão: Tiago Borges 92

GolosEduardo Enrique 35 pb (0-1), Rafael Silveira 47 (1-1), João Pedro 77 (2-1)

Noventa e sete dias depois, o Trofense voltou a vencer um jogo de futebol. O feito aconteceu este sábado à tarde frente ao Académico de Viseu. Sem conhecer o doce sabor da vitória há muito tempo, a equipa treinada por Vítor Campelos ainda foi para o intervalo a perder (0-1), mas conseguiu dar a volta ao marcador na segunda parte (2-1). Os golos foram, curiosamente, todos apontados por homens do clube da casa.
Vindo de duas galvanizantes vitórias, frente a Freamunde e Benfica B, o Académico entrava na Trofa com a clara “obrigação” de trazer os 3 pontos para Viseu. Porém, a primeira hipótese de golo foi para o Trofense e logo no primeiro minuto, quando Rafael Silveira apareceu isolado na cara de Ivo Gonçalves, valendo aos academistas a boa intervenção do seu guarda-redes. Respondeu pouco tempo depois a turma de Ricardo Chéu, com Tiago Almeida a ficar a centímetros do golo, depois de ver o seu remate desviado pela defesa adversária.
Com mais bola e com o controlo absoluto do meio campo, onde uma vez mais André Sousa se destacou dos demais intervenientes, o Académico de Viseu inaugurou o marcador à passagem do minuto 35, quando Luisinho apareceu na área e rematou cruzado com Diogo Freire a defender a bola para frente que acertou em Eduardo Enrique que fez golo na própria baliza. Na frente do resultado, o Académico continuou a “carregar” em cima do Trofense, e teve até ao intervalo mais duas chances de ampliar a vantagem, primeiro com João Amorim e depois com Luisinho a acertarem nos ferros da baliza dos homens da casa.
Em desvantagem no marcador, a equipa da Trofa regressou ao relvado mais pressionante, tendo conquistado logo dois cantos nos primeiros dois minutos. E foi na sequência do segundo pontapé de canto que o empate chegou, com Rafael Silveira a fazer de cabeça o 1-1, num lance em que Ivo Gonçalves e a defesa do Académico não ficaram bem na fotografia. Com a igualdade restabelecida e puxados pelo público da casa, os pupilos de Vítor Campelos tentaram marcar de imediato o segundo tento perante uma equipa de Viseu que apareceu inexplicavelmente apática nos segundos 45 minutos.
No entanto, e já com Fábio Martins em campo no lugar de Sandro Lima, os viseenses estiveram por duas vezes perto do golo. Primeiro por intermédio de André Sousa, que servido por Luisinho, e já na quase na pequena área, “acertou” em Diogo Freire; e depois pelo próprio Luisinho, que viu, uma vez mais, o guardião do Trofense evitar o 1-2 com uma grande estirada para canto. Com o jogo a ficar cada vez mais partido, veio ao de cima a velha máxima do “quem não marca, sofre” e assim foi, quando aos 79 minutos, o recém-entrado João Pedro fez, na sequência de um livre lateral, de cabeça o 2-1 para a equipa da casa. Era o explodir de alegria por parte dos adeptos do Trofense.
Dada a cambalhota no marcador, o Académico ainda tentou correr atrás do prejuízo mas viu a última esperança esfumar-se quando, já perto do fim, Tiago Borges foi expulso, depois de ver o vermelho directo por palavras dirigidas ao árbitro Marco Ferreira. Pouco tempo depois terminava o jogo, com a festa a cair para os homens da Trofa que assim terminaram com um jejum que já durava desde 9 de Novembro.Quanto ao Académico, voltou a perder 4 jogos depois, ficando agora à espera do derby do Distrito, na próxima terça-feira, frente ao líder desta Segunda Liga de futebol, Tondela.

Sem comentários: