sábado, 28 de fevereiro de 2015

BENFICA - 6 ESTORIL - 0 - GOLEADA


Maior goleada do Benfica na Luz coroou dia de festa

No dia do 111.º aniversário, o Benfica fez tudo parecer fácil contra um Estoril que não foi mais do que uma sombra e vê clássico do cadeirão.

Benfica estoril
Foto: JOSÉ SENA GOULÃO
Lima fez o quinto de penálti numa jogada onde Gaitán mostrou classe.


Antes do clássico entre FC Porto e Sporting, o Benfica recebeu o Estoril em partida da 23.ª jornada, no Estádio da Luz. As "águias" abalroaram o Estoril por 6-0. Os golos foram marcados por Luisão (16’), Salvio (26’), Pizzi (33’), Jonas (35’ e 86') e Lima (56’).
Regressado quase um mês depois, Jorge Jesus apostou em Gaitán no onze inicial. O argentino foi a grande novidade numa equipa que também contou com Samaris e Eliseu, dois atletas que não estiveram presentes no encontro com o Moreirense. Do lado do Estoril, que vinha de uma derrota frente à Académica (2-1), Bruno Nascimento recuperou a tempo e fez parceria com Bruno Miguel na zona central da defesa.
Em dia do 111.º aniversário, o Benfica recebeu o Estoril com a possibilidade de se distanciar (à condição) do FC Porto. A turma da Luz começou mais forte como seria de esperar e aos 11’, deu-se a primeira jogada de grande perigo. Jonas recebeu na área após cruzamento rasteiro d Maxi e rematou com estrondo ao poste de Kieszek.
A pressão intensificou-se e Jonas voltou a ter nova oportunidade com o guardião estorilista a responder com uma defesa enorme. Na sequência da jogada houve um canto e Luisão, imponente, fez o primeiro. No entanto, os pupilos de Jorge Jesus não estavam satisfeitos e Salvio aproveitou a passividade defensiva da formação da linha para ampliar o resultado.
Eliseu cruzou da esquerda e o argentino, vindo de traz, apareceu na pequena área meteu a bola por baixo de Kieszek. O Estoril vinha de quatro derrotas e estava amorfo e sem capacidade para sair para o ataque e viu Pizzi a fazer o terceiro golo aos 33’. A bola sobrou para a entrada da área e o português rematou forte e colocado para o terceiro.
Dois minutos depois, Jonas encostou, após grande jogada de entendimento. O brasileiro recebeu a bola de Maxi e marcou. O jogo parecia tão fácil que, aos 41’, Gaitán, após grande passe de Samaris, desperdiçou um golo fácil quando só tinha o guarda-redes polaco pela frente. Deste modo, o Benfica saiu para o intervalo com os três pontos praticamente garantidos.
Na etapa complementar, o Benfica baixou a intensidade do jogo e geriu a partida como quis. O Estoril tremia como varas verdes sempre que os “vermelhos e brancos” aceleravam e foi o que se verificou aos 56’, quando Lima consumou a “manita” com um penálti de Lima. Jonas sofreu o penálti depois de uma falta de Mano e o camisola 11 tratou de converter a falta com mestria.
A partida já dava para os jogadores mostrarem toda a sua técnica e Lima (64’) tnetou mesmo o golo de calcanhar. Cinco minutos depois, Anderson Esiti viu o segundo amarelo e aumentou as dificuldades para a turma de José Couceiro. O jogo foi-se arrastando e aos 77’ surgiu a grande oportunidade dos homens do Estoril, com Léo Bonatini a atirar ao poste quando só tinha Artur pela frente. Jonas fechou as contas com o sexto golo. O brasileiro encostou para a baliza, após remate de Ola John para defesa de Kieszek e o avançado de 30 anos encostou sem oposição. Estava carimbada a maior goleada benfiquista em casa desta época.
Até ao final da partidam as "águias" estiveram perto do golo mais algumas vezes e os estorilistas já só pediam que o encontro terminasse. Benfica venceu de forma categórica perante uma turma visitante que não parecia ter vontade de estar no jogo.

Sem comentários: