sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TÍTULOS-BRASIL

Conheça o Cruzeiro o novo campeão do Brasil

A vitória do Cruzeiro sobre o Vitória (3-1), na última 4ª feira, foi o suficiente para o clube de Belo Horizonte se sagrar campeão do Brasil, ainda a 4 jornadas do fim do campeonato. É o 3º título de campeão nacional do Cruzeiro, que se soma aos de 1966 e 2003.

A equipa treinada por Marcelo Oliveira assegurou o troféu graças ao triunfo sobre o Vitória, com os golos da partida a serem marcados por Willian, Julio Baptista e Ricardo Goulart.
Ao intervalo do jogo, contudo, o título de campeão nacional já estava garantido para o Cruzeiro, uma vez que a vitória do Criciúma sobre o Atlético-PR (2-1), era suficiente para assegurar a diferença pontual para o 2º.

Os destaques individuais deste plantel campeão vão para o GR Fábio; os defesas Egídio, Dédé e Bruno Rodrigo; Éverton Ribeiro, Níton e Ricardo Goulart no meio campo e Borges como avançado. A formação jogou num 4-2-3-1 e com um meio campo muito forte na busca e circulação da bola recebeu muitos elogios pois, ao contrário dos mais recentes campeões do brasileirão, previligiou sempre o futebol espectáculo, conseguindo, ao fim de alguns anos, juntar o título nacional à estatística de melhor ataque da prova.

O Cruzeiro tem ainda no seu historial, para além dos 3 títulos de campeão brasileiro, 4 Taças do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003) e 2 Taças dos Libertadores da América (1976, 1997).

Campeão surpreendente


A campanha do Cruzeiro surpreendeu muita gente. O clube iniciou a temporada debaixo de alguma desconfiança, com alguns adeptos a criticarem a contratação do treinador Marcelo Oliveira, ex-jogador e técnico do rival Atlético Mineiro. O facto de ter falhado a conquista da Taça do Brasil por 2 ocasiões, com o Coritiba, também não ajudou.

Mas a equipa teve um início imparável no campeonato. No final da 1ª jornada já era líder, graças a uma goleada por 5-0 sobre o Coritiba. O Cruzeiro nunca esteve abaixo do 7º lugar e reconquistou a liderança na 9ª ronda, dia em que aplicou chapa 4 ao seu grande rival da cidade. Durante um período da competição, repartiu com o Botafogo o comando da classificação mas a partir da 16.ª jornada nunca mais largou o 1º lugar.

A certeza de que o título já não fugia à “raposa” - alcunha pelo qual o clube é conhecido e a sua mascote desde 1945, inspirada em Mário Grosso, ex-presidente do clube e conhecido pela sua esperteza e astúcia no comando dos negócios do clube, mas também pelo facto de a raposa ser o animal que se alimenta de galináceos, numa clara alusão ao seu rival regional, o Atlético Mineiro, conhecido pela alcunha de “galo” - surgiu à 34.ª ronda. Ao ser campeão a 4 rondas do final da competição, o Cruzeiro igualou o recorde do São Paulo de 2007 - de campeão com a maior antecedência da história do campeonato brasileiro disputado na fórmula actual - iniciada em 2003.

Na jornada anterior, o clube mineiro já havia fixado outro recorde. Com o triunfo por 3-0 sobre o Grémio, tornou-se no 1º clube a conquistar o título com, pelo menos, uma vitória sobre todos os adversários

O título agora conquistado pelo Cruzeiro quebrou ainda a hegemonia do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. É que nas últimas 9 épocas foram clubes destas duas cidades que se sagraram campeões. Antes, havia sido, precisamente o Cruzeiro a erguer o troféu, em 2003, no 1º ano em que o campeonato brasileiro se disputou na sua fórmula actual.
24/08 - Ponte 0 x 2 Cruzeiro (Foto: Ale Cabral/ LANCE!Press)

Sem comentários: