domingo, 3 de novembro de 2013

A.VISEU - 0 PORTO B - 1 - FOI INJUSTO....

Ac. Viseu FC 0-1 FC Porto B


Manhã de chuva morrinha...a acabar com um balde de água fria.



Estádio do Fontelo, 2 de novembro de 2013
13ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Cosme Machado (Braga)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Tiago Rosa; João Martins, Bruno Loureiro e Leonel (Capela, 71); Luisinho (Diogo Alves, 87), Zé Rui e Cafú (Ouattara, 69). Treinador: Filipe Moreira.

FC Porto B: Kadú, Zé António, Tiago Ferreira, Mikel, Pedro Moreira, Victor Garcia, Tó Zé (Caballero, 84), Leandro (Ivo, 70), Kayambe (Vion, int), Kléber e Quiñones. Treinador:Luís Castro.

Golo: Caballero 86 (0-1)

O Académico de Viseu perdeu esta manhã com o FC Porto B. Um golo ao cair do pano...
De regresso ao Fontelo após 2 jornadas sem perder e sem sofrer golos, o Academico recebeu o Porto B que este ano está a fazer uma boa temporada com uma equipa para "subir de divisão".
Se compararmos os preços e orçamento dos dois clubes vemos a diferença. Mas a verdade é que nao é so isso que faz a diferença.
Na primeira parte o jogo foi mais mexido e dinâmico do que na segunda, algo mais incaracterístico e com menos jogadas ligadas.
O Academico entrou bem e com o tridente ofensivo rápido e incisivo sobre a defesa do Fc Porto. Bem apoiados pelo Joao Martins, Luisinho, Cafu e Zé Rui iam criando perigo.
  Os remates de perigo iam-se dividindo ente as duas equipas.
Mas as do Academico foram mais flagrantes e estiveram muito perto de abrir o ativo.
Luisinho centrou depois de boa jogada rápida pela direita e Cafu remata por cima, apesar de perto da linha de golo.
Do lado esquerdo Tiago Rosa combinava com Zé Rui mas nota-se que falta o pé esquerdo ao tiago e os centros nem sempre saiam bem. No entanto numa dessas jogadas, Ze Rui centra e quase dava golo, mas Cafu chegou atrasado por um milésimo de segundo.
Do lado do Porto Tozé rematou cruzado perto do segundo poste de Janota e Kleber após um canto antecipa-se e cabeceia um pouco lado.
Numa das melhor jogadas de jogo academista, Zé Rui centra e Aparece sem marcação Luisinho que de forma acrobática remata mais enrolado e a bola desvia-se de kadu mas também da baliza passando pouco ao lado. Foi o frissom nas bancadas, era um grande golo.
Das bancadas sentia-se apoio e confiança na equipa na saída para o intervalo. A segunda parte prometia.

Na segunda parte a partida recomeçou meia morna, com muitas perdas de bola de ambos os clubes e nao parecia haver entusiasmo, garra ou mesmo força física para querer chegar à vitoria.Vion entrou e o ataque do Porto ganhou algum ascendente .
A verdade tambem é que o Academico defendia bem e num bloco coeso. Num dos cantos , os centrais Zé Antônio e Tiago Ferreira nao chegaram ao cruzamento por pouco, mesmo na pequena área onde era só encostar.
O meio campo do Academico parecia estar sem soluções e sem espaço para decidir , pelo que rapidamente perdia a bola. Numa das raras jogadas de perigo na 2a parte, Zé Rui flecte do meio para a meia esquerda e aplica um forte remate mas ao lado da baliza.
O FC Porto ganhou alguns livres à entrada da área e criaram quase sempre algum perigo.
Na melhor ocasião do Academico na segunda parte, num seguimento de um canto ganho por Luisinho, a bola aparece a pingar na pequena área, Zé Rui cabeceia e a bola parece dirigir-se para golo mas Kadu agarra a bola.
Kleber começou a dar mais trabalho na frente de ataque com a ajuda de Vion e Tozé.
Entretanto Joao martins , que fez um bom jogo , rematou de fora da área mas saiu pouco ao lado da baliza positiva.
Sensivelmente a meio da Segunda Parte , Filipe Moreira decide tirar Cafu e Leonel , para entrarem Ouattara e Capela. A ideia talvez tenha sido refrescar o ataque e dar mais um jogador de vigor físico para o meio campo.  O certo é que depois dessas trocas o ataque academista perdeu uma referencia e perdeu criação de perigo.
Luisinho e Bruno Loureiro tentavam criar algumas jogadas pelo lado direito mas fisicamente já nao se conseguia ultrapassar o lado esquerdo portista, principalmente Quiñones. Ele e Vitor Garcia são laterais com qualidade. Mas também o arbitro deixou passar uma falta sobre o nosso Luisinho e transformar o que pareceu um canto num pontapé de baliza em favor do Porto.

Nos ultimos 5 minutos Luis Castro decide pôr em jogo o avançado Caballero, enquanto Filipe Moreira chama Marco Lança para também substituir alguém. Entre uma substituição e a outra Kleber recebe a bola, amortece no peito para Caballero e este sem deixar cair a bola ao chão dispara para o canto superior esquerdo de Janota.
Por falar em Janota, na segunda parte terá feito apenas uma defesa mas futebol é assim e as individualidades do Porto B acabaram por decidir. 
Filipe Moreira já nao fez entrar o Março Lança mas sim Diogo Alves mas em 5 minutos pouco fez.

Em resumo uma primeira parte equilibrada e com ocasioes mais perigosas por parte do Academico. Na segunda a equipa pareceu ir recuando , perdendo o meio campo e nao conseguindo chegar com profundidade ao ataque.
O golo foi um balde de agua fria , talvez injusto, mas também é verdade que o empate parecia satisfazer e nesse caso arriscamos a perder.
No entanto parece visível maior entrosamento e maior sentido de equipa com algumas boas jogadas. Os últimos lugares começam a pesar e os próximos 3 jogos são importantes para perceber a força da equipa.

Sem comentários: