segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ACADÉMICA - 1 A.VISEU - 1 (4-3 GP) - FOI TAÇA

Orgulho Viseense na (quase) festa da taça!

Orgulho Viseense na (quase) festa da taça!
Académica 1-1 Ac.Viseu (4-3 a.p.)



Surpresa só para quem não viu. Em jogo a contar para a IVª eliminatória da Taça de Portugal, o Académico de Viseu deslocou-se a Coimbra e jogou cara a cara frente à turma local, de escalão superior, e só foi vencida pela “maldita” lotaria das grandes penalidades. Uma exibição superior que encheu de orgulho os inúmeros viseenses que marcaram presença no Estádio Cidade de Coimbra.


Filipe Moreira procedeu a algumas alterações em relação ao jogo de 4ªf em Aveiro, dando a titularidade de Marco Lança na esquerda da defesa, bem como o saudoso regresso de Ibraima ao onze.


Assim alinharam: Janota; Tiago Rosa, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Marco Lança; Ibraima, Bruno Loureiro, Leonel, João Martins; Ouattara e Cafú. Jogaram ainda: Zé Rui, Luisinho e Diogo Alves.


Os primeiros 45 min. foram mal jogados e tiveram poucos motivos de interesse, com uma Académica de Coimbra surpreendentemente apática, e o Académico de Viseu a tentar o contra ataque através das duas setas ofensivas. Pareceu-nos que a táctica – hoje audaz – do mister Filipe Moreira passava por isso mesmo: coesão defensiva, meio-campo guerreiro com qualidade de passe superior e um ataque entregue aos velocistas Ouattara e Cafú, mais tarde substituídos por Luisinho e Zé Rui. Digno de registo no 1ºtempo apenas um remate de Leonel aos 25min que saiu por cima do travessão de Ricardo.


A 2ªmetade continuou com a mesma toada. Contam-se pelos dedos de uma mão as oportunidades de golo de ambas as equipas. A Académica optava pela circulação de bola, esperando o erro dos viseenses, mas bem os comandados de FM, a defenderem com categoria. Foram inexcedíveis no que respeita à determinação e entrega ao jogo os academistas de Viseu. 0-0 no final do tempo regulamentar.


Com o prolongamento veio a emoção e os golos. A briosa viria a marcar primeiro, através de Diogo Valente, numa autêntica oferta do GR do Ac.Viseu. Janota ficou mal na fotografia. Acontece. 1-0 aos 92min de jogo. Desde então, arriscamo-nos a dizer, assistiu-se ao melhor Ac.Viseu da época até ao momento, com 25min. de luxo, encostando completamente a Académica para o seu reduto defensivo. Tiago Rosa primeiro, Luisinho depois eram as oportunidades mais flagrantes. Até que uma jogada colectiva superior, originaria o golo do Ac.Viseu, apontado por Zé Rui a passe de João Martins, para gaudio dos muitos adeptos que viajaram de Viseu. Era a alegria e o sentimento de justiça pelo desenrolar da partida. 1-1 e prémio mais que merecido no final dos 120min.


Seguiu-se a lotaria das grandes penalidades, e aí foi mais feliz a turma de Coimbra, vencendo 4-3. Falharam para os viseenses, Diogo Alves e Luisinho.


Parabéns à Académica pelo apuramento, Parabéns ao Académico pelo jogo extraordinário. Parabéns aos adeptos viseenses que se deslocaram e não se cansaram de apoiar o melhor clube do mundo. Orgulho Viseense. Agora, resta apontar as baterias para o campeonato, com a convicção de que, com a atitude e ambição de hoje, o sucesso estará garantido já no próximo jogo.


Força Académico!!!
João Monteiro


Estádio Municipal de Coimbra, 10 de novembro de 2013
4ª Eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

Académica: Ricardo; Marcelo Goiano, Aníbal Capela, Reiner Ferreira e Djavan; Nuno Piloto (Magique, 77), Fernando Alexandre e Cleyton; Marinho (Diogo Valente, 66), Ivanidlo e Manoel (Rafael Oliveira, 56). Treinador: Sérgio Conceição.

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tiago Rosa, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Marco Lança; Ibraima, Bruno Loureiro e João Martins; Ouattara (Luisinho, 67), Leonel (Diogo Alves, 74) e Cafú (Zé Rui, 67). Treinador: Filipe Moreira.

Golos: Diogo Valente 93 (1-0), Zé Rui 113 (1-1)



Grandes penalidadesDiogo Alves falha – defesa de Ricardo (0-0); Cleyton ao lado (0-0); golo de Marco Lança (0-1); golo de Fernando Alexandre (1-1); Luisinho falha – Ricardo defende (1-1); golo de Diogo Valente (2-1); golo de Paulo Monteiro (2-2); golo de Ivanildo (3-2); golo de João Martins (3-3); golo de Magique (4-3)

Sem comentários: