domingo, 29 de setembro de 2013

BENFICA - 1 BELENENSES - 1 - TRISTE

Vergonhoso

Exibição verdadeiramente miserável e resultado a condizer: dois pontos deitados fora contra uma das piores equipas da Liga (se não a pior mesmo). Não foi apenas a pior exibição do Benfica esta época; deve ter sido a pior exibição do Benfica dos últimos anos, porque há muito, muito tempo que não me lembro de ver a minha equipa produzir tão pouco e, pior ainda do que isso, com tão pouca vontade de fazer mais. Tudo hoje - a exibição, a atitude e o resultado - foi simplesmente vergonhoso.


Três alterações no onze: o inevitável regresso aos dois avançados, com a entrada do Lima, e mudanças nas laterais da defesa, onde regressaram o Maxi e o Cortez. O Benfica até entrou bem no jogo. A jogar abertamente ao ataque, em pressão constante sobre o adversário, remetendo-o bem para dentro do seu meio campo, e conseguindo vários remates e cantos quase consecutivos. O resultado disso foi o golo do Cardozo, decorrido o primeiro quarto de hora, num cabeceamento após cruzamento do Lima na esquerda. E depois disto... nada. O jogo praticamente acabou para o Benfica nesse preciso instante. Não sei se se convenceram que o mais difícil estava feito, e que já nem seria necessário esforçarem-se muito, mas eu não consigo mesmo lembrar-me de mais nada de positivo que tenhamos feito durante todo o resto do jogo. Claro que o Belenenses agradeceu e apareceu finalmente no jogo, mesmo que sem ameaçar grande coisa porque, convenhamos, eles são mesmo muito maus. Mas à meia hora de jogo tiveram um canto, a bola foi para a área e o Garay, o Fejsa e o Cortez ficaram a olhar uns para os outros enquanto um adversário cabeceava para o golo no meio deles. O pior de tudo nem foi o empate, foi perceber logo naquela altura, quando ainda teríamos mais de uma hora para jogar, que perante a atitude que a equipa vinha mostrando só muito dificilmente acabaríamos por ganhar o jogo. A (não) reacção ao golo sofrido encarregou-se de confirmar esta perspectiva nada agradável.

Para a segunda parte veio o regressado Gaitán no lugar do Markovic (novo jogo para esquecer), mas nada mudou. O Benfica simplesmente esqueceu-se de como jogar futebol. Uma lentidão irritante e uma falta de ideias exasperante foi tudo o que vi. Quase nunca conseguimos ganhar a linha para fazer um cruzamento, e andámos imenso tempo a trocar a bola aparentemente sem objectivo entre os nossos jogadores. Quando nos aproximávamos da área, sem ideias sobre o que fazer, a bola lá voltava para trás e viajava da direita para a esquerda e vice-versa, sem progressão ou sem que algum jogador quisesse arriscar um cruzamento ou um remate. Foi confrangedor ver a incapacidade gritante que tivemos para criar ocasiões de golo. E quando perdíamos a bola, a equipa ficava partida ao meio porque os jogadores da frente recuavam a passo e nem lutavam pela recuperação - o mais grave é que comecei a ver este comportamento ainda durante a primeira parte. O Belenenses lá foi fazendo o seu trabalho, a queimar tempo simulando lesões ou retardando as reposições da bola em jogo o mais que podia. De resto, bastava manter os jogadores acumulados nas imediações da sua área para ir aliviando as bolas que o Benfica, com o passar do tempo, ia despejando cada vez mais para essa zona com muito pouco nexo. O empate acaba por ser um resultado óbvio para tão pobre exibição, e só não foi pior porque, repito, o Belenenses é mesmo muito mau. Pelo menos os fanáticos da estatística da 'posse de bola' devem estar contentes hoje - não vi os números, mas devemos ter arrasado nesse capítulo. Não fizemos nada com a bola, mas fartámo-nos de ter posse. Aliás, devemos ter dominado tudo o que é estatística. Assim é que é bonito.

Não consigo - é mesmo impossível - encontrar algum destaque neste jogo. A maioria dos jogadores até parecia estar cansada, ou apática e sem vontade de jogar. O Matic parece que após avançar no terreno se está a transformar num jogador banal. O Lima tem sido uma lástima esta época, e hoje voltou a fazer um jogo inacreditavelmente mau, salvando-se apenas pelo cruzamento para o golo. Menciono estes apenas por ser notória a diferença para aquilo que sabemos que podem produzir, não porque ache que tenham estado piores do que os colegas hoje.

Espero que na próxima quarta-feira, em Paris, a nossa equipa jogue muito bem, faça um brilharete, e que com isso os nossos jogadores ou técnicos possam aspirar a um bom contrato ou uma transferência interessante. Têm toda a probabilidade de o conseguir; afinal de contas, hoje passaram oitenta minutos a descansar. Por mim, podem meter a Champions num certo sítio. Estou-me positivamente nas tintas (já o disse no passado e vou continuar sempre a dizer o mesmo) para a Champions, e provavelmente nem me incomodarei a ver o jogo. É uma prova de que não gosto e que, na minha opinião, só serve sempre para atrapalhar o campeonato. Sobretudo quando o profissionalismo parece escassear.

Sem comentários: