segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A.VISEU-2 CHAVES - 1 - MAU MAU MAU



Campeonato Nacional da 2ª Liga
7ª Jornada, 8 de setembroo de 2013 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu-1 ; Chaves – 2

Hélder Godinho na Baliza,
Tomé, Cláudio, Pereira, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro, Luisinho, João Alves;
Zé Rui e Ouatara, Cafú.

Treinador: Filipe Moreira


Mau resultado, boa exibição, excelente atitude.
Hoje, no Fontelo, aconteceu … Futebol. O Académico entrou disposto a tudo fazer para ganhar o jogo, a equipa entrou pressionante, os jogadores foram em busca do golo, embora nem sempre da melhor forma, é verdade, mas para quem viu o jogo da Covilhã e quem esteve hoje, no Fontelo, a diferença foi da água para o vinho, ainda não um Dão de 1ª qualidade, mas já um aceitável tinto.
O Académico entrou de forma decidida, procurou chegar por variadas vezes à zona de perigo, teve vários “centramentos”, como diria Toni, de grande qualidade, dominou o jogo em termos de posse de bola, mas o futebol tem destas coisas, mesmo a acabar a primeira parte quando João Alves estava caído, sem que o árbitro tivesse parado o jogo, ou a equipa adversária tivesse colocado a bola fora, eis que surge o 1º golo, pois faltava-nos um homem atrás, mas isto é futebol, e sabemos que estas coisas podem acontecer, e infelizmente a nós acontecem-nos demasiadas vezes. Temos de aprender com estas situações, e impedir que as mesmas se repitam.
Ao intervalo o resultado mais justo seria o empate, mas saímos a perder por 1-0.

Na 2ª parte continuou a excelente atitude dos jogadores do Académico, mas na 1ª oportunidade o Chaves faz 2-0 através de um avançado muito alto, que num pontapé muito bem colocado faz 2-0, sem hipóteses para Hélder.
A partir daí, tudo ficou mais dificl, ainda assim o Académico não desistiu, criou 2 ou 3 situações de golo, uma delas com uma defesa impossível do guarda-redes flaviense, mas a verdade é que o tempo avançava e o resultado não mexia. Foi já em cima do último minuto de descontos que Cláudio (mais um grande jogo) faz o seu primeiro de muitos golos (estou em crer) com a camisola do Académico. Cláudio merecia mais e merceia que o seu golo valesse pontos, algo que infelizmente hoje não aconteceu.
Com esta atitude com esta determinação, algo que não aconteceu na Covilhã, embora o calor também tenha prejudicado, os jogadores e o Treinado do Académico, Filipe Moreira podem confiar no seu trabalho, melhor os lances de bola parada, rotinar um fio de jogo e as oportunidades, os golos e as vitórias vão aparecer.

É verdade que não fizemos um jogo perfeito, longe disso, mas fizemos um jogo que dignificou o Clube e apenas os resultado foi mau.

Eu sei que isto é um Campeonato de pontos e não de boas exibições, mas se entrarmos em campo, no próximo jogo, com a atitude de hoje, ficaremos mais próximos da vitória.

Hoje, ficou em definitivo esquecida a “não” exibição da Covilhã, conseguimos um bom jogo, ainda não conseguimos, um bom resultado, mas sem dramatismos, podemos alcançá-lo já na próxima jornada, que é a anterior, a 6ª .
Arbitragem sem a qualidade que se exige a um árbitro de 1ª categoria, ainda assim não nos vamos desculpar com a arbitragem, pois não devemos ir por esse caminho.

A Claque tem de perceber que todos têm o direito a estar no Estádio e a APOIAR o Académico.
Por mais razão que se possa ter, perde-se toda a razão com o tom e o teor de alguns cânticos e não só.
São jovens, muito jovens, mas não se esqueçam de algo tão simples como isto:
“Só podemos pedir respeito, se nos dermos ao respeito”

Há formas e formas de protestar e o protesto desde que exercido de forma correta, é admissível e pode até ser salutar, agora em termos injuriosos, e com linguagem inqualificável, isso NÃO PODE ACONTECER no Académico!
Vejam bem se aquilo que estão a fazer, é mesmo o que querem fazer e dizer!

Insultar quem salvou o Clube da Catástrofe e que devolveu a esperança, alegria a todos os Academistas, como eu, que chegaram a temer jamais ver o Académico num campeonato profissional, é admissível? Pensem no que estão a fazer, se gostam do Académico, como tenho a certeza que sim, mas com certas atitudes podem deitar tudo a perder.

O Sr. António Albino, o Sr. José Cabido e o Dr. Pedro Ruas podem ser acusados de ter errado aqui e ali, mas um coisa é certa, deram a cara numa altura em que todos se esconderam, assumiram o Clube, numa altura em que as incertezas eram mais do que muitas, deram ao Treinador a possibilidade de construir um plantel que muito julgaram impossível, eu próprio tive dúvidas de que fosse possível termos um plantel tão bom, logo no 1º ano, e o que recebem é a crítica barata, o insulto, e a ofensa, por parte daqueles que se deveriam preocupar UNICAMENTE com o APOIO à Equipa dentro do Estádio!

Foi feio, muito feio o que se viu e ouviu na Covilhã e hoje no Fontelo.

Eu que sempre defendi a Claque naquilo que ela tem de melhor, o APOIO à equipa, onde sempre estiveram excelentes, não posso calar o meu desgosto pelo comportamento inadequado de alguns dos seus membros no insulto e na crítica barata.

A Razão perde-se quando se age da forma que o fizeram e é com pena que assisto a um extremar de posições entre Direção e Claque.

Construir uma boa imagem demora tempo, destruí-la demora um piscar de olhos, nunca se esqueçam disso.


António Albino apresentou hoje a demissão da presidência do Académico de Viseu, cargo que ocupa desde 2003, tendo recebido a solidariedade da restante direção do clube.
«Dado o desenrolar dos acontecimentos menos próprios ocorridos durante o jogo Académico de Viseu e o Grupo Desportivo de Chaves, os quais envolveram diretamente o bom-nome do presidente da direção do Académico de Viseu Futebol Clube, António da Silva Albino, vem o mesmo informar todos os sócios e simpatizantes que, uma vez que não considera estarem reunidos todos os pressupostos fundamentais para a sua permanência no clube, pede de imediato a sua demissão», pode ler-se em comunicado dos viseenses.
Em causa, estará o descontentamento com os cânticos da claque do clube durante o jogo antecipado da sétima jornada da II Liga de futebol, que opôs o Académico ao Desportivo de Chaves e que terminou com a vitória dos flavienses por 2-1.
No mesmo comunicado, é salientada a «absoluta solidariedade» que a demissão de António Albino mereceu por parte dos restantes elementos da direção do clube.
A tensão entre a direção e a claque do clube tem aumentado desde 25 de agosto, quando a formação viseense recebeu o “rival” regional Tondela e os adeptos proferiu alguns cânticos tidos como «ofensivos» para os tondelenses e que levaram António Albino a pedir desculpa publicamente pelo comportamento destes.
Esta posição do presidente do Académico não agradou aos elementos da claque que, em comunicado, se demarcaram da posição do dirigente e anunciaram a ausência no jogo seguinte, na Covilhã.
A direção academista deixou então de oferecer os convites para os jogos da equipa, o que, na partida de hoje, levou a claque a entrar mais tarde nas bancadas, e a apenas ensaiar o apoio à equipa a partir dos 30 minutos do encontro.
Ouviram-se então ao longo do jogo alguns protestos, acompanhados de algumas tarjas, com inscrições como «sintam a diferença» e «com ou sem convites, estamos vivos».
No final do encontro, os protestos visaram, praticamente, exclusivamente o presidente do Académico, que, segundo uma fonte da direção do clube, poderá ter reagido «a quente», admitindo que António Albino reconsidere e se mantenha na presidência do Académico

Sem comentários: