domingo, 9 de janeiro de 2011

U. Leiria-Benfica, 0-3 - SEM DÚVIDAS

U. Leiria-Benfica, 0-3
O que têm em comum U. Leiria, Benfica, Jesus, Saviola e Cardozo? O treinador dos encarnados voltou a vencer na sempre difícil deslocação ao Lis, com um golo do argentino a abrir e um do paraguaio a fechar (Gaitán marcou pelo meio), desta feita na despedida da primeira volta e com a garantia de que tudo continua na mesma na frente da tabela, excepto a confiança. F.C. Porto e Sporting jogaram primeiro e ganharam, o Benfica não lhes ficou atrás e ainda se livrou da pressão dos leirienses.
Depois de um arranque comprometedor, a ascensão seguiu-se à queda no Dragão e o campeão nacional chega ao meio do campeonato com maior série de vitórias em curso. E vão cinco.
Um golo de Saviola, aos 27 minutos, um segundo de Gaitán aos 81 e um terceiro de Cardozo sobre o apito decidiram um jogo que o Benfica podia (mas Gottardi não deixou) ter ganho por mais e que a U. Leiria não quis vencer, nem mesmo tentou, apesar de partilhar até então com o adversário a série de quatro vitórias em curso.
Com Luisão e Cardozo recuperados, mas com Aimar de baixa, o Benfica apresentou-se com a única alteração em Carlos Martins no lugar do argentino, relativamente à goleada sobre o Rio Ave, na ronda anterior. A União, sem Silas e Carlão, que rumaram a outras paragens, não teve em Leandro Lima o patrão do meio-campo nem em NGal o substituto do goleador brasileiro
Desde cedo ficou claro o sentido deste jogo e Saviola o seu protagonista, sobretudo na primeira parte. Quando inaugurou o marcador, tinha já visado a baliza de Gottardi por seis vezes, a maior parte dos remates ao lado, um defendido por Patrick oportunamente, com o guarda-redes já batido, todos bem desenhados.
A União limitava-se a ver o adversário jogar, uma equipa passiva e sem ambição, mas com um guarda-redes decidido a não ir na cantiga dos demais. Três grandes defesas no segundo tempo, adiaram os golos de Gaitán (65) e Cardozo (78) e negaram a sorte a Ruben Amorim (90), mas os dois primeiros acabariam por ser bem sucedidos.
Gaitán, que assistiu Saviola no tento inaugural, fez o segundo com a ajuda de Cardozo, que apareceu na recta final mas muito a tempo de fechar as contas em Leiria, com um grande golo.

Sem comentários: