quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Taça da Liga: Benfica-Olhanense, 3-2 - NORMAL

Taça da Liga: Benfica-Olhanense, 3-2
Ao esforço da rotatividade cedeu o mais fraco, mas com susto
 A revolução fez-se em ambas as equipas, mas acabou por ser o lado mais frágil a ceder ao esforço que os dois técnicos fizeram para recorrer às segundas escolhas. Mesmo com uma equipa mais revolucionada, o Benfica chegou cedo a uma vantagem confortável, só que depois distraiu-se e permitiu a reacção do adversário. Acabou por ser Salvio, um dos trunfos saídos do banco, a resolver o jogo. O Benfica está assim bem perto de garantir a presença na fase seguinte desta Taça de Liga, encarada por muitos como uma competição claramente secundária.


David Luiz de regresso ao lado esquerdo da defesa, Felipe Menezes descaído à direita no meio-campo. João Gonçalves adiantado para a zona intermediária. As opções não chocam, mas atestam o exercício que ambos os técnicos terão feito para formar um «onze» que permitisse descansar algumas das principais unidades e dar oportunidade a outras, menos preponderantes.

A Taça da Liga continua a merecer prioridade relativa, por parte dos técnicos, e tanto Jorge Jesus como Daúto Faquirá fizeram várias mexidas nas respectivas equipas. Se o treinador da formação algarvia trocou seis unidades, o homólogo benfiquista foi mais além e alterou dez peças. Comparativamente ao triunfo de Coimbra só sobrou David Luiz, e fora de posição.

De regresso ao corredor esquerdo, o internacional brasileiro está na origem do primeiro golo, com um cruzamento que Sidnei amorteceu ao segundo poste, para Javi García concluir à boca da baliza. O Benfica dominou o jogo desde início, e foi com alguma naturalidade que chegou ao segundo golo quando estavam cumpridos 24 minutos. César Peixoto cruzou largo da esquerda e Jara concluiu de primeira, com o pé esquerdo, a justificar a oportunidade.

O susto obrigou Jesus a sacar de trunfos

O jogo ainda não tinha chegado à meia hora e já parecia sentenciado, mas um golo do Olhanense, à beira do intervalo, recuperou as interrogações. Djamir fugiu à defesa da casa, e após um domínio dúbio (braço ou peito) bateu Moreira.

Faquirá lançou dois habituais titulares ao intervalo (Fernando Alexandre e Jorge Gonçalves), passando à equipa a mensagem de que o resultado estava em aberto. A resposta surgiu doze minutos após o reatamento, com Djalmir a conquistar uma grande penalidade e Rui Duarte a fazer o empate.

Jesus teve de sacar dois trunfos: Gaitán e Salvio saltaram logo do banco, com o argentino cedido pelo At. Madrid a precisar de apenas seis minutos para apontar o tento da vitória. Com Djalmir claramente inferiorizado fisicamente, o Olhanense já não teve força para correr novamente atrás do prejuízo.

Sem comentários: