terça-feira, 1 de setembro de 2015

A.VISEU - 0 ORIENTAL - 2 - MAU

Ac. Viseu 0-2 COL Oriental

Estádio do Fontelo em Viseu.

Académico de Viseu - Janota, Tiago Costa (Tomé, 62), Bura, Tiago Gonçalves, Kiko, Capela (Alex Porto, 73), Gradíssimo, Romeu Ribeiro, Bruno Carvalho (Fábio Martins, 55), Yuri e Fonseca.
(Suplentes: Ruca, Ricardo Ferreira, Tomé, João Ricardo, Lameirão, Alex Porto e Fábio Martins).
Treinador: Ricardo Chéu.

Oriental -  Rafael Veloso, Amorim, Daniel Almeida (André Almeida,46), Hugo Grilo, João Pedro, Tiago Mota, Tom (Bruno Aguiar, 71), Henrique (Fernando, 63), Júlio César, Hugo Firmino e Peter.
(Suplentes: Rafael Marques, Edson Silva, Valdo, Bruno Aguiar, Fernando, André Almeida e Figo).
Treinador: João Barbosa.

Árbitro: Luís Godinho (Évora).

( Foto Jorge Paulo )

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tiago Costa (47), João Pedro (64), Hugo Firmino (75), Yuri (75), Kiko (83), Bruno Aguiar (87) e Fábio Martins (90+4).



Assistimos hoje no Fontelo a uma tarde de mau futebol de parte a parte.

Os adeptos academistas, estavam entusiasmados com a possibilidade de subir ao topo da tabela classificativa, e não lhes passava pela cabeça outro resultado que não a vitória.

O que aconteceu em campo foi bem diferente, mas já lá vamos...

Em relação ao jogo com Braga B, entraram para a equipa, Kiko, Capela, Gradissimo, e Yuri. Curioso que em relação a este ultimo jogador, ficámos a saber que pertence ao plantel Academista. Nem o site da Liga, faz referência a este jogador no plantel.

A equipa academista entrou amorfa em campo e assim se manteve durante toda a partida. Os passes, teimavam em sair errado, processos muitos lentos, falta de garra e atitude. Nem o calor, nem o estado do relvado podiam desculpar tamanha falta de aplicação.

Ao Oriental, o jogo estava a correr de feição, face á inoperância academista, e mostrou-se sempre uma equipa muito tranquila, sem grandes preocupações em atacar.

O Académico atacava mais pela direita, através do reforço "surpresa" Yuri, que nos pareceu bom tecnicamente, mas com pouca eficácia, uma vez que foram poucas as vezes em que conseguiu cruzar para a área adversária e criar perigo. Na esquerda, Bruno de Carvalho, passou ao lado do jogo, ao contrário do que tinha acontecido nos jogos anteriores.

A segunda parte, trouxe uma equipa viseense cada vez mais "nervosa", e um Oriental, com mais garra, e com vontade de levar algo mais que o empate.

O factor decisivo para o desfecho final da partida residiu no banco de suplentes. O Oriental face ás fragilidades do meio campo academista, apostou em homens de ataque, Ricardo Chéu, não o conseguiu, porque no seu banco de suplentes, as soluções eram escassas, caindo a escolha mais uma vez, no desinspirado Fábio Martins.

Quase no fim do jogo, surgiu o golo do Oriental, falha de marcação na área academista, e Fernando coloca a sua equipa em, vantagem.
Pouco ou nada havia a fazer por parte dos viseenses, e na falta de melhor, não restou solução a  Ricardo Chéu, que não fosse pedir a Bura, para se colocar na posição de ponta de lança.

Quase a terminar, asneira de Tiago Gonçalves, que em vez de passar a bola a Tomé, optou por “oferecer” um presente envenenado a Janota, que não ficou nada bem na fotografia, e permitiu o segundo golo de Fernando na partida.

Consumada a primeira derrota academista, e em cima do fecho de inscrições, convém fazer algumas considerações em relação ao plantel academista:

O Académico não tem jogadores para salvaguardar as lesões de Tiago Borges e Carlos Eduardo.

O Académico parece uma equipa talhada para ganhar alguns pontos fora de casa, dando a iniciativa de jogo ao adversário, mais complicado vai ser quando tiver de tomar a iniciativa e jogar em ataque continuado.

Ficou mais que evidente que faltam extremos e pontas de lança, que façam com que a equipa esteja á altura das pretensões da sua direção.

O mercado fecha amanhã, face á ideia que nos passaram no início da época, e face ao esforço financeiro exigido aos sócios, é legítimo pedir mais…

Sem comentários: