segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A.VISEU - 3 AVES - 0 - BRILHANTE

Ac. Viseu 3 - 0 CD Aves

O Académico recebeu hoje no Fontelo, o Desportivo das Aves, e venceu por 3 - 0, repetindo assim o resultado da época passada.

O Aves, atravessa uma fase desportiva complicada, recordemos que o nome do novo treinador será apresentado durante os próximos dias, está numa situação complicada, em termos de classificação, pelo que precisava urgentemente de pontuar, e não podemos esquecer que foi a equipa que o ano passado acabou a época em 3º lugar, perante estes factos a tarefa Academista adivinhava-se complicada. 

O Académico entrou em campo com: 

Estádio do Fontelo, 4 de janeiro de 2015
21ª Jornada da Liga 2
Árbitro: Manuel Oliveira

Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; Tomé, Eridson (Tiago Borges, 63), Tiago Gonçalves (c) e Dalbert (Ricardo Ferreira, 73); João Ricardo, João Coimbra (Filipe Nascimento, 58) e Clayton; Luisinho, Tiago Almeida e Sandro Lima.Treinador: Ricardo Chéu.

Aves: Quim; Leandro, Romaric, Miguel Vieira e Jorge Ribeiro; Diogo Pires, Luís Manuel e Grosso (Junior Pius, int); Pedro Pereira (André Costa, 64), Renato Reis e Platiny (Caballero 56). Treinador: Vitinha.

Expulsão: Miguel Vieira 41


Golos: Dalbert 11 (1-0), Luisinho 42 gp (2-0), Clayton 54 (3-0)

O Académico, tal como o seu treinador prometeu na antevisão ao jogo, começou o jogo ao ataque, preferencialmente pelo lado direito, onde Tomé e Tiago Almeida, puseram á prova a qualidade do experiente Jorge Ribeiro.

Curiosamente, foi do lado esquerdo que nasceu o primeiro golo da partida, por volta dos  11 minutos de jogo, Dalbert Henrique, provou que a distinção, que recebeu, como o melhor lateral esquerdo da 2ª liga, lhe assenta que nem uma luva, e vai daí, lançou um "missil" de fora da área, que só parou no fundo das redes de Quim, um golo que levantou o estádio...

( Dalbert marcou o 1º golo. Foto Jorge Paulo )

O Aves, quase não saía, do seu meio campo defensivo, tal era a vontade academista de chegar ao segundo golo, mas o experiente Quim, anulou por duas vezes as excelentes oportunidades de Tiago Almeida e Luisinho, chegarem ao golo da tranquilidade.

Foi através da marcação de um pontapé de canto, que o Académico iniciou a jogada que daria o segundo golo, Luisinho bateu o canto, a defesa do Aves afasta a bola da área, e entretanto o árbitro apita, para a marca de grande penalidade. Segundo o árbitro da partida, Miguel Vieira quando salta para disputar a bola com Eridson, atinge este com o cotovelo, considerando assim agressão, cartão vermelho e penalty.

Este penalty, foi muito contestado no banco do Aves, mas Miguel Vieira, quando questionado por um diretor sobre o que tinha acontecido disse "ele deu-me, e também lhe dei", penalty que apenas as imagens podem esclarecer. 

( Penalty bem batido por Luisinho. Foto Jorge Paulo )

Certo é que o castigo máximo, foi muito bem executado por Luisinho, sem qualquer hipotese de defesa para Quim.

Na segunda parte, o Académico optou por gerir o tempo, aqui e ali com jogadas de grande recorte técnico, mas sem acelerar muito o ritmo de jogo.

( Clayton marca o 3º golo. Foto Jorge Paulo )

Numa dessas jogadas, Clayton Leite, fintou um defesa adversário á entrada da área, com alguma sorte no ressalto, ficou isolado frente a Quim, e chutou para o 3º golo, estavam decorridos 53m de jogo.

A partir deste momento, o técnico academista, fez a gestão do plantel ao seu dispôr, até porque havia jogares em campo em risco de serem amolestados com o 5º amarelo, e ficarem impedidos de alinhar em Portimão.

Por volta dos 60m tirou João Coimbra, e fez entrar Filipe Nascimento, aos 65, Tiago Borges entrou para o lugar de Eridson, e aos 73m Ricardo Ferreira entrou para o lugar de Dalbert.

Excelente vitória, excelente jogo, jogadas empolgantes, e grande esperança para o que resta deste campeonato.

O Académico após 7 vitorias, 7 empates e 7 derrotas, 26 golos marcados e 25 sofridos, está actualmente no meio da tabela, no 12º lugar, a 10 pontos do 1º classificado, e a 7 dos lugares de descida. Tudo é possível, mas teremos de dar um passo de cada vez, e o próximo é pontuar em Portimão, para amealhar pontos necessários para a manutenção, quando essa meta estiver alcançada, o "céu passa a ser o limite"

Destaque positivo, para a arbitragem do Sr. Manuel Oliveira, o negativo, vai mais uma vez para a falta de publico no Fontelo, e hoje não houve a desculpa da chuva, o outro vai sem duvida para os responsáveis, que mesmo estando fora do recinto desportivo, conseguem penalizar o clube, arremessando petardos para dentro do estádio

Sem comentários: