segunda-feira, 14 de abril de 2014

PENAFIEL - 3 A.VISEU - 0 - VERGONHOSA ARBITRAGEM

FC Penafiel 3-0 Ac. Viseu FC

Estádio 25 de Abril, 13 de abril de 2014
38ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Manuel Mota (Braga)



Penafiel: Coelho, Dani, Fábio Ervões, Pedro Ribeiro, João Pedro, Ferreira (José Coelho, 79), Romeu Ribeiro, André Fontes, Guedes (Caballero, 61), Aldair (Mbala, 66) e Vítor Bruno. Treinador: Miguel Leal.

Ac. Viseu: Ricardo Janota: Tomé (Ricardo Ferreira, 30), Cláudio, Paulo Monteiro e Tiago Costa; Capela e João Alves (Ibraima, 81); Leonel, Bruno Loureiro e Luisinho (Bruno Grou, 67); Cafú. Treinador: Ricardo Chéu.

Expulsão: Tiago Costa 57

Golos: Guedes 40 gp (1-0), Vítor Bruno 45 (2-0), Fábio Ervões 72 (3-0)



O Académico de Viseu foi esta tarde goleado em Penafiel.
Uma excelente tarde, bancadas compostas, um relvado em muito bom estado para jogar.
Estavam reunidos os condimentos para uma boa tarde de futebol.
Entrou bem o Académico de Viseu, com uma oportunidade logo aos 3 minutos, em que Luisinho se desmarca sobre o lado direito, entra na área e remata para defesa apertada de Coelho.
O Académico mostrava dinamismo no meio campo e Tomé já endiabrado a dar apoio ao ataque.
Numa dessas jogadas, pelos 9 minutos, Tomé cruza, a bola atravessa a pequena área, e surge Leonel do lado esquerdo que pára a bola e remata para a baliza com força, mas mais uma vez Coelho a opôr-se com estilo. Parecia golo feito!
A partir daqui o Penafiel reequilibrou as lutas. As segundas bolas começaram a ser ganhas pelos penafidelenses, a pressão deles no meio campo intensificava-se e o nosso jogo começou a ser menos ligado.
O Penafiel iniciou por isso um período de ascendente a flanquear bastante o jogo, com David Bruno e Aldair.
Do lado academista, João Alves, Capela e Luisinho estavam bem dinâmicos, ajudados por um lateral que fazia o corredor todo, o Tomé.
Começaram a aparecer algumas bolas perigosas junto a Janota, fosse por cantos ou livres, fosse em centros que os laterais faziam. Felizmente na área nao surgia depois verdadeiro perigo, apenas uns "arrepios" e frissom quando se via a bola a aparecer na pequena área.
Aos 30 minutos o início da queda..
Há um choque entre um jogador do Penafiel e Tomé, com o nosso lateral a ficar bem lesionado no lance. Ainda recuperou mas assim que deu uma corrida, começou a coxear a pediu a substituição. Presume-se que nao seja uma lesão leve, talvez no joelho. E Tomé saiu bastante queixoso na maca. Força Tomé, um dos melhores do Académico nos últimos tempos.
Para o seu lugar entrou Ricardo Ferreira, para o lado esquerdo, passando o combativo Tiago Costa para o lado direito.
De seguida há uma jogada de envolvimento do Académico em que João Alves, fora da área remata em arco, tipo trivela, com a bola a passar pouco por cima da baliza. Foi por pouco.
Aldair continuava um perigo a entrar e a fazer diagonais na área do Académico e aparece um lance decisivo. Um lateral do Penafiel cruza para a área e surgem só 2 jogadores a saltar à bola, o avançado penafidelense e Paulo Monteiro nas suas costas.
Vêem-se umas mãos nas costas do avançado que cai na área e... penalty.
Alguns protestos, mas de nada valeu. A decisão de Manuel Mota (tao falado este ano) estava tomada.
Guedes partiu para a marcação do penalty, fez uma ligeira paradinha, Janota "sentou" e Guedes marcou de forma fácil. 

Ver aqui o golo:


 Estes penaltys das paradinhas fazem-me confusão. Ja nao basta terem a hipótese de chutar, ainda simulam para enganar o GRedes.
Este golo deitou a equipa do Académico abaixo. Penso que até final da partida rematámos mais 2 vezes e só nos últimos 10 minutos do desafio.

A equipa ficou meio desorientada. Imagem disso foi o segundo golo. É marcado um livre no meio campo, a defesa do Académico é apanhada em contrapé, nao estariam a contar com a marcação do livre de forma tão rápida.. e surge David Bruno do lado esquerdo, entra na área e envia a bola ao poste mais distante, sem hipóteses para Janota.
2-0 mesmo à beira do intervalo, é sempre desmoralizador

Para a segunda parte, Ricardo Chéu nao faz nenhuma alteração, ao contrário do que se esperava nas bancadas.
Por falar em bancadas, registe-se que desta vez os numero de academistas era inferior mas a claque praticamente nunca se calou durante todo o jogo. Eram só uma dúzia mas bons. Temos que continuar com apoio fora de casa. É importante, os jogadores sentem. No final alguns dirigiram-se mesmo á claque e cumprimentaram um a um os adeptos. Muito bom gesto , iniciado por Cláudio o capitão.
Retomando a crónica para dentro das 4 linhas, na segunda parte viu-se menos futebol, nao há muito a dizer. O Académico continuava sem conseguir ligar o seu jogo, com vários passes perdidos e pouca profundidade.
Surgiu entretanto a expulsão de Tiago Costa, que entrou com a raça habitual sobre um adversário e viu o 2º amarelo.
Mais uma adversidade..
Pouco depois , mais uma. Cláudio lesiona-se num lance, é assistido fora do terrenor e a jogar com 9, num canto surgiu o 3º golo do Penafiel, com Fábio Ervões a ter tempo para parar no peito e rematar a bola por baixo de Janota para o fundo da baliza. Mais um golpe nas aspirações (já poucas) do Académico neste jogo.
Começaram entretantoas substituições em ambas as equipas, com Grou e Ibraima a entrarem. Grou teve uma boa jogada em que fintou alguns adversários, furou pela área e ja no momento em que ia rematar foi desarmado.
Aos 35 minutos da segunda parte, Cafu recebe a bola  ,trabalha-a bem fora da área e remata à meia volta, com a bola a sair um pouco lado de Coelho.
E estes foram os principais lances de perigo do Académico na 2 ª parte, pouco para quem ja fez grandes jogos fora de casa com posse, a mandar no jogo e a criar ocasiões.
Esperamos que seja realmente uma fase de quebra do nosso clube, depois de uma subida na classificação a todos os títulos histórica. Somos a 2ª melhor equipa da 2ª volta, o que diz bem deste facto.
Até final do jogo, viram-se alguns contra ataques perigososdo Penafiel e a tentativa do Académico em pelo menos marcar um golo, mas as tentativas esbarraram nas perdas de bola e falta de criação de lances de golo.
Melhores dias virão e agora é ganhar a um histórico no Fontelo, o Leixões.

Pedro Simões, sócio 592







Sem comentários: