segunda-feira, 4 de março de 2013

SOUSENSE - 1 A.VISEU - 1 - ACREDITEM


II Divisão 22ª jornada: Sousense 1-1 Ac. Viseu

22ª jornada da II Divisão

Uma saída a um campo difícil, contra o Sousense que perdeu apenas 2 jogos dos 11 efetuados em casa. Um deles frente ao Cesarense e o outro contra o Cinfães, o nosso grande rival.
No Sousense o nosso ex-jogador Filipe Cândido começou no banco e não entrou.
Do nosso lado, tudo operacional excepto o Rodolfo Simões, que tem feito alguma falta.


Estádio 1º de Dezembro, 3 de março de 2013
22ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Albano Correia (Braga)

Sousense: Leo Pinheiro; Daniel, Salvador, Bruno Cunha e Vítor Hugo; Marcos, Paulinho e Paulo Freixo (Telmo, 75); José Augusto (c), Chico (David, 80) e Ângelo. Treinador: Paulo Meneses.

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico (c), Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho; Ibraima, Bruno Loureiro, Zé Rui (Marco Almeida, int) e Luisinho (Sérgio Duarte, 26); Hélder Rodrigues e Horácio (Kifuta, 62). Treinador: Filipe Moreira.

Expulsão: Ibraima 20

Golos: Ângelo 13 (1-0), Calico 45+1 (1-1)


Na 1ª parte o Académico entrou bem no jogo. Os primeiros 10 minutos foram de pressão nossa, alguns cantos, a ganhar as bolas no meio campo e a tentar criar perigo à frente, que rondou em 2 lances por Horácio e Luisinho.
Aos 14 minutos, na 1ª jogada ofensiva do Sousense, há um cruzamento da esquerda, para o 2º poste. Aparece Ângelo, melhor marcador da equipa, a cabecear, a bola parece bater em Tiago e anicha-se junto ao poste no chão. Nuno Ricardo pareceu traído pelo toque em Tiago. Golo do Sousense.
O 1-0 desmoralizou um pouco a equipa que pareceu desoraganizar-se um pouco.
Mas também se começou a notar que o árbitro estava a começar a proteger a equipa do Sousense, porque em alguns contra ataques nossos ou jogadas de ataque, travadas sistematicamente pelos jogadores da casa, nunca saiu um amarelo. Faltas, faltas e mais faltas.. nada de agressivas mas pela insistência mereciam amarelo. E sem nada prever nem se perceber, o árbitro expulsa Ibraima! 30 minutos de jogo, a perder 1-0 e com menos um.. adivinhava-se uma tarde difícil.

O treinador Filipe Moreira quer recompôr o meio campo e tira Luisinho para entrada de Sérgio Duarte que se posicionou no lugar do Ibraima. A equipa tentou "levantar-se" do golo e da expulsão, mas nao estava a conseguir. Até que uma das tais muitas faltas, após deitarem abaixo o Horácio, resultou num livre. Aos 45 minutos, mesmo ao cair da 1ª parte, aparece Calico a responder ao livre de cabeça e a pentear a bola , que bateu na trave e Goooooooooolo Académico!! Foi a festa da equipa e dos adeptos.
Logo de seguida, o intervalo. O golo veio em boa altura para acalmar e dar confiança. Aproveito o intervalo para falar dos adeptos academistas. Não ouvi uma palavra de desconfiança ou de falta de apoio. É pena não termos a claque e o cântico do "Académico, Académico", mas pelo menos não temos malta a rogar pragas e a insultar jogadores como já se assistiu noutros campos.
Em termos de número, ainda estavam cerca de 30 adeptos.

Para a 2ª parte, mais uma alteração. Saiu Zé Rui (tentou algumas vezes iniciar ataques, mas era muitas vezes desarmado) e entrou Marco Almeida.
Com esta alteração, o Marco passou a jogar no meio campo, mas do lado esquerdo. Algo a que não estará habituado e que nao estava a ser o mais eficaz. Então passado uns minutos, o treinador trocou a posição do Marco com o Calico e aí Marco Almeida ficou como "peixe na água".  Calico, o "todo o terreno".

A equipa organizou-se forma diferente e começou a ganhar mais bolas na frente, com o alto e possante Horácio e o irrequieto Hélder a darem muito trabalho aos defensores do Sousense.
O Académico dominava mais o meio campo e mostrava força e querer ganhar.
Entretanto num período de 15 minutos tivemos 3 perdidas. Sérgio após centro da esquerda encostou por cima da barra, Hélder faz de costas um chapéu ao Guarda Redes e um defesa tira praticamente em cima da linha, e ainda Tiago Gonçalves após um canto cabeceia por cima.
O mister Filipe volta a mexer, tira Horácio e poe Kifuta em campo. O possante avançado entrou bem e o perigo rondou também a baliza do Sousense, por Hélder mais uma vez , por Kifuta e também numa boa jogada de Bruno Loureiro que após fintar 3 ou 4 jogadores remata à entrada da área e a bola sai pouco por cima.
O Sousense teve também 2 ocasiões e criou algum perigo na 2ª parte, mas apenas até aos 30 minutos.  Iam aproveitando um jogo que estava mais "partido" e foram criando perigo nas alas.
A partir dos 30 minutos, quebraram um pouco e optaram por defender mais. É uma equipa que pressiona bem, dá poucos espaços.

3 minutos apenas de descontos, em que já pouco se fez. Para todas a paragens do jogo e substituições, 3 minutos pareceram pouco.
Nos ultimos minutos, Hélder continuava endiabrado a "dar cabo" dos centrais do Sousense, mas nao se conseguiu criar mais nenhuma oportunidade.
O fim do jogo chegou e com o empate ficámos agora a 5 pontos do Cinfães. No entanto, temos 8 finais pela frente, das quais 5 em casa, sendo um dele frente ao Cinfães.

Próxima jornada recebemos o Bustelo, penúltimo classificado enquanto o Cinfães visita o dificil Coimbrões.

Sem comentários: