quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As 'Ronaldettes'

GALERIA DE FOTOS: As 'Ronaldettes'
Estão a anos-luz dos faustos de Cristiano Ronaldo. Mas se CR9 rumou ao Real Madrid, Edite Fernandes e Sofia Vieira voaram para o rival Atlético.
Como qualquer jogador de futebol que se preze, Sofia Vieira e Edite Fernandes cumprem rituais, antes de entrarem em campo. Sofia, 22 anos, usa sempre a mesma lingerie, obrigatoriamente preta. Não troca palavra com ninguém, a não ser, por vezes, com as botas. "A forma que tenho de me concentrar é isolar-me", diz. Já Edite Fernandes, 29 anos, fala pelos cotovelos: com as chuteiras, consigo mesma, com Deus e, até, com a mãe... "Tenho muita fé, rezo antes dos jogos. Peço, por exemplo, para não me lesionar. Além disso, telefono sempre à minha mãe, dá-me confiança", conta. Falta dizer que também se benze, antes de pisar o relvado.
Sofia e Edite foram esta época contratadas pelo Atlético de Madrid. São dois bons exemplos do interesse além-fronteiras que as futebolistas portuguesas estão a ganhar. Há mais oito a jogar em clubes estrangeiros, de Espanha aos EUA, passando pela... Islândia! (ver outro texto nestas páginas). Quer isto dizer que a nossa selecção, em que todas alinham, deixou de ser o bombo da festa internacional. No próximo dia 23, aliás, a equipa feminina das quinas começa a disputar, enfrentando a Itália fora de casa, uma importante competição a qualificação para o Mundial da Alemanha, em 2011. Que não é uma miragem. Toda esta crença tem um nome: a seleccionadora Mónica Jorge, que deu a volta às cabazadas com que as nossas raparigas eram invariavelmente brindadas.

Sem comentários: