sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

TÍTULOS


Mesmo com derrota, Boca Juniors conquista o Apertura 2008
Em decisão histórica na Argentina, Boca perde por 1 a 0 para o Tigre, mas leva o título do Campeonato Argentino.
Para conhecer o campeão do Torneio Apertura 2008 foi necessário a realização de um triangular entre San Lorenzo, Tigre e Boca Juniors, que terminaram a competição com o mesmo número de pontos, para decidir o campeão. A última e única vez que isso ocorreu foi em 1968 quando Vélez Sarsfield, River Plate e Racing chegaram à última rodada nas mesmas condições.
O Boca conquistou o seu 23 título nacional, dez atrás do River Plate (campeão do Torneio Clausura 2008), o maior campeão argentino da História. O Boca, que podia até perder por um gol de diferença para levar a competição, terminou o triangular final com três pontos ganhos e saldo de um gol, o Tigre, que buscava o seu primeiro título nacional na primeira divisão em 106 anos de história, foi o vice-campeão com três pontos e saldo de zero. Já o San Lorenzo foi o terceiro, com três pontos e um gol negativo.
Sem poder contar com Riquelme e Palermo, e com Palácio no banco de reservas, o time perdeu nesta terça-feira o último jogo do triangular final contra o Tigre por 1 a 0 - gol de Leandro Lázzaro - e mesmo assim faturou o campeonato nos critérios de desempate. O adversário também não teve dois de seus titulares em campo.
Na primeira etapa, as equipes demonstraram muita luta e a partida ficou equilibrada. O Boca, em jogadas de velocidade, levou perigo com Dátolo e Viatri. Porém, os atacantes não estavam inspirados na primeira parte do jogo e não conseguiram abrir o placar.
Já o Tigre não se intimidou com a força do adversário e também foi para o ataque. E as jogadas aéreas foram a principal arma. Por ironia, a melhor chance foi em bola rasteira. Giménez arrancou da intermediária, se livrou da marcação e chutou com força, mas o goleiro García fez a defesa.
O gol saiu apenas no segundo tempo, aos 22 minutos. Arruabarrena cruzou da esquerda, o goleiro xeinese García falhou feio e Lázzaro marcou. Dois minutos depois, o técnico Carlos Ischia teve uma atitude inusitada: trocou o arqueiro Javier García, que saiu muito abalado, para colocar o suplente Josué Ayala.
O Boca sentiu o gol sofrido. O técnico Carlos Ischia, preocupado, tirou Garcia e colocou o goleiro reserva Ayala. O Tigre, que precisa vencer por dois gols de diferenca, se lançou ao ataque. Morel e Jerez por pouco não marcaram. A defesa do Boca Juniors batia cabeça, e Giménez, de fora da área, quase aumentou o placar. Ayala segurou firme.
O tempo passava, e o Boca se segurava. Na raça, os Xeneizes buscavam ao ataque. No fim da partida, Viatrio quase empatou. Nos acréscimos, Palacio foi expulso por retardar o jogo e chutar a bola para longe do campo. Mesmo não jogando um grande futebol, o Boca conseguiu título do Apertura de 2008.
A equipe de La Bombonera levou 18 títulos nos últimos dez anos. O clube conseguiu sete títulos nacionais, quatro Taças Libertadores, dois Mundiais Interclubes, duas Copas Sul-Americanas e três Recopas Sul-Americanas.

TÍTULOS POR CLUBE
River Plate - 33 títulos
Boca Juniors - 23 títulos
Independiente - 14 títulos
San Lorenzo de Almagro - 10 títulos
Racing - 7 títulos
Vélez Sársfield - 6 títulos
Newell's Old Boys - 5 títulos
Rosario Central - 4 títulos
Estudiantes de La Plata - 4 títulos
Ferro Carril Oeste - 2 títulos
Argentinos Juniors - 2 títulos
Huracán - 1 título
Lanús - 1 título
Quilmes - 1 título
Chacarita Juniors - 1 título



Colo Colo é campeão do Torneio o Clausura 2008
Equipe de Santiago derrota o Palestino e conquista seu 28º título do campeonato chileno.O Colo Colo derrotou o Palestino por 3 a 1 na noite deste sábado, no estádio Monumental, em Santiago, e sagrou-se campeão chileno no Torneio Clausura 2008. No primeiro jogo, houve empate por 1 a 1, no estádio Nacional. Sendo assim, no resultado agregado, o Colo Colo garantiu o 28º título chileno da história do clube.O Colo Colo saiu na frente aos 27 minutos do primeiro tempo, através de Barrios. Dez minutos depois, o Palestino chegou a esboçar uma reação e empatou com Pavez. Logo aos seis minutos do segundo tempo, Gazale anotou o segundo dos donos da casa. Millar fechou o placar dez minutos depois e garantiu o título. Aos 30 minutos da etapa complementar, Pineda foi expulso e deixou a equipe visitante com um homem a menos.No Campeonato Chileno, garantem vaga para a fase de grupos da Libertadores da América do ano seguinte os dois campeões nacionais, respectivos Abetura e Clausura. O Torneio Abertura desse ano foi vencido pelo modesto time do Everton, equipe de Viña del Mar. Como no Campeonato Chileno não tem final entre os campeões do Abertura (primeiro semestre) e Clausura (segundo semestre), os campeões de cada Torneio serão consagrados Campeões Chilenos, campeão do Campeonato Nacional "BancoEstado".

TÍTULOS POR CLUBE
Colo-Colo - 28 títulos
Universidad de Chile - 12 títulos
Universidad Católica - 9 títulos
Cobreloa - 8 títulos
Unión Española - 6 títulos
Everton - 4 títulos
Magallanes - 4 títulos
Audax Italiano - 4 títulos
Santiago Wanderers - 3 títulos
Palestino - 2 títulos
Santiago Morning - 1 títulos
Green Cross - 1 títulos
Huachipato - 1 títulos
Unión San Felipe - 1 títulos

Sem comentários: