domingo, 29 de dezembro de 2013

BRAGA B - 0 A.VISEU - 1 - FRUSTAÇÃO


Campeonato Nacional da 2ª Liga
23ª Jornada, 28 de dezembro de 2013 – Estádio 1º de Maio - Braga
S. C. Braga B – 1 ; Ac. Viseu - 0

Ricardo Janota na Baliza,
Tomé, Tiago Gonçalves, Cláudio, Ricardo Ferreira,
Bruno Loureiro, João Martins, Ibraima;
Luisinho, Zé Rui e Cafú.
Entraram Paulo Monteiro, Capela e Diogo Alves para os lugares de Tiago, Cláudio e Bruno Loureiro

Treinador: Filipe Moreira


Antes de tudo, quero manifestar a minha profunda preocupação pela lesão de Cláudio (fratura do Nariz?), pois da forma como aconteceu e como aconteceu, repito, deixou-me imensamente preocupado, e espero que seja possível uma rápida recuperação, pelo homem e pelo desportista que é Cláudio, um dos nossos Capitães. Desejo também as rápidas melhores a outro dos nosso capitães, Tiago, que julgo, contudo, trata-se de uma rotura muscular, que será certamente muito mais fácil de debelar.
Aos dois, votos de um regresso o mais breve possível e que 2014 lhes sorria, como merecem, pelos 2 exemplares atletas que são.
Falando do jogo, o Académico entrou bem, cria por volta dos 15 minutos uma grande oportunidade de golo, com o Guarda-redes do Braga a ir buscar o excelente cabeceamento de Cafú. Parecia o Marafona do Moreirense. Começa a ser demais, mas parece que todos os guarda-redes guardam a exibição da época, para o jogo com o Académico. Não marcou nesse lance e por volta de meia 1ª parte o Braga B equilibra o jogo e começa a ser bastante mais perigoso no seu ataque, algo que até aí não tinha acontecido. Foi, então, altura de Ricardo Janota estar em grande nível evitando por 2 ou 3 ocasiões o golo do Braga, até que num lance, algo duvidoso, mas admito que legal, surgem 3 jogadores completamente sozinhos na cara de Janota que nada pode fazer e deste modo o Académico ficava a perder por 1-0. Se a 1ª grande situação foi nossa, é verdade que nesta altura o Braga já tinha criado mais situações de golo e a vantagem teria que se aceitar. Começaram aqui uma série de contratempos, golo sofrido, lesão de Tiago Gonçalves e quase de seguida lesão de Cláudio, num lance em que o jogador do Braga B poderia ter tido outro cuidado, de modo a evitar o choque com Cláudio. De repente o Académico fica sem os seus 4 jogadores titulares na defesa nos últimos jogos, ou seja passamos a jogar com uma defesa toda nova e há que dizê-lo sem quaisquer complexos, os jogadores que entraram para substituírem os seus colegas que se calhar constituíam o quarteto que melhor defendia em Portugal (Tiago Rosa, Cláudio, Tiago Gonçalves e Marco Lança), estiveram bem, cumpriram e o Académico não sofreu mais nenhum golo e mais do que isso, o Braga B não conseguiu criar praticamente ocasiões de golo na 2ª parte.
Filipe Moreira, a perder, arriscou e colocou Capela no lugar do lesionado Cláudio. Na 2ª parte só Académico, tal como já tinha acontecido na Trofa e em Aveiro, mas o Guarda-Redes do Braga B, muito inspirado e algum desacerto dos nossos avançados fez com que uma vez mais não conseguíssemos marcar um golo, e por consequência mais uma derrota por 1-0, a 9º, talvez e mais uma vez o Académico sem conseguir ganhar fora de casa. Passaram 2 jornadas da 2ª volta e repetiram-se os maus resultados das 2 jornadas da 1ª volta, no entanto, é justo dizê-lo a prestação do Académico nestes 2 jogos, nada, de nada teve a ver com o que aconteceu no início da época.
Hoje, o Académico merceia outra sorte que não teve, pois na 2ª parte quis, tudo tentou, os jogadores foram ao limite, mas Futebol, tem disto e há que aceitar, tal como ele é.
Os adeptos do Académico presentes no 1º de Maio despediram-se da equipa com aplausos, pois reconheceram os esforço dos jogadores que tudo fizeram para saírem com outro merecido resultado que não a derrota.

Há que olhar em frente, há que manter a serenidade, dar um safanão mental nos jogadores e fazer-lhes ver que têm de manter o mesmo empenho, a mesma atitude e terem, apenas um pouco mais de decisão na hora de atirar à baliza, pois os resultados têm de aparecer, e os pontos, também.
Custou-nos muito chegar aqui, estamos na 2ª Liga e daqui só podemos sair para cima, por isso, todos temos de ter a consciência do que já foi feito, e do que não pode ser estragado, por isso é imperioso, colocarmos a equipa a salvo de qualquer imprevisto e somar, tão rapidamente quanto possível os pontos necessários para garantir a permanência, nesta divisão. Precisamos de 6 vitórias, e vamos consegui-las, estou certo, mas temos de ser todos a remar para o mesmo lado, pois este é um Campeonato único de uma competitividade nunca vista, em que não vejo esquipas a jogar mais do que nós, mas a verdade é que também não vejo equipas a quem seja fácil ganhar de caras, e mesmo aquelas que nos parecem muito fracas, conseguem resultados espantosos, em todo o lado. Este é um Campeonato onde é muito difícil ganhar e em que cada jogo, só se ganha com muito, muito trabalho, por isso não é fácil a nossa tarefa, mas se todos os Academistas APOIAREM, vamos conseguir, temos de conseguir, só há um caminho, Ganhar jogos e somar pontos, pois as exibições estão num, nível que eu considero bastante aceitável, repito, não vejo muitas equipas que façam melhor do que nós.
Em resumo fiquei triste pelo resultado, como todos os Adeptos, Jogadores, Treinadores e Direção, obviamente, mas valorizo o empenho a atitude, a vontade de querer ganhar, mesmo com tantos contratempos como aqueles que hoje aconteceram. Não nos podemos acomodar, nem vamos fazê-lo com estes 2 resultados muito negativos, mas vamos sim, mostrar Carácter e dar a volta por cima.

Nós SOMOS o Académico, temos de gritar bem ALTO e dizer, Basta, queremos que a sorte nos dê também um bocadinho da sua parte, pois também a merecemos e temos de fazer, ainda mais para a merecer ao ponto de conseguirmos ganhar.
Só Trabalhado mais e melhor poderemos esperar melhores resultados, não há outra forma de os conseguir!

Arbitragem assim-assim, no golo, é difícil saber se está ou não fora de jogo, no entanto os 4 minutos de descontos foram muito pouco para as paragens que existiram na 2ª parte, ou seja não foi uma arbitragem ao nível de Pedro Proença, mas não podemos culpar o árbitro pela nossa não vitória!


Rápidas melhores para todos os nossos jogadores ausente por lesão e um feliz 2014 para toda a Família Academista e para os Desportistas em Geral.

Sem comentários: