segunda-feira, 27 de maio de 2013

TAÇA- AGONIA E FRUSTAÇÃO

Guimarães prolonga triste sina encarnada

O Vitória de Guimarães conquistou a sua primeira Taça de Portugal ao bater o Benfica por 2-1, no Estádio Nacional.

Guimarães prolonga triste sina encarnada
O Vitória de Guimarães venceu esta tarde de domingo a Taça de Portugal ao bater o Benfica por 2-1, no Estádio Nacional, e depois de os encarnados terem passado grande parte do jogo em vantagem. Minhotos deram a cambalhota no marcador em apenas dois minutos.
Desde os primeiros minutos que o Benfica controlou o ritmo do encontro. As águias dominaram territorialmente, mas as oportunidades de perigo junto às balizas foram raras.
Nesse campo, estreou-se primeiro o Benfica, com Garay a ver Douglas evitar o primeiro depois de um cabeceamento exemplar.
Já ao minuto 30, o Vitória saiu para um contra-ataque em larga vantagem numérica, mas Addy não conseguiu transformar em golo o 5 para 2 dos vimaranenses. Na resposta, o Benfica respondeu com o golo: Gaitán, sem querer, viu a bola bater-lhe depois de um alívio de Kanu e esta encaminhou-se para o fundo das redes. Estava feito o 1-0.
Até final do primeiro tempo, Lima, na melhor jogada do encontro, foi quem dispôs da melhor ocasião para ampliar, mas a bola saiu por cima da trave de Douglas.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo pausado com que acabou o primeiro tempo. O futebol de qualidade não esteve esta tarde no Jamor e por isso, pode dizer-se, o espetáculo foi fraco.
Sem grandes ocasiões, a emoção guardou-se toda para o final, em mais um golpe de teatro que os benfiquistas já tinham visto por duas vezes esta época, primeiro no Dragão, e depois na final da Liga Europa.
Aos 80’, Artur aliviou mal uma bola que parecia inofensiva e colocou-a nos pés de umjogador vimaranense. A bola chegou a Soudani e o avançado atirou para o empate no primeiro lance de perigo vimaranense na etapa complementar.
O maior drama encarnado estava guardado para dois minutos depois. Ricardo Pereira rematou de longe, a bola saiu enrolada, mas acabou mesmo por se anichar nas redes encarnadas. Até os jogadores do Vitória pareciam pasmados com a reviravolta que já ninguém esperava, depois de o Benfica ter controlado o encontro durante 80 minutos.
Embora com mais tempo para jogar do que noutros desaires decisivos desta temporada, o Benfica já não teve força para travar a euforia do Vitória e a Taça foi para Guimarães. Encarnados confirmaram como pesadelo uma época que podia ter sido de sonho: perderam o campeonato, a Liga Europa e agora a Taça de Portugal. 

Sem comentários: