quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A.VISEU


1917 - Clube Académico de Futebol -"Ac. Viseu"



O ano de 1917 foi o da fundação do Clube Académico de Futebol (Académico de Viseu) segundo consta nestes Estatutos aprovados em 1961:

"Capítulo Primeiro
Artº 1º -
O Clube Académico de Futebol, também designado pelas iniciais C.A.F., é uma associação desportiva, fundada em 1917, que se rege pelos presentes estatutos."
(…)

Esta data terá sido muito pouco rigorosa, não é referido o dia nem o mês e serviu basicamente para legalizar o clube. Esta condição era necessária para poder participar na nas competições organizadas pela Associação de Futebol de Viseu à data designada por Federação Desportiva de Viseu. Aliás o Clube Académico de Futebol foi convidado a participar na fundação da federação e não se fez representar, em 15 de Outubro de 1926, no acto formal da fundação que foi presidido por Francisco de Almeida Moreira. De mesmo modo o Sport Ribeira Viriato não compareceu. Estiveram representados os seguintes clubes: Grupo União de Futebol - Francisco Lopes dos Santos, Sport Lisboa e Viseu - Jaime do Couto Moreira, Lusitano Futebol Clube - Manuel do Sacramento, Sporting Clube de Viseu - Joaquim Pereira Correia e Futebol Clube do Porto e Viseu - António de Pina.

Veja uma das melhores equipas do Académico 70 anos depois - Clique P.F.


Clube Académico de Futebol 1976

Clique sobre a imagem para ampliar

Estádio Municipal do Fontelo em 5 de Setembro de 1976, Clube Académico de Futebol vs Caldas da Rainha, 1-0. 2ª fila: Maneco, Bernardo, Pelézinho, Zé Manel, Sousa e Penteado; 1ª fila: Ferrão, Basto, Félix, Eduardo e João Cavaleiro



Clube Académico de Futebol (Ac. Viseu)

 Clique sobre a imagem para ampliar

Equipa do infelizmente extinto Clube Académico de Futebol (fundado em 1917), mais conhecido como Académico de Viseu, no início dos anos de 1970.
2º fila: Amadeu (Dir.), José Manuel, Emídio, Dias, João Cavaleiro, Basto, Sousa, Penteado, Mocho e Bispo (Mass.); 1ª fila: Fonseca, Adelino, Eduardo, Ferrão, Virgílio, Pelézinho, Bernardo e Victor.

Sem comentários: