domingo, 2 de maio de 2010

ESMORIZ - 4 A. VISEU - 1 - TRISTEZA

Podiam manter-se na 2.ª Divisão? Podiam. Mas não era a mesma coisa
Ponto prévio: o Académico não perdeu ontem por culpa do adversário ou do árbitro. Nem por causa do forte vento que se sentir. Nem por falta de apoio dos seus adeptos.
Perdeu, então, porquê? Porque, nos 90 minutos mais importantes da época, durante os quais não poderia existir a menor desconcentração ou falha de atitude competitiva, a equipa desmoronou-se como um castelo de cartas.
Os jogadores - foi evidente! - não aguentaram a pressão das contas (das suas e as dos adversários directos, dos quais dependiam) e ao primeiro revés - golo do adversário na primeira vez que chegou à baliza academista - entraram em depressão profunda.
O treinador não está, também, isento de culpas. E não está porque demorou mais de meia-hora a reagir à desvantagem (só ao intervalo fez uma dupla substituição).
Seria fácil, a posterior, e numa análise simplista, justificar a derrota com os erros defensivos - que os houve. Mas isso seria reduzir a ‘sentença’ ao quarteto mais recuado. O que se viu foi, de facto, uma clara falta de ligação entre os sectores. E quando assim é...
A par disso, e talvez por essa razão a maior mágoa de alguns dos adeptos mais críticos, o Esmoriz limitou-se a cumprir os serviços mínimos, com alguns titulares já de férias antecipadas.
A equipa da casa marcou quatro golos na meia-dúzia de vezes que se abeirou da baliza de Rui Marcos. Cometeu, também, algumas ‘gafes’ na defesa. A diferença esteve, está de bom de ver, na finalização. Uns marcam, ganham, goleiam até; outros falham, falham, continuam a falhar, e quando marcam, já só conta para a ficha de jogo.

Quem levanta mais a bola?
A jogar contra o forte vento nos primeiros 45 minutos, esperava-se um Académico com muita circulação de bola, sem recorrer ao ‘balão’ para a frente. Mas fez precisamente o contrário, pois o vento jamais deixou o ‘balão’ passar o meio-
-campo. O primeiro erro de casting...
Depois, o Esmoriz, em vantagem desde o minuto 13, imprimiu o ritmo que mais lhe convinha, mas sempre de olho no contra-ataque.
Até ao intervalo, o Académico esteve mais tempo no meio-
-campo adversário, é verdade, mas num estilo de ‘visita de cortesia’. Quando a linha de área se aproximava, o vento como que levava a clarividência e quanto a oportunidades de golo, nem uma consta do bloco de apontamentos.

Mais dois na frente...
Ao intervalo, António Borges lá mexeu na equipa, colocando mais gente na frente de ataque - neste caso, Zé Bastos e Hugo Seco.
Mas nem deu tempo para ver quais as reais intenções do treinador do Académico para este segundo tempo, pois dois minutos após o reinício, Rafael fez o 2-0 (com tantas facilidades...) e, aí, acabou com a época dos viseenses.
A equipa acusou, fatalmente, o 2-0 e pouco depois veio o 3-0, 4-0.... Ou seja, a goleada natural.
Numa assomo de brio (e só isso), os jogadores do Académico foram para o ataque e só então começaram a dispor de oportunidades flagrantes de golo - e a desperdiçá-las.
Só em cima do minuto 90, Zé Bastos encontrou o caminho da baliza do Esmoriz. Mas já era tarde, muito tarde.
Pouco depois, veio o apito final. E com ele os rostos cabisbaixos, as críticas dos muitos adeptos que viajaram desde Viseu (estavam em dobro do número em relação aos da casa).
Um ano depois dos festejos da subida, veio a tristeza pela descida. E pensar que alguns responsáveis do clube pronunciaram, amíudes vezes, a palavra subida. Ontem, por certo, desceram à terra.

Sem comentários: