domingo, 5 de abril de 2009

PRESSE


Joaquín Antequera, um caso de sério agressões no futebol !
O àrbitro Jorge Joaquín Antequera bem se pode queixar de ter azar nos ultimos 2 anos. No passado dia 15 de Março, num jogo entre o Wilstermann e o Universitário, que terminou empatada a duas bolas, a contar para mais uma jornada do Apertura da Liga del Fútbol Profesional Boliviano, foi violentamente agredido a pontapé pelo médio paraguaio Francisco Esteche da equipa da casa. O jogador acaba de ser condenado a 40 jogos de suspensão pelo Tribunal de Justicia Deportiva e vê-se consequentemente despedido do clube por quem tem 1 golo marcado nos 6 jogos que realizou este ano.
Mas a verdade é que se pode dizer que o senhor árbitro tem tido azar nos ultimos tempos a apitar jogos. Considerado por muitos como um dos melhores àrbitros da Bolívia, Jorge Joaquín Antequera, é filho do presidente da Comisión de Árbitros de la Liga Profesional del Fútbol Boliviano, Jorge Antequera e começou a arbitrar em 2001. É árbitro internacional, conhecido também por expulsar muitos jogadores e ser provocador, no ano passado foi agredido pelo argentino Maximiliano Hernán Blanco, à época jogador do Blooming de Santa Cruz, que curiosamente também foi sancionado com 40 jogos de suspensão devido a essa mesma agressão. Ambos os jogadores acabam por ter alguma sorte, uma vez que o regulamento boliviano afirma que os 40 jogos de suspensão são a pena minima e 60 é o máximo aplicável nestes casos. Só mais uma coisa: ambos os atletas punidos queixaram-se sempre que respondera a provocações do juíz.
Esteche afirmou recentemente que: "Sí le di un puntapié en el tobillo no tengo por que negarlo todo tiene su limite el es la máxima autoridad del juego y no por eso también tiene que venir a tocarme o empujarme sólo tuve que defenderme". De qualquer das formas, também convém recordar que esta já não é a primeira vez que Esteche faz isto. Já em 2006 no seu país tinha agredido um árbitro ...

Sem comentários: