sábado, 11 de abril de 2009

BENFICA - 0 ACADÉMICA - 1 - VERGONHA




Académica volta a derrotar Benfica na Luz
A Académica de Coimbra , num festival de golos perdidos pelo Benfica , voltou hoje a bater os 'encarnados' no Estádio da Luz, um ano depois, por 1-0, na 24ª jornada da Liga.
O médio ganês Tiero, autor do único golo da partida, aos 23 minutos, e o guarda-redes eslovaco Peskovic, que defendeu tudo quanto esteve ao seu alcance, praticamente colocaram os lisboetas fora da luta pelo título, já que o Sporting venceu em casa a Naval 1º de Maio (3-1) e o FC Porto recebe ainda hoje o Estrela da Amadora.
Os 'estudantes' alcançaram a sua primeira vitória na prova fora de casa, 12 meses depois de terem vencido na Luz (3-0), seguindo tranquilos a meio da tabela, e o Benfica viu o Sporting ficar dois pontos à frente, além de o líder, FC Porto, poder aumentar a sua vantagem para oito pontos.
O treinador espanhol do Benfica, Quique Flores, optou por desfazer a dupla mais atrasada do meio-campo, colocando em campo Ruben Amorim e Carlos Martins, enquanto o defesa Jorge Ribeiro cedeu o lugar ao brasileiro Sidnei, regressando o brasileiro David Luiz à lateral esquerda, tal como o espanhol Reyes, recuperado de lesão.
Reyes ocupou o flanco direito e o argentino Pablo Aimar apareceu encostado à esquerda, ficando Martins e Amorim no centro, mas sem alternativas para servir o ataque que não os lançamentos longos por cima do estanque 4-1-4-1 dos visitantes.
O técnico Domingos, do lado dos 'estudantes', não pôde contar com o lesionado Pedro Costa e o senegalês Sougou, suspenso, e reforçou o 'miolo' com os regressados Cris e o ganês Tiero.
O Benfica só conseguiu ultrapassar as linhas da equipa de Coimbra quando trocou a bola com rapidez, como aos 20 minutos, quando David Luiz, o paraguaio Cardozo e Reyes combinaram, mas o defesa brasileiro atirou a centímetros do poste.
Na primeira vez que a Académica se abeirou da baliza de Quim, inaugurou o marcador, por intermédio da cabeça de Tiero, liberto na área 'encarnada', num pontapé-de-canto cobrado por Miguel Pedro, aos 23 minutos.
O guardião eslovaco Peskovic negou depois o tento do empate a Cardozo, aos 27 minutos, mas Tiero voltou a testar os reflexos de Quim em seguida, num 'tiro' de longe.
Em cima do intervalo, já depois de nova investida de David Luiz com resultado semelhante à primeira, Aimar rematou com estrondo à barra.
Na segunda parte, os 'encarnados' voltaram a dominar, mas a falhar golos em catadupa. Cardozo voltou a experimentar os 'ferros' da baliza de Peskovic, que voltou depois a defender novo remate de David Luiz, já na grande área.
Aos 58 minutos, após um defesa contrário ter aliviado a bola em cima da linha de golo, Aimar marcou mesmo, de cabeça, mas o árbitro Marco Ferreira invalidou o lance por alegada falta sobre o guardião Peskovic, embora fosse Nuno Gomes a parecer ser carregado.
Já sem o defesa esquerdo Hélder Cabral em campo, expulso por acumulação de cartões amarelos, foi novamente Peskovic a manter a baliza inviolada, inviabilizando um potente remate de primeira de... David Luiz, mais uma vez.
A 10 minutos do fim, o mesmo defesa brasileiro do Benfica caiu dentro da área dos 'estudantes', em disputa com Miguel Pedro, mas o juiz considerou não haver razão para grande penalidade.
Mesmo com seis unidades ofensivas, após as entradas de Di Maria, Mantorras e Balboa, Quique Flores não se livrou de um "mar" lenços brancos nas bancadas.
Peskovic ainda fez outra grande defesa, a remate do uruguaio Maxi Pereira e limitou-se a assistir a um cabeceamento de Mantorras milimetricamente ao lado da baliza, nos descontos.

Sem comentários: