domingo, 6 de março de 2011

BRAGA - 2 BENFICA - 1 - ACABOU

Benfica quebra invencibilidade em Braga
O Sp. Braga recebeu e venceu o Benfica por 2-1, este domingo, na 22.ª jornada da Liga nacional. A equipa "encarnada" começou por estar em vantagem por intermédio de Saviola mas os "arsenalistas" não facilitaram, marcando por Hugo Viana e Mossoró. O Benfica perde a invencibilidade depois de 18 triunfos consecutivos.
O Benfica deslocou-se a Braga numa altura em que a equipa local era oitava classificada. Já a equipa da Luz seguia na segunda posição do campeonato nacional, contando com 18 jogos consecutivos sem derrotas.
Ainda assim, o Sp. Braga entrou mais forte no encontro, tentando chegar desde logo à área adversária mas sem criar perigo para a baliza defendida por Roberto. De destacar uma jogada de Lima, que se desmarca de Sidnei e Luisão, e tenta um cruzamento para o segundo poste. Fábio Coentrão estava atento e corta a bola para canto.
Na resposta, Jara aproxima-se da área bracarense e remata de fora de área mas a bola passa por cima da baliza de Artur. A equipa minhota parecia não estar inibida com o contra-ataque do Benfica e poderia ter-se colocado em vantagem à passagem dos dez minutos. Após um cruzamento de Alan na direita, Lima surge na pequena área mas acaba por falhar o cabeceamento.
Pouco depois, Custódio apresenta queixas e tem de ser assistido, ficando a equipa minhota a jogar com dez elementos temporariamente. Aos 16 minutos, Saviola chega com perigo à área do Sp. Braga mas Kaká impede o remate do avançado argentino, muito perto da baliza.
Aos 17 minutos, Ukra é punido com o cartão amarelo, por cometer falta sobre Felipe Menezes. Dois minutos mais tarde é Luisão a ver o cartão amarelo, por falta sobre Lima.
Numa primeira parte equilibrada, as duas equipas iam criando algumas oportunidades perto das respectivas balizas adversárias. Aos 20 minutos, Paulo César aproveita uma entrada perigosa do Sp. Braga na área do Benfica mas o guarda-redes dos "encarnados" segura a bola. Depois é Carlos Martins quem tenta o remate, mas a bola é cortada pela defensiva dos minhotos. Carlos Martins volta a estar em destaque, quando falha o remate, após a marcação do canto por Felipe Menezes.
Kaká acabaria por cometer falta sobre Óscar Cardozo, aos 23 minutos, com o árbitro Carlos Xistra a ceder canto a favor da equipa visitante. Carlos Martins bate o livre, Artur afasta a bola mas Saviola não desperdiça e remata de forma certeira, fazendo o primeiro golo do encontro.
Já com o Benfica na frente do marcador, Cardozo poderia ter feito o segundo tento aos 29 minutos. O paraguaio segura a bola e tenta o remate de costas para a defesa do guarda-redes da formação da casa. Em seguida Lima cria nova oportunidade, desta vez a favor do Sp. Braga. O avançado brasileiro remata à entrada da área mas Roberto impede o golo, desviando a bola para canto.
Aos 37 minutos, Kaká e Saviola vêem o cartão amarelo.
Já perto do final da primeira parte Ukra poderia ter feito o 1-1, quando surge bem posicionado após um cruzamento de Vinicius. Mas o avançado emprestado pelo FC Porto desperdiça a oportunidade.
Vinicius é punido com o cartão amarelo, ao minuto 40.
Segue-se uma oportunidade para o Benfica dilatar a vantagem, por Cardozo. O avançado remata com perigo de fora da área mas Artur defende.
Aos 41 minutos Javí Garcia vê o cartão vermelho directo por agressão a Alan.

É então nos instantes finais da primeira parte que os "arsenalistas" garantem a igualdade. Hugo Viana bate um livre e coloca a bola em arco directamente na baliza de Roberto, sem hipóteses para o guarda-redes do Benfica.
Ainda nos últimos instantes da primeira metade do encontro, Felipe Menezes atira a bola de fora da área, passando esta muito próxima da baliza de Roberto.

À entrada na segunda parte Lima regressa com perigo à área adversária. O brasileiro aparece na pequena área e remata para a defesa de Roberto. Hugo Viana vê o cartão amarelo, aos 50 minutos, por falta sobre Carlos Martins. O médio do Benfica tenta um remate de fora da área poucos minutos depois, mas sem perigo para a baliza de Artur.
O jogo seguia então sem grandes oportunidades para marcar por ambas as equipas. Aos 58 minutos, Carlos Martins cobra um livre mas Sidnei não acompanha para cabeceamento. Depois, Ukra cobra um canto para a defesa de Roberto e Cardozo na resposta tenta um remate de meio-campo. A bola passa longe da baliza de Artur.
De salientar uma tentativa de Fábio Coentrão, que entra na área da equipa minhota mas acaba por perder a bola.
Maxi Pereira é punido com cartão amarelo, por falta sobre Hélder Barbosa, aos 70 minutos. Sem perigo, o autor do primeiro tento do Sp. Braga remata à entrada da área mas a bola bate num adversário. Aos 71 minutos é Felipe Menezes a ver o cartão amarelo.
Márcio Mossoró acaba então por surpreender à passagem do minuto 78, com um remate muito forte que garante o segundo golo da equipa orientada por Domingos Paciência. De fora da área, o médio brasileiro remata de forma certeira para o fundo da baliza de Roberto, fazendo a reviravolta no marcador.
Miguel Garcia comete falta sobre Gaitán e Carlos Xistra assinala livre perigoso a favor do Benfica. Cardozo remata mas acaba por falhar o alvo.

Já em tempo de descontos de destacar uma jogada perigosa de Lima, que segura a bola na área e remata, com a bola a passar muito perto da baliza.


Jogo no Estádio Municipal de Braga
Sporting de Braga - Benfica: 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Saviola, 24 minutos.
1-1, Hugo Viana, 42
2-1, Mossoró, 77.
Equipas:
- Sporting de Braga: Artur Moraes, Miguel Garcia, Kaká, Rodriguez, Sílvio, Custódio (Vinícius, 16, Mossoró, 46), Hugo Viana, Alan, Ukra, Paulo César (Hélder Barbosa, 67) e Lima.
(Suplentes: Marcos, Aníbal, Guilherme, Vinícius, Mossoró, Hélder Barbosa e Meyong).
- Benfica: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Carlos Martins (Kardec, 77), Felipe Menezes (Gaitán, 71), Jara, Saviola (Airton, 46) e Cardozo.
(Suplentes: Moreira, Jardel, César Peixoto, Airton, Gaitán, Kardec e Nuno Gomes).
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Ukra (17), Luisão (19), Saviola (37), Kaká (37), Vinícius (39), Hugo Viana (50), Maxi Pereira (70), Felipe Menezes (71), Mossoró (79) e Airton (89). Cartão vermelho direto para Javi Garcia (41).
Assistência: 18.097 mil espectadores.

Sem comentários: