segunda-feira, 16 de março de 2009

PRESSE


No berço do futebol, é proibido jogar bola

"No ball games" (Proibido jogos de bola) é uma expressão que você vai ver muitas vezes ao andar por qualquer bairro londrino. Aqui no berço do futebol, jogar bola, uma pelada qualquer com os amigos, é estritamente proibido nos conjuntos habitacionais construídos pelo governo e nas áreas comuns e - atenção - de lazer de muitos condomínios e parques.
Neste final de semana, o sol finalmente deu as caras por aqui e esquentou um pouquinho o clima que andava pra lá de frio e que judiou muito brasileiro (inclusive eu) nesse inverno.
Aproveitei o sol raiando para dar uma volta na beira do rio Tâmisa e curtir um pouco o bairro onde moro, que é cheio de marinas. Achei que, assim como eu, bastante gente ia curtir o final de semana de sol e aproveitar para sair da toca e abrir as janelas, já que o termômetro passava dos 14o C e a região é cheia de decks e pontes onde a paisagem é bem bonita.
Nada disso. Cruzei com uma meia dúzia de pessoas pelo bairro e vi muitas janelas fechadas. Ao passar por um condomínio, observei novamente a placa de "No ball games" e vi um garotinho olhando pela janela de um dos apartamentos.
Fiquei surpresa e triste ao mesmo tempo. Pode ser que em outros bairros a situação seja diferente, mas não ver os parquinhos cheios de crianças, a grama cheia de garotos correndo atrás da bola e o pessoal varrendo a varanda de casa me deu uma certa tristeza. E um pouco de saudade da terra onde o sol brilha com mais freqüência e os jogos de bola já são mais do que parte da cultura da nossa infância.

Sem comentários: