domingo, 1 de julho de 2012

FINAL - ESPANHA - 4 ITÁLIA - 0

Espanha faz história com três grandes títulos consecutivos

Espanha faz história com três grandes títulos consecutivos

A Espanha sagrou-se hoje bicampeã europeia de futebol, ao golear a Itália por 4-0, na final do Europeu de futebol de 2012, disputada em Kiev, na Ucrânia, com arbitragem do português Pedro Proença. David Silva (14 minutos), Jordi Alba (41) e os suplentes Fernando Torres (84) e Juan Mata (88) apontaram os tentos da formação espanhola, que se tornou a primeira a revalidar o título e também a conquistar três grandes competições consecutivas (Euro2008, Mundial2010 e Euro2012). Os espanhóis, que também arrebataram o título em 1964 e conseguiram o resultado mais expressivo numa final, igualaram a Alemanha (vencedora em 1972, 1980 e 1996) na liderança do "ranking" de títulos europeus, com três.

À medida que o tempo foi passando, o jogo passou a ser de um só sentido. A Itália, de início, até nem foi tão inferior em relação a Espanha ao atacar e bem mas cedo mostrou nervosismo a defender e foi aí que começou a perder o jogo.

Aos 14 minutos, David Silva começou a construir a goleada espanhola. Xavi deu para Iniesta que lançou Fábregas para ganhar a linha de fundo e cruzar para a cabeça do "baixinho" David Silva.

A Itália reagiu e bem mas sem conseguir materializar. Quem não marca acaba por sofrer e ainda antes do intervalo, Jordi Alba apontou o segundo da noite. Velocidade e profundidade foi a receita. Jordi Alba deu para Xavi, ainda antes do meio campo, com o médio a cavalgar 30 metros para depois fazer o passe de morte na devolução ao lateral esquerdo que atirou a contar.

Os transalpinos mexeram, Di Natale veio dar frescura ao ataque mas os planos sairam furados a Cesare Prandelli. Aos 56 minutos meteu Thiago Motta em campo mas o médio lesionou-se passados cinco minutos e a Itália passou a jogar com 10. a tarefa já não era fácil e aqui tornou-se impossível. Só deu Espanha até final e um resultado justo acabou por se transformar em goleada que Itália, e particularmente Buffon, não merecia.

Fernando Torres entrou aos 75 e aos 83 marcava. Perda de bola de De Rossi para Xavi que lançou "El Niño" que se desmarcou de forma rápida e fogiu a Abate e Bonucci para marcar o terceiro da noite.

Juan Mata fez o mesmo. Os jogadores do Chelsea entraram e marcaram. Grande passe em profundidade para Fernando Torres que fez o passe atrasado para o companheiro de equipa no Chelsea que só teve que encostar.

Sem comentários: