sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SEM ALMA - BENFICA - 1 OTELUL-0

Depois da triste noite no Funchal apetece-me perguntar: foi para isto que se pouparam?!
Pode ser uma questão demasiado severa e até injusta porque o mais importante foi conseguido, uma vitória que garantisse o primeiro lugar no grupo e assim um sorteio teoricamente menos duro.
Vou separar os factos para não cometer nenhuma injustiça. No contexto da época este jogo aparece a seguir a uma dolorosa (pelo menos para nós adeptos) que nos deixou de fora de uma competição e por isso esperava-se grande resposta de maneira a a provar que não passou de um acidente ocasional. Este jogo era contra a equipa menos forte do grupo europeu, na Luz e com tudo a nosso favor para terminarmos esta fase de grupos com brilho. Afinal os jogadores optaram pelos serviços reduzidos e assim que chegaram ao golo tornaram o jogo numa seca difícil de digerir colocando até o primeiro lugar do grupo à mercê de uma jogada de sorte ou azar. Neste sentido a noite de ontem foi uma pequena desilusão.
Depois temos o contexto Champions League e aí saltam uns quantos factos que só nos podem deixar orgulhosos. O Benfica esta noite venceu um grupo que tinha como cabeça de cartaz um tal de Manchester United, vice campeão europeu, é a par de Barcelona e Real Madrid a equipa que chega ao fim desta fase sem nenhuma derrota e só o Real apresenta uma defesa menos batida que a nossa. O treinador Jorge Jesus passa a ser o homem com mais vitórias europeias à frente da equipa e o nosso trajecto esta época na Europa é digno de todos elogios. Ainda me lembro de todos quanto adivinhavam uma precoce eliminação aos pés de turcos ou holandeses. Curiosamente os turcos do nome esquisito que não jogavam nada fizeram uma digna prova e agora vão para a Liga Europa com as equipas de Manchester.
A próxima vez que os adeptos do Manchester United virem um sorteio que coloque a equipa deles perto do Benfica vão pensar duas vezes, é que em três época a partilharmos o mesmo grupo o Benfica foi apurado duas vezes e passou para a competição europeia secundária uma vez (porque tinha o looser do Fernando Santos como treinador). Já os ingleses ficaram uma vez fora da europa, passam agora para a Orangina da Europa e só por uma vez seguiram em frente. É bonito.
Ontem cumpriu-se o objectivo e devemos estar contentes com a época europeia que já nos deu algumas noites memoráveis. Lamento a qualidade da exibição deste último jogo mas não vou criticar quando se cumprem objectivos. Por outro lado muito tinha para dizer aos estimados consócios e adeptos do Benfica que se estão negativamente nas tintas para o que são momentos importantes na vida do clube. Decididamente há cerca de 30 mil pessoas que gostam de estar na luz com calor ou frio, de dia ou de noite, contra o Manchester United ou contra o Galati. São os que gostam mesmo é de ver o Benfica seja contra quem for. E depois há os outros. Os dos derbys, os dos colossos europeus e os dos momentos que cheiram a festa.
Lamento muito mais o número de cadeiras vazias no estádio do que a exibição da nossa equipa. É que se não se enche o estádio no último jogo da fase de grupos depois de passarmos por Basileia e Manchester United com estilo para celebrarmos a vitória no grupo então também não podem lamentar a falta de espectáculo. Os que não puseram os pés na Luz, claro.

Sem comentários: