terça-feira, 18 de outubro de 2011

BASILEIA - 0 BENFICA - 2 - JUSTISSIMO


Nem duas expulsões atrapalharam um plano cumprido à risca.

«Adoro quando um plano dá certo». A frase é marca registada de uma personagem da série «Soldados da Fortuna» (ou Esquadrão Classe A), mas também podia ter dita por Jorge Jesus, em Basileia. O técnico do Benfica traçou uma estratégia para o jogo da Suíça, e a equipa cumpriu quase na perfeição. Foi sólida defensivamente, e depois mostrou inteligência e pragmatismo no ataque, com uma novidade chamada Rodrigo.

Um bom plano contempla também possíveis falhas, mas para isso Jesus conta com Artur. A noite do técnico encarnado só não foi perfeita por ter sido expulso nos instantes finais, à semelhança do que tinha acontecido pouco antes com Emerson. Nada que desviasse a equipa do objectivo: assumir a liderança do Grupo C e dar um importante passo rumo à qualificação.

Rodrigo encaixado na estratégia

A surpreendente aposta em Rodrigo para o «onze» indicou aquilo que Jorge Jesus queria do jogo: um Benfica sólido defensivamente, e depois capaz de sair para o ataque com rapidez, e assim apanhar o adversário desprevenido. As movimentações do internacional sub-21 espanhol agilizaram o ataque das «águias», como comprova o golo de Bruno César, marcado aos 20 minutos. Rodrigo até nem tocou na bola, mas a sua acção abriu caminho para um tento que premiou uma excelente combinação entre os homens da frente (Aimar e Gaitán também participam).

O Basileia procurou assumir o domínio do jogo desde o início, mas a verdade é que raramente incomodou em ataque organizado. As jogadas de maior perigo da equipa suíça resultaram das raras vezes em que conseguiu apanhar o Benfica em contrapé. Ausente dos dois primeiros jogos da Liga dos Campeões, devido a castigo, Shaqiri foi o elemento mais perigo. Logo aos seis minutos assustou Artur de livre directo, para criar duas situações na resposta ao golo de Bruno César: primeiro com a assistência para um remate perigoso de Streller (39m), e depois ele próprio a rematar forte (40m). Ambos os lances foram anulados pelo guarda-redes do Benfica.

Só o final desviou-se do plano

A segunda parte não trouxe muitas alterações ao guião desejado por Jesus, e o Benfica até dispôs de uma soberana oportunidade para marcar logo ao minuto 55, mas Emerson rematou para defesa de Sommer, quando tinha Rodrigo no poste contrário. O ataque do Basileia esteve quase sempre controlado, excepção feita a um lance em que Streller aparece solto na área. Valeu então Artur, como tem sido habitual, a compensar (69m).

Pouco depois entrou Cardozo para o lugar de Rodrigo, e precisou de quatro minutos apenas para resolver o jogo. Dois adversários apenas na barreira, e ainda por cima a saltar, traçaram o destino do livre directo de «Tacuara».

Só a expulsão de Emerson, a quatro minutos do fim, escapou ao plano de Jesus. Obrigou o Benfica a sofrer um pouco mais nos instantes finais (Gaitán acabou em grandes dificuldades físicas), e levantou um problema para o próximo jogo. Houve nervos desnecessários, no final, e o próprio técnico arriscou a sua presença no banco na próxima jornada, ao ser expulso.

Sem comentários: