terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ELECTRICO - 1 A.VISEU - 3 - SERENO EU ACREDITO

Eléctrico FC 1 - 3 Ac. Viseu FC

Eléctrico: Nuno Passarinho, Telmo, Hugo Lopes, Da Silva, Marinho, Edgar, Carlos Santos (João Neves 25, João Paulo int), Marçal, Salvador, Rui Gomes e Wilson. Treinador: Amândio Barreiras.

Académico de Viseu: Augusto, Marco Almeida, Tiago Jonas, Tiago Gonçalves, Marcelo Henrique (Filipe, 89), Calico, Álvaro, Tomé (Rúben, 73), Fernando Ferreira (Hugo Seco 85), Rui Santos (c) e Guima. Treinador: António Jesus.

Suplentes não utilizados: Paulo Freitas, Cabido e Zé Bastos.

Golos: Guima 26 (0-1), Rui Santos 28 (0-2), Tomé 34 (0-3), João Paulo 80 (1-3)

Em equipa que ganha não se mexe. Não sei se foi este o pensamento de António Borges mas o certo é que o Académico de Viseu surgiu esta tarde em Ponte de Sor com os mesmos onze que goleou o Tondela no terreno deste.
O Académico de Viseu iniciou muito bem a partida e logo aos dois minutos esteve bem perto do golo, Rui Santos trabalhou bem na esquerda e coloca a bola em Guima que não consegue, na cara do guarda-redes, dominar a preceito e Passarinho – o “redes” alentejano – agarrou com segurança.
O jogo passou a ser disputado sobre o meio campo e só aos 14 minutos houve nova sensação de perigo, Fernando Ferreira e Guima combinam bem entre si e Álvaro à entrada da área remata por cima. O Académico estava por cima na partida, notava-se que apesar de empatados em números de pontos os academistas eram melhores. Aos 22 minutos Fernando Ferreira quase marca, após livre apontado por Marcelo Henrique, mas o seu desvio não sai com a direcção mais conveniente.
Adivinhava-se o golo academista e ele surgiu mesmo por intermédio de Guima que aproveitou um deslize alentejano para sentar Passarinho e atirar para a baliza deserta. O golo veio mostrar que não era o único academista no estádio, fiz a viagem Lisboa/Ponte de Sor, mas houve ainda alguém mais “corajoso” – tendo em conta o imenso frio e os muitos km de viagem – que veio de Viseu até ao Alentejo. Muito bem academistas!
As coisas estavam a ficar boas e no minuto seguinte melhoraram muito mais. Numa excelente jogada entre Rui Santos e Fernando Ferreira o ex leão colocou a bola bem redondinha na área e o capitão num “penalty em movimento” não perdoou. Havia MAGIA em Ponte de Sor! 0-2 para o Académico de Viseu!
Os da casa ficaram ainda mais intranquilos e pressentia-se que a qualquer momento o Académico chegasse ao terceiro golo da partida. E ele surgiu aos 34 minutos Álvaro de calcanhar solicitou na direita Fernando Ferreira que cruzou para Tomé empurrar para a baliza defendia por Passarinho. Era o 0-3.
Como é obvio a minha análise ao jogo é tendenciosa, pois sou academista, mas a verdade é que não me recordo de um único lance de perigo em toda a primeira parte por parte dos da casa e foi mesmo o Académico que esteve perto do 4º golo aos 43 minutos altura em que Tiago Gonçalves desviou para o poste um livre de Marcelo Henrique. Ao intervalo o 0-3 era justo.
Na segunda parte as transições dos academistas não saíram tão bem como na primeira parte e só aos 66 minutos o Académico rematou à baliza alentejana, Álvaro do meio da rua rematou para boa defesa do guardião caseiro que tirou a bola para a linha final. Na sequência do pontapé de canto Tiago Jonas caiu na área do Eléctrico de uma maneira muito suspeita.
Ao minuto 78 a equipa da casa chegou ao golo, João Paulo aproveitou uma bola perdida na área academista a atirou a contar para a baliza defendida poe Augusto. Aos 83 minutos Marcelo Henrique deixou muito espaço nas suas costas, a defesa academista ficou descompensada e um cruzamento bem medido para a área viseense terminou com a defesa da tarde por parte de Augusto. Estes derradeiros lances deram uma sensação de equilíbrio que nunca existiu.
Vitória clara e inequívoca do Académico de Viseu que recebe na próxima o líder da Divisão que está neste momento a 9 pontos de distância. Mas atenção que a linha de água mantém-se muito próxima…

Sem comentários: