terça-feira, 14 de dezembro de 2021

LIGA PORTUGAL - A.VISEU - 0 BENFICA B - 1 - PENA


O Benfica B venceu o Académico de Viseu, na partida que encerrou a 14.ª jornada da Liga 2, realizada ao final da tarde desta terça-feira, no Estádio Municipal de Aveiro. Dessa forma, os comandados de Nélson Veríssimo consolidam a liderança, passando a somar 32 pontos. 


Úmaro Embaló, logo aos 10 minutos, apontou o tento que deu o triunfo às jovens águias, numa partida que prometeu sempre mais golos, mas que acabou por não tê-los. O Benfica B teve o domínio territorial durante a primeira parte, mesmo perante as tentativas de transição do Académico de Viseu, mas a etapa complementar trouxe outro cenário, com o emblema viseense a apostar claramente no ataque, metendo mais elementos no último terço e, com isso, conseguiu criar várias situações de perigo junto da baliza de Samuel Soares. Com especial destaque para a última meia hora, período em que o guarda-redes encarnado puxou a si todo o protagonismo, negando várias vezes o golo aos adversários. Já sem saírem em contra-ataque, à exceção de um lance de Luís Lopes, já no período de compensação, os comandados de Nélson Veríssimo souberam sofrer e acabaram por saborear três preciosos pontos.

 

Na próxima ronda, o Académico de Viseu desloca-se ao reduto do FC Porto (domingo, às 15.30 horas), ao passo que o Benfica B recebe o Vilafranquense (segunda-feira, às 16 horas).

 

Recorde o filme do jogo:

 

Final da partida! Académico de Viseu 0 Benfica B 1.

 

90+3 minutos: Luís Lopes, em contra-ataque e depois de uma fuga em excesso de velocidade, tenta fazer rematar para golo, mas a bola acaba por ser intercetada por um defensor contrário.

 

90+2 minutos: Livre de Fernando Ferreira e João Vasco consegue o desvio, mas a bola sai à figura de Samuel Soares.

 

Foram concedidos quatro minutos de tempo adicional mínimo.

 

90 minutos: Dupla substituição no Benfica B, com as saídas de Martim Neto e Úmaro Embaló, para as entradas de Pedro Santos e Jair Tavares.

 

81 minutos: Tripla substituição no Académico de Viseu, com as saídas de Paná, Luisinho e Yuri Araújo, para as entradas de Fernando Ferreira, André Carvalhas e João Vasco. 

 

74 minutos: Remate cruzado de Luisinho para mais uma intervenção atenta de Samuel Soares.

 

70 minutos: Sai Tiago Gouveia, entra Henrique Pereira.

 

68 minutos: Quase marca o Académico de Viseu! Cruzamento da direita de Luisinho e Yuri Araújo, ao segundo poste, remata cruzado para defesa apertada de Samuel Soares.

 

66 minutos: Paná, à entrada da área, rematou de primeira, mas a bola subiu bastante e saiu por cima da barra da baliza encarnada.

 

65 minutos: Cartão amarelo a Yuri Araújo.

 

63 minutos: Dupla substituição no Benfica B, com as saídas de Ronaldo Camará e Henrique Araújo, para as entras de Cher Ndour e Luís Lopes.

 

62 minutos: Cruzamento da esquerda de Yuri Araújo e Paul Ayongo, recém-entrado, cabeceia por cima da barra da baliza de Samuel Soares.

 

60 minutos: Dupla substituição no Académico de Viseu, com as saídas de Famana Quizera e Daniel Nussbaumer, para as entradas de André Claro e Paul Ayongo.

 

59 minutos: Vítor Bruno, junto ao bico direito da grande área encarnada, remata forte, mas ligeiramente por cima da baliza de Samuel Soares.

 

58 minutos: Pontapé de canto cobrado por Filipe Cruz, do lado esquerdo, e cabeceamento de Henrique Araújo para defesa segura de Domen Gril.

 

57 minutos: Tiago Gouveia entrou na área pelo lado esquerdo, deixou Pedro Monteiro pelo caminho e visou a baliza do Académico. Valeu aos viseenses, na circunstância, a defesa atenta de Domen Gril, para canto.

 

54 minutos: Cartão amarelo a Úmaro Embaló.

 

52 minutos: Yuri Araújo e Pedro Álvaro, que tinham saído das quatro linhas para receberem assistência médica, acabam por regressar ao terreno de jogo e, aparentemente, estão ambos aptos para continuar na partida.

 

50 minutos: Lance confuso na grande área do Benfica B. Cruzamento da direita de Luisinho, Yuri Araújo acaba por cair na área, mas, nesse instante, caem também Filipe Cruz e Pedro Álvaro. O capitão encarnado está a contorcer-se com muitas dores e continua a ser assistido dentro do relvado.

 

Início da segunda parte!

 

As jovens águias vão para o descanso em vantagem no marcador, com um golo apontado por Úmaro Embaló, logo aos 10 minutos. Antes disso, e depois de uma entrada mais afirmativa dos comandados de José Gomes, fora Famana Quizera a dar o primeiro sinal de perigo para os viseenses, mas Samuel Soares disse presente. A partir do tento de Úmaro Embaló, o Benfica B passou a dominar a partida, mesmo perante a réplica do Académico. Henrique Araújo cheirou o golo em três ocasiões, o mesmo acontecendo com Luisinho, Famana Quizera e Vítor Bruno. Destaque ainda para um momento polémico, aos 24 minutos, quando Rui Lima, árbitro do encontro, interrompeu uma jogada de ataque do Benfica B - por considerar que Úmaro Embaló tinha amortecido a bola com o braço, quando, na verdade, tinha sido com o peito -, sendo que, ato contínuo, Martim Neto acabou por rematar para o fundo da baliza de Domen Gril. Não houve qualquer golo anulado, uma vez que o jogo já estava interrompido antes do remate do médio benfiquista, mas a verdade é que a decisão da equipa de arbitragem não foi correta. Contas feitas, o duelo está equilibrado e a segunda parte promete...

 

Intervalo! Académico de Viseu 0 Benfica B 1.

 

45 minutos: Cruzamento da direita de Luisinho e Vítor Bruno, no centro da pequena área, não consegue o desvio para a baliza de Samuel Soares.

 

43 minutos: Henrique Araújo, depois de receber um passe de Filipe Cruz, rodou sobre o adversário e, à entrada da área, rematou de pé esquerdo, para defesa atenta de Domen Gril.

 

24 minutos: Lance polémico em Aveiro! Sandro Cruz cruzou da esquerda, Úmaro Embaló, no centro da área, amorteceu com o peito, e Martim Neto rematou para o fundo das redes. O árbitro da partida interrompeu a partida no momento em que Úmaro Embaló assistiu o seu companheiro de equipa (por entender que o movimento tinha sido com o braço), pelo que, em bom rigor, não pode falar-se de um golo anulado, mas a verdade é que o extremo benfiquista não cometeu qualquer ilegalidade. 

 

23 minutos: Cruzamento de Sandro Cruz e Henrique Araújo, de cabeça, faz a bola passar muito perto do poste esquerdo da baliza de Domen Gril.

 

20 minutos: Quase marca o Académico de Viseu! Assistência de Daniel Nussbaumer, que trabalhou bem de costas para a baliza, e remate de Famana Quizera, por cima da barra da baliza das águias.

 

18 minutos: Luisinho, lançado em profundidade, apareceu na cara de Samuel Soares, com o guarda-redes encarnado a negar os intentos do extremo viseense.

 

14 minutos: Cruzamento da esquerda de Tiago Gouveia e desvio de Henrique Araújo, ao primeiro poste, para defesa segura de Domen Gril.

 

10 minutos: Golo do Benfica B! Cruzamento da esquerda de Sandro Cruz e Úmaro Embaló, remata de primeira, de pé esquerdo, para o 0-1. 

 

7 minutos: Passe de Yuri Araújo e remate de Famana Quizera para defesa a dois tempos de Samuel Soares.

 

Início da partida!

 

Benfica B: Samuel Soares; Filipe Cruz, Miguel Nóbrega, Pedro Álvaro C, Sandro Cruz, Nuno Félix, Martim Neto, Ronaldo Camará, Úmaro Embaló, Henrique Araújo e Tiago Gouveia

 

Suplentes: Léo Kokubo, Luís Lopes, Jair Tavares, João Resende, Henrique Pereira, Rafael Rodrigues, António Silva, Cher Ndour e Pedro Santos

 

Treinador: Nélson Veríssimo

 

Académico de Viseu: Domen Gril, Tiago Mesquita, Pedro Monteiro, Nuno Tomás, Vítor Bruno, Paná, Famana Quizera, Carlos Rentería, Luisinho C, Daniel Nussbaumer e Yuri Araújo

 

Suplentes: Ricardo Janota, Pica, Tiago Correia, André Carvalhas, Abdulkerim Cakar, Fernando Ferreira, André Claro, João Vasco e Paul Ayongo

 

Treinador: José Gomes

 

Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo)

 

Assistentes: Diogo Pinto e José Caldeira

 

4.º Árbitro: Sérgio Guelho

 

Já há equipas!

 

O Académico, refira-se, procura regressar às vitórias, algo que já não consegue há três jornadas (duas derrotas e um empate). O Benfica B, por seu turno, pretende manter-se na senda dos triunfos, somando, precisamente, o terceiro consecutivo.

 

O emblema viseense entra para esta ronda no 13.º lugar da tabela classificativa, com 17 pontos, ao passo que as jovens águias lideram a prova, com 29 pontos conquistados. Em caso de vitória, o Académico ultrapassa Leixões, FC Porto B e Estrela da Amadora, e iguala Trofense, Chaves e Nacional. Já do lado encarnado, um triunfo permitirá aumentar a distância para o Casa Pia, atual segundo classificado, que esta segunda-feira saiu derrotado do confronto com o Estrela da Amadora (0-1), para o Feirense, que está no 3.º posto e que perdeu com o Penafiel (1-2) e para o Rio Ave, que foi batido pelo Mafra (1-2).

 

A 14.ª jornada da Liga 2 encerra ao final da tarde desta terça-feira (18 horas), quando Académico de Viseu e Benfica B medirem forças no Estádio Municipal de Aveiro. A BOLA online vai seguir todas as incidências da partida. Venha daí connosco, caro leitor...

 

Boa tarde!

Sem comentários: