O Benfica goleou o Marítimo por 7-1 na Luz em partida a contar para a 15.ª jornada do campeonato e alcançou o melhor resultado da temporada.

Veja o resumo da partida

Os encarnados receberam o Marítimo sem Jesus no banco - a cumprir uma suspensão de 15 dias - e defrontaram um adversário que ganhou novo fulgor com a entrada de Vasco Seabra no comando técnico. Dois triunfos e um empate somavam os insulares nas três últimas partidas, frente a um conjunto encarnado que vinha de uma goleada no campo do Famalicão (4-1), para a I Liga, e um triunfo por 3-0 sobre o Sporting da Covilhã, que valeu o acesso às ‘meias’ da Taça da Liga.

O histórico não era de todo favorável para a equipa madeirense nas visitas ao estádio da Luz: Os encarnados somavam 14 vitórias consecutivas, com o Marítimo a não marcar na casa dos encarnados há sete ocasiões. A última vez que o Marítimo tinha pontuado na Luz foi na época 2009/10, na época de estreia de Jorge Jesus como treinador do Benfica.

Partida de um só sentido na Luz entre o Marítimo e o Benfica

Na Luz, durante a primeira parte, os dois guarda-redes acabaram por ser meros espectadores, já que os únicos três remates enquadrados na primeira parte resultaram em golo. O Benfica ao minuto 34 já vencia por 3-0, numa entrada de rompante das águias.

O Marítimo nem teve tempo de respirar, já que sofreu o primeiro golo da partida logo aos três minutos. Jogada de insistência dos encarnados, com Gilberto a cruzar para Rafa, a bola acabou por sobrar para Darwin que fez o primeiro golo da partida.

Os insulares sentiram o golo e o Benfica chegou ao segundo à passagem do minuto 19´. A defesa dos visitantes não conseguiu despejar, João Mário recuperou a bola e com a sua visão de jogo, descobriu Darwin que atirou para o 2-0.


O uruguaio estava endiabrado, e aos 27´, atirou à malha lateral. Aos 34´, novo golo do Benfica, mas desta feita para Gilberto, depois de uma grande jogada de Rafa. O lateral brasileiro disparou uma bomba de pé direito para o 3-0 das águias. Mesmo com uma vantagem expressiva no marcador, o Benfica não baixava o ritmo e um minuto volvido teve nova chance por Yaremchuk, mas o ucraniano não conseguiu encontrar o caminho da baliza.

Já perto do intervalo, os insulares tentaram reagir. Primeiro num pontapé de Winck e depois num remate Tagueu, mas ambas as tentativas não acertaram com a baliza de Vlachodimos.

O segundo tempo abriu praticamente com o 4-0 do Benfica. Jogada de entendimento da equipa encarnada, com Yaremchuk a lançar Rafa, que frente ao guarda-redes, picou a bola por cima e fez novo golo para o conjunto da casa.

Numa festival de golos na Luz, e com o Marítimo incapaz de reagir, os encarnados chegaram a novo tento, desta feita com o ucraniano também a fazer o gosto ao pé, depois de nova assistência de Rafa.

Com o 5-0, os encarnados baixaram a intensidade e acabou por ser o Marítimo a reduziu por Alipour (entrada na segunda parte), depois de um cruzamento de Pelágio.

Até ao fim, mais dois golos para o Benfica. Aos 86´, Gonçalo Ramos 'quebrou o enguiço' e só teve que encostar depois de uma assistência de Seferovic.

Já em tempo de compensação, o avançado suíço transformou o sétimo golo, num golpe de cabeça depois de assistência de Rafa. Injeção de confiança para o conjunto encarnada a apenas alguns dias de defrontar o FC Porto em partida dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Com esta vitória, o Benfica segura o terceiro lugar, agora com 37 pontos, menos um do que o FC Porto, que joga ainda hoje, enquanto os insulares, que vinham de três jogos sem perder, baixam ao 10.º posto, com 14 pontos.