segunda-feira, 20 de março de 2017

A.COIMBRA - 1 A.VISEU - 2 -HISTÓRICO



35 anos depois o Académico vence novamente em Coimbra a equipa da Académica, bem, em abono da verdade, na altura, o Académico de Coimbra. Foi na 1ª Divisão e o Académico venceu por 2-0, na altura um “Académico de Coimbra” praticamente condenado à descida de divisão o que acabou por acontecer. Repito, isto foi em 1982, há, portanto, 35 anos.
Hoje, o Académico perante um Estádio com um moldura humana muito interessante para os padrões da 2ª Liga, foi de longe o jogo com mais adeptos nas bancadas em toda a época, numa tarde magnífica de sol com um relvado em excelentes condições, num ambiente fantástico nas bancadas, onde o Preto e Branco imperou, a cor de ambas as formações, tivemos um jogo carregado de história, carregado de emoções, sempre foii assim um Académico-Académica ou vice-versa, tal como acontecia com o Academico – Beira-Mar, que saudades desse jogos intensos, hoje houve um jogo desse e que saudades todos tínhamos de jogos com esta “Alma”, sim estes jogos têm alma, e isso no futebol espectáculo, conta e muito.
O Académico entrou em campo muito pressionado pela urgênica de obter 3 pontos, pois nas 3 últimas jorandas, zero pontos, sendo que é verdade, um jogo está por fazer e nos outros dois situações completamente atípicas ditaram os resultados dos jogos, embora de forma completamente distinta, pois contra o Freamunde, embora não jogando muito bem o Académico mereceu ganhar, e contra o Sporting B, embora a vitória do Sporting seja justa, há um lance perto do fim que nos poderia dar o empate e aí o árbitro não esteve bem. Tudo resumido, por uma ou outra razão era imperioso ganhar somar 3 pontos e entrar na confusão classificativa, novamente e isso foi conseguido.
A Académica marca muito cedo, o Academico demora a reagir, mas equilibra na 1ª parte, embora sem criar verdadeiras situações de perigo. O intervalo tudo mudou e o Académico a perder por 1-0, entrou com muito mais dinanismo, muito mais pressão sobre a bola e num toque de génio de Tiago Borges, pela direita surge um cruzamento já quase na pequena área para a zona de finalização onde Zé Paulo só teve que empurrar. O toque do Tiago Borges é 65% do golo!
Quase de seguida o Académico embalado em saida saída par ao contra-ataque chega ao 2-1 por intermédio de Zé Paulo, muito inspirado e muito decidido na hora de fazer golo, algo que faltou à nossa equipa em vários jogos, a decisão na hora de acertar na baliza, hoje, muito bem a esse nível. A Académica ficou completamente atordoada com a reviravolta conseguida pelo Académico, Costinha mexe de imediato, Francico Chaló mantém a equipa que estava a jogar bem e a controlar o jogo, e eis que em mais uma saída rapídissima, Bruno Loureiro aparece sozinho na direita, centra com precisão e Luisinho e Zé Paulo não conseguem o que parecia certo o 3-1. A partir daí a Académico caiu com tudo em cima da nossa área tem um bola no poste, mais outra bola em cima da linha de golo, mas via-se que havia muita ansiedade e nós se fossemos inteligentes até ao fim, podíamos mesmo ganhar o jogo, embora com grande sofrimento como seria de esperar.

Já em periódo de descontos quando o árbitro dá 5 minutos, eis que numa reposição de bola em jogo do nosso Guarda-Redes, Rodolfo, eis que o árbitro que fez uma boa atuação decide dar 2ª amarelo ao nosso GR, já tinha dado 1º amarelo em situação idêntica e sem qualquer aviso, aqui vai, 2ª amarelo e vermelho direto, um claro exagero, quem nem os adeptos da Académica perceberam. Faltam ainda 5 minutos de descontos, o que sem Guarda-Redes pode ser uma eternidade. Bura, chamado à função disse presente e terá pensado, “que raio se de cabeça consigo cortar as bolas cruzadas, com as mãos vai ser ainda mais fácil” e não é que tem uma saída a punhos digna de um Casillas. Bura foi o heroi no parte final do jogo e acabou por segura ruma vantagem, tão importa, tão difícil de alcançar e que podia cair por terra naqueles 5 minutos finais.
No final no fórum do Eatádio de Coimbra, com o meu boné e o meu cachecol do Académico fui cumprimentado por vários adeptos da Académica com um correção que é de assinalar.
Devo referi pois que a nossa vitória é obtida com alguma felicidade, temos d eo reconhecer, felicidade essa que nos faltou em vários jogos, mas foi um Vitória que tudo pode decidir a nosso favor se uma onda Academista de APOIO se gerar nesta parte final e decisiva do Campeonato. Temos de ir TODOS ao Fontelo, o Académico precisa de TODOS nós. Hoje em Coimbra eramos bastantes, a claque apoio de forma incondicional, mas temos de ser mais, mais e mais. Mostrar o Orgulho de ser ddo Académico, o grande Clube da Beira-alta, a par da Académica, os dois maiores Clubes da Região Centro, tendo em conta toa a história de ambos os Clubes.
Um palavra de grande apreço para os adeptos da Académica, para mim os adeptos mais corretos de Portugal a ver futebol, um exemplo para todos. Apoiam a sua equipa, não insultam o adverásio, o árbitro, limitam-se a Apoiar a sua Equipa, convivem pacificamente e com toda a cortesia com os adeptos do Clube adversário, são um exemplo de civismo, desportivismo, cultura desportiva, saber estar no Futebol, assim vale a pena.
São 2 equipas merecedoras d eum lugar na 1ª Liga, a Académica quase sempr elá, o Academico há quase 3 de´cadas afastado, mas quando lá esteve com muito mais gente nas bancadas do que a Académica, por isso, ambos merecem, um dia, quem sabe a curto prazo voltarem ao patamar cimeiro do Futebol Português.
Para aquele sque pensam que estou a dizer estas palavras de simpatia para com a Académica e os seus adeptos por o Académico ganhou, deixo aquilo qu eescrevi em 2013, quando o Académio perdeu para a Taça de Portugal, para se perceber que a minha opinião sobre a cortesia dos Adepotos da Académica já nessa latura ficou bem clara


Carlos Silva

Sem comentários: