quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PARIS ST GERMAIN - 3 BENFICA - 0 - VERGONHA



Óbvio

Resultado óbvio: uma derrota mais do que natural e esperada (pelo menos por mim) esta noite em Paris. Nem deu para ficar particularmente irritado com a nossa equipa: ganhou, com toda a naturalidade, a melhor equipa, que tem os melhores jogadores. Triste talvez apenas pelos nossos adeptos em França, a quem esta derrota e exibição devem ter custado muito. Nem vou perder tempo a escrever grande coisa sobre o jogo, porque pouco vi dele. Fui acompanhando o resultado e espreitando alguns momentos, mas se já antes de começar pouco interesse me despertava, com o evoluir do resultado ainda menos me interessou. Não vou ficar a remoer um resultado que já esperava; o que me interessa mesmo é ganhar no Estoril.


O PSG, pelo que vi, limitou-se a esconder a bola da nossa equipa, e sem bola é muito difícil fazer o que quer que seja. Ainda por cima nunca soubemos pressionar o adversário de forma eficaz para o fazer perder a bola. Depois, do outro lado, o PSG foi simplesmente tremendamente eficaz: se não estou em erro, nos primeiros três remates que fez à baliza fez três golos (enquanto que nós nem um remate na direcção da baliza conseguimos fazer durante esse período). E assim o jogo ficou rapidamente resolvido. Chamem-lhe falta de ambição se quiserem, mas para mim a Champions continuará sempre a ser uma prova que pouco me interessa: o Benfica não tem, realisticamente, hipóteses de sonhar sequer com a sua conquista quando defronta adversários como o desta noite, que pode gastar mais de sessenta milhões de euros num único jogador (que eu nem aprecio particularmente, diga-se). Não me custa nada ser realista, assumir as nossas limitações, e pensar que chegar aos quartos-de-final já será um desempenho brilhante. O que me custa sempre é hipotecar objectivos que estão ao nosso alcance e que temos a obrigação de conquistar para em vez disso perseguir miragens e objectivos utópicos. Enquanto ia acompanhando o desenrolar do jogo desta noite, só pensava frequentemente: foi para isto que deitámos dois pontos fora contra o Belenenses?

Sem comentários: