domingo, 11 de agosto de 2013

MOREIRENSE - 2 A.VISEU - 0 - LÓGICO



Campeonato Nacional da 2ª Liga
1ª Jornada, 10 de agosto de 2013 – Estádio do Moreirense – Moreira de Cónegos (Guimarães)
Moreirense-2 ; Ac. Viseu-0

Ac. de Viseu com:
Nuno Ricardo na Baliza;
Tiago Rosa, Paulo Monteiro e Cláudio e , Tomé
Marco Lança, Bruno Loureiro, Leonel, Capela e Lourenço
Wendel

Entraram na 2ª parte Luisinho, Ouattara e Zé Augusto

Tarde de muito calor, a rondar os 40 º ao sol, imprópria para a prática do futebol. Os jogadores foram incansáveis na forma como sofreram perante tamanha adversidade. Cansava estar na bancada, à sombra a ver o jogo, por isso facilmente se imagina o esforço tremendo a que estiveram sujeitos os jogadores de uma e outra equipa.

Dadas as condições climatéricas, o jogo deveria ser às 31 horas e não às 17, como aconteceu, mas as condições foram iguais para ambas as equipas e como se trata de uma competição profissional há que saber lidar com este e outro tipo de adversidades, por isso nada de desculpas para o mau resultado que acabou por acontecer.

Fazia o Académico a sua estreia neste Campeonato, 15 anos depois de ter abandonado esta divisão profissional do Futebol Português. Quis o sorteio que o nosso início fosse no campo de um dos principais candidatos à subida de Divisão e que ainda há poucos meses lutou pela manutenção na 1ª divisão com o Benfica, perdendo apenas nos instantes finais do jogo, quando o Benfica ainda sonhava com o título nacional.
Dito isto, não era certamente o jogo ideal para começarmos a época com uma vitória, pois a nossa equipa ainda está em construção, não dispõe de todas as unidades já contratadas, por um ou outro motivo e temos ainda carências já por todos identificadas ao nível do nosso sector mais ofensivo.
Mas o jogo era hoje, e era contra o Moreirense, por isso havia que tudo fazer para que se conseguisse uma boa exibição e um bom resultado.
O jogo começou de forma cautelosa por parte de ambas as equipas com o Moreirense com mais posse de bola, mas sem criar quaisquer lances de perigo, tenho o Académico um posicionamento em campo que permitia controlar em termos defensivos as ténues investidas do Moreirense. O resulta até à meia-hora de jogo era justo e nada levava a crer que se fosse alterar até ao intervalo. No entanto no livre à entrada da área a bola enviada par ao seu interior e um jogador do Moreirense remata e faz golo, dando a sensação que a nossa defesa e o nosso guarda-redes poderiam ter feito para qualquer coisa par ao evitar. Ou seja, sem que nada o justificasse o Moreirense colocava-se na posição de vencedor. Em abono da verdade, convém dizer que até então o Académico também não criara qualquer situação de perigo. Até ao intervalo nada de mais relevante aconteceu.
Veio a 2ª parte o Académico mais rápido sobre a bola, mas sem criar lances de verdadeiro perigo, até que num cruzamento para a área a bola fica ali à mercê de Nuno Ricardo e de vários outros jogadores e já na pequena área acaba por ser empurrada para dentro da Baliza, numa grande confusão que não percebi e desta feita estava feito o 2-0 e encontrado o vencedor do encontro. O Académico reaja, enquanto houve força para tal, cria uma ou outra jogada interessante, troca bem a bola, mas lances de real perigo, foram muito poucos, sendo de destacar um remate de fora da área para uma grande defesa de Carlos e um outro lance, em que já dentro da área, o jogador do Académico não conseguiu fazer o golo já em tempo de compensação.
Dito de forma clara, o Moreirense é um justo vencedor, o Académico apresentou-se ainda sem a posse de todos os seus argumentos e dificilmente ganharia este jogo, podendo no máximo aspirar a empatá-lo tais as limitações que ainda se notam na nossa equipa.
O Académico tem personalidade, troca bem a bola, tem segurança no seu sector defensivo, apesar de hoje, sofrer 2 golos, em 2 lances, um pouco estranhos, tem Cláudio numa forma espantosa, é um jogador de um classe acima da média e que hoje fez uma excelente exibição. Em termos ofensivos as coisas estão mais difíceis, demoram mais tempo, mas as soluções vão acabar por aparecer e vamos acabar por criar situações de golo e marcar golos, permitindo assim obter vitórias e somar pontos.
O Académico não foi humilhado como alguns poderiam pensar dado o trajeto e passado recente de ambos os clubes, mas também não se apresentou com capacidade de discutir o jogo e o resultado de forma a poder ganhá-lo, repito o que disse anteriormente, a nossa postura, dadas as nossas limitações atuais, foi a de fechar ao máximo os espaços e procurar evitar o golo do adversário, sem grandes preocupações com a obtenção do nosso golo, por ainda nesta altura, alguma insuficiência ao nível da construção de jogo ofensivo e de … concretização.

Não ganhámos, uma vez mais na estreia, mas essa tem sido a nossa sina nos últimos 20 anos, em que apenas em 2 ou 3 ocasiões ganhámos o 1º jogo. Há que recuperar bem a equipa e todos os seus jogadores e já na próxima 5ªf, feriado, às 16 horas comparecer em massa no Estádio do Fontelo para tentarmos a nossa 1ª vitória na competição e somarmos os 1ºs 3 pontos da época.

A época é longa, há que ser realista, há que perceber tudo o que nos rodeia, e saber ler o que aconteceu no jogo. Ver o que correu bem, o que correu mal, analisar, conversar, manter a serenidade, e colmatar as lacunas existentes, de molde a jogar em cada uma das 41, isso mesmo, 41 jornadas que faltam, com todo o querer e toda a possibilidade de em cada jogo obter uma vitória.

Se todos mantivermos o rumo e percebermos que esta derrota que a todos deixou tristes, obviamente, se insere um percurso longo e que ainda agora começou, então podemos todos vir a ter grandes alegrias com este grupo de trabalho.

De salientar o apoio da Claque, ao sol, debaixo de 40 graus, apoiando desde o início e rivalizando com a claque do Moreirense de forma correta e cordial como deve acontecer em todos os jogos..
Público em bom número, gente muito correta, Estádio com óptimas condições para os espectadores.

Em resumo, vitória justa do Moreirense, numa tarde imprópria para a prática do futebol ou qualquer outra modalidade ao ar livre, com um Académico ainda a dar os 1ª passos numa competição tão exigente como esta e a deixar no ar a ideia de que vai fazer mais e melhor, se possível, já no próximo jogo.

Sem comentários: