segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A.VISEIU - 2 SAMPEDRENSE - 1 - PRIMEIROS

"O suspeito do costume"
Numa tarde fria e cinzenta, o Académico recebeu e venceu a formação de São Pedro do Sul por 2-1. Luisinho e o matador Bacari, já em cima do apito final, marcaram para os academistas. Resultado que permite alcançar o topo da classificação.

O técnico Lima Pereira fez alinhar o mesmo onze que empatou em Nogueira do Cravo: Nuno, M.Almeida, Calico, Tiago e Casal (João Paulo); Filipe (Rui Dolores), Álvaro e Ricardo; Rui Santos (Doumbouya), Luisinho e Bacari.

A primeira parte foi bastante fraca, com maior posse de bola do Académico, mas sem efeitos práticos, não havendo, inclusive, grandes situações dignas de registo. Bem diferente foi o 2º tempo, que nos proporcionou um jogo bastante emotivo, principalmente na ponta final da partida. Ao intervalo, o técnico academista acertou na alteração produzida, colocando Ricardo na lateral esquerda, fazendo entrar o organizador João Paulo (para o lugar de Casal). O Académico além de dominar territorialmente o jogo, começou a criar mais perigo junto da baliza de Maló. Antes do primeiro golo, que surgiria à passagem dos 75min de jogo, Doumboya fazia a sua estreia no Fontelo, entrando para o lugar de Filipe – era o tudo por tudo do treinador Lima Pereira. E pouco tempo depois, após cruzamento de Ricardo (?) no lado esquerdo do ataque academista, a bola sobra para Luisinho, que num remate perfeitamente intencional, junto ao poste esquerdo da baliza de Maló, colocava os academistas em vantagem no desafio. 1-0 para o Académico. A Sampedrense, que demonstrou ser uma equipa bastante certinha e organizada defensivamente, e nunca descorando do ataque, chegou ao empate já em cima do minuto 90. Um atraso dum defensor academista muito à queima para Nuno, que pontapeou contra Guilherme, e com muita sorte à mistura, a bola entrava mesmo na baliza academista. Era o empate e o balde de água fria no Fontelo já perto do final da partida. Contudo, ainda havia para jogar os 4 minutos de compensação, e Rui Dolores, praticamente na última jogada do encontro, arrancou pelo lado esquerdo do ataque e com “conta peso e medida”, cruzou para a cabeça do inevitável Bacari que não perdoou e desfez todas as dúvidas, colocando novamente o Académico na frente, para gáudio de todos os academistas presentes. Bacari, o “suspeito do costume”, reforço esta temporada do Académico, e que tem sido decisivo em vários jogos até ao momento. Um golo bastante festejado por todos, com destaque para Lima Pereira que se virou para todos os adeptos academistas presente no Fontelo, dizendo: “Vamos acreditar até ao fim…”. E assim finalizou o jogo, 2-1 para o Académico de Viseu.

Resultado que coloca o Académico no primeiro lugar, igualado com a equipa de Avanca (que perdeu em Oliveira de Frades, 3-1). O Nogueirense também foi derrotado no terreno do Bustelo. Na próxima jornada, o Académico visita a difícil equipa da Sanjoanense, que hoje até foi surpreendentemente (ou não) derrotada pelo Alba por 5-1.

Classificação (14ª jornada):
1ºs Avanca e Académico 27 pontos;
3ºs Nogueirense e Penalva 26 pontos;
5º Alba 24 pontos;
6º Bustelo e Sanjoanense 21 pontos

João Monteiro
in A Magia do Futebol

Sem comentários: