Benfica e Rangers empataram a dois golos na noite desta quinta-feira no Estádio da Luz, em encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa 2023/24.

Vindas da pesada derrota no Estádio do Dragão no passado domingo, as águias viram-se, cedo, em desvantagem perante o líder da Liga escocesa. Di María empatou, de penálti, em cima do intervalo, mas ainda no primeiro tempo os escoceses voltaram à vantagem. O Benfica voltou à carga no segundo tempo, pressionou, chegou ao empate graças a um autogolo, mas não conseguiu chegar à vitória, apesar de encostar o adversário à sua área no final do encontro. Resultado final: 2-2 e tudo em aberto para a segunda mão, dentro de uma semana, em Glasgow.

Escoceses marcam cedo

Roger Schmidt fez algumas mudanças na equipa em relação ao desaire com o FC Porto e o Benfica até entrou forte, a empurrar o Rangers para a sua área com ataques rápidos. O primeiro aviso surgiu aos cinco minutos, num remate forte de David Neres, de pé esquerdo, que Butland defendeu com dificuldade. Mas quem marcou, na resposta, foi mesmo a formação escocesa.

Contra-ataque dos escoceses pela esquerda, Fábio Silva lançou Diomandé e este cruzou já junto à linha de fundo, com conta, peso e medida para Lawrence cabecear de cima para baixo, sem hipóteses para Trubin.

Benfica tenta reagir, mas Butland brilha

Lawrence ainda voltou a ameaçar logo depois, num remate de longe que Trubin segurou bem, e o Benfica partiu em busca da resposta. O empate esteve mesmo à vista pouco depois e só não surgiu porque o guarda-redes forasteiro, Jack Butland, brilhou a grande altura.


Neres foi lançado na esquerda por Aursnes, rematou rasteiro, Butland defendeu para a frente e Artur Cabral na recarga atirou contra um adversário. A bola, ainda assim, parecia encaminhar-se para dentro da baliza, mas o guardião do Rangers, com uma grande intervenção, acabou por segurar o esférico.

Empate...de pouca duração

O Benfica foi pressionado, Neres voltou a fazer Butland brilhar, e o empate acabou por chegar em cima do intervalo. Souttar tocou com o braço na bola na sequência de um canto e o árbitro, chamado a atenção pelo VAR, viu as imagens e assinalou para o castigo máximo. Di María não perdoou e empatou a partida.

Só que ainda houve tempo para o Rangers se recolocar na frente antes do intervalo. Lance de insistência, outra vez com Fábio Silva no lance, a cruzar rasteiro na esquerda para Sterling, vindo de trás, encostar para o fundo das redes e fazer o 1-2.

Autogolo na segunda parte dita igualdade

O segundo tempo começou com o Benfica a tentar correr atrás do prejuízo e a encostar o Rangers à sua área. Neres, Rafa e Di María surgiram em boa posição, mas demoraram muito a rematar e os lances acabaram por se perder sem que Buttland tivesse de se aplicar na baliza escocesa.

Quem teve de se aplicar, na outra baliza, foi Trubin, para defender um remate de Fábio Silva, que depois de um excelente trabalho na grande área encarnada quase fez o 1-3.

O jogo seguia, então, numa toada de parada resposta quando, aos 65 minutos, o Benfica chegou novamente ao empate. Di María, uma vez mais determinante, bateu um livre para a grande área do Rangers e  Goldson, na tentativa de cortar a bola, cabeceou-a para o fundo da própria baliza.

A partir daí o Benfica pressionou em busca da cambalhota no marcador, encostou o Rangers à sua área e ameaçou mesmo o terceiro golo em alguma ocasiões. Di María quase surpreendeu de canto direto num dos 13 pontapés de canto de que as águias beneficiaram, mas o resultado não sofreu mais alterações.