Um bis de Darwin, no segundo tempo, ajudou o Benfica a vencer o Santa Clara na Luz, com reviravolta, na 22.ª jornada da I Liga de futebol. Os Encarnados estiveram a perder graças a um golo de Mohebi no primeiro tempo mas, na segunda parte, o uruguaio bisou e deu os três pontos ao Benfica. A formação Encarnada fica a 10 pontos do líder FC Porto e a quatro do Sporting.

Depois do empate entre FC Porto e Sporting no clássico disputado no Dragão na sexta-feira, o Benfica tinha a hipótese de aproximar-se dos dois da frente. Nélson Veríssimo fez valer a a máxima de que 'em equipa que ganha, não se mexe', e colocou em campo o mesmo onze que utilizou na vitória diante do Tondela. Os regressados João Mário e Yaremchuk ficaram no banco.

No lado do Santa Clara, apenas duas mexidas: o técnico Marco Silva lançou Barreto e Mohebi nos lugares de Cryzan e Lincoln, expulsos no último jogo.

O Benfica entrou a todo o gás e podia ter marcado logo aos três minutos, mas Gonçalo Ramos falhou o remate após assistência de Everton. Aos nove é Rafa a tentar marcar mas o seu remate, de fora da área, saiu ao lado.

Aos 17 minutos, Darwin apareceu na cara do guarda-redes Marco mas atirou ao lado. Grande oportunidade perdida! Dois minutos depois é Vertonghen a tentar a sua sorte mas o remate foi ao poste.

Santa Clara eficaz

Na primeira saída digna de registo, o Santa Clara marcou. Bola nas costas da defensiva Encarnada para Ricardinho, que rematou para defesa de Vlachodimos, para a frente. O iraniano Mohebi foi mais rápido que Grimaldo e colocou a bola no fundo das redes. O golo começou por ser anulado pelo árbitro auxiliar mas o VAR corrigiu a decisão e deu mesmo golo dos açorianos, aos 21 minutos.

O golo intranquilizou o Benfica, uma equipa a atravessar um mau momento, apesar de ter ganho o último jogo. Aos 34 minutos, na sequência de um canto, Boateng atirou ligeiramente ao lado. Aos 45, nova grande oportunidade: Weigl perdeu a bola em zona perigosa, Ricardinho foi para a área, perdeu muito tempo mas ainda serviu Rui Costa que não conseguiu finalizar.

Nos descontos, novamente o Santa Clara a criar perigo: escorregadela de Weigl, Ricardinho deixou em Barreto que tirou Otamendi do caminho e rematou forte, para defesa a dois tempos de Vlachodimos.

Darwin salva Águia

Após uma grande assobiadela dos adeptos aos jogadores no final do primeiro tempo, o Benfica voltou para a segunda parte com outra disposição e deu a volta ao texto em dois minutos. Isto porque no 1.º tempo não tinha feito qualquer remate enquadrado com a baliza.


Mas primeiro Vlachodimos teve de negar o 2-0 dos açorianos, num lance com Anderson Carvalho. Aos 49, Paulo Bernardo falhou o empate.

Depois entrou em cena o furacão Darwin. Aos 60 minutos, converteu com êxito uma grande penalidade cometida por Villanueva sobre Rafa. O central venezuelano escorregou e derrubou o avançado do Benfica.

Aos 62, após insistência de Yaremchuk, o uruguaio rematou ao segundo poste para o 2-1.

Yaremchuk, diga-se, tinha sido a aposta de Nélson Veríssimo aos 58 minutos, no lugar de Everton, no mesmo minuto em que Taarabt rendeu Paulo Bernardo.

Marco Silva tentou algo diferente do jogo, ao lançar Tagawa e Paulo Henrique nos postos de Rui Costa e Barreto, mas só dava Benfica.

Aos 86 minutos, Marco teve de esticar para negar o golo a Lázaro.

Até ao final, o Santa Clara não conseguiu incomodar o Benfica, numa segunda parte fraca dos açorianos.

Na classificação, o Benfica, terceiro colocado, passou a somar 50 pontos, ficando a 10 do FC Porto e quatro do Sporting, que empataram na sexta-feira no Dragão (2-2), enquanto o Santa Clara, que não perdia há cinco jogos, manteve-se com 24, em 10.º.