quarta-feira, 23 de novembro de 2016

BESIKTAS - 3 BENFICA - 3 - DESESPERO


Benfica da 1.ª parte entrou a matar, Benfica da 2.ª ia sendo morto

Guedes, Nelson Semedo e Fejsa marcaram para os ´encarnados`, Tosun, Quaresma e Aboubakar fizeram os tentos dos turcos. Tudo se decidirá na derradeira jornada.

Besiktas - Benfica: Tosun reduz
Foto: Lusa
Besiktas - Benfica: Tosun reduz



Por Evandro Delgado sapodesporto@sapo.pt
O Benfica deixou fugir uma vitória que seria preciosa frente ao Besiktas, ao empatar 3-3 com os turcos, depois de ter ido para o intervalo a vencer por 3-0, em jogo da 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Guedes, Nelson Semedo e Fejsa marcaram para os ´encarnados`, Tosun, Quaresma e Aboubakar fizeram os tentos dos turcos. Tudo se decidirá na derradeira jornada.
O Benfica entrou no Besiktas Arena em Istambul sabendo que uma vitória resolveria a questão do apuramento, o que deixaria a última jornada para lutar pelo 1.º lugar do Grupo B. Rui Vitória já pode contar com Fejsa, que voltou de lesão e substituiu Samaris no meio-campo. De resto, o onze era o mesmo que vem sendo utilizado nos últimos jogos. Do lado turco, Quaresma e Aboubakar foram titulares, Talisca, emprestado pelo Benfica, ficou de fora devido a lesão.
Ao contrário do jogo na Luz, onde o Besiktas fez uma boa primeira parte, sempre a trocar a bola de pé para pé, com calma, esperando o momento certo para atacar o último reduto ´encarnado, desta vez a formação turca foi surpreendida pela boa organização dos comandados de Rui Vitória. A formação ´encarnada` mostrou uma eficácia foram do comum, principalmente na primeira parte. Com um futebol simples, claro, com muita confiança, a equipa de Rui Vitória foi tomando conta do jogo e construindo um resultado que estava em 3-0 ao intervalo. O primeiro sinal foi dado logo aos três minutos, numa ´bomba` de Eliseu que ainda foi ao poste.
Gonçalo Guedes fez o 1-0, após ganhar um ressalto. O avançado fintou Marcelo, passou pelo guarda-redes Fabrício e fez o 1-0, aos 10 minutos, naquele que foi o seu segundo golo nesta edição da Champions. Aos 25 Nelson Semedo estreou-se a marcar na prova milionária e logo com um golaço. O lateral direito recebeu a bola na direita, fletiu para o meio e disparou de pé esquerdo, fazendo um grande golo. Um dos melhores até agora nesta edição da Champions, com a bola ainda a bater na barra. O 3-0 é de Fejsa aos 31 minutos, depois de três remates nos ferros no mesmo lance: Mitroglou por duas vezes na barra e Salvio ao poste. O Benfica estava seguro, o Besiktas abanava por todos os lados.
O Benfica, sempre muito seguro a defender, ia anulando as investidas da formação turca, principalmente de Aboubakar, o homem mais adiantado. O avançado camaronês emprestado pelo FC Porto foi apanhado em fora-de-jogo em três ocasiões no primeiro tempo. Podia ter feito golo aos 38 mas Lindelof não deixou. Antes, aos cinco, tinha colocado a bola no fundo da baliza de Ederson mas estava em fora-de-jogo.
Ao intervalo o técnico Senol Gunes fez entrar Tosun e Inler para os lugares dos amarelados Arslan e Gonul, numa tentativa de dar outra imagem e tentar algo mais do jogo.

Já o Benfica continuava seguro, a tentar sair para o ataque sempre que possível, embora com menos espaços já que o Besiktas estava mais organizado. Ainda assim podia ter feito o 4-0 por Mitroglou, após um grande passe de Salvio mas, na cara do guarda-redes, o grego atirou ao lado.
Não marcou Mitroglou, reduziu Tosun, aos 58 minutos. Beck cruzou na direta e Tosun, num remate acrobático, de primeira, fez um golaço e reduziu. O golo teve o condão de espevitar os turcos que pressionaram ainda mais, na procura de reduzir o resultado. Aos 67 valeu Ederson a evitar aquilo que seria um autogolo de Fejsa após cabeceamento de Aboubakar. Os turcos estavam por cima, agora era o Benfica quem abanava.
O Besiktas, que surgiu transfigurado para a segunda parte, sempre acreditou e, empurrado pelos seus adeptos, chegou ao 2-3 numa grande penalidade transformada por Ricardo Quaresma, aos 83 minutos, fazendo o seu terceiro golo na Champions. O lance nasce de uma mão na bola de Lindeloff. Nesta altura já Rui Vitória tinha colocado Samaris no lugar de Gonçalo Guedes, numa tentativa de travar o jogo dos turcos a meio campo.
Os últimos minutos foram de muito sufoco, com o Benfica a sentir imensas dificuldades para ter bola e segurar o jogo ofensivo do Besiktas. Aos 88 minutos Ederson negou o golo a Aboubakar com uma grande defesa mas foi impotente para travar o camaronês no minuto seguinte. Quaresma cruzou de letra, Eliseu e Lindelof falharam o corte e na marcação e o jogador emprestado pelo FC Porto empurrou para o fundo da baliza, fazendo seu terceiro golo na prova. Era o empate no Besiktas Arena, para delírio dos adeptos. O Benfica deixava fugir uma vitória que parecia certa, depois de uma bela primeira parte.
O Benfica continua na liderança do grupo, com oito pontos mais um que Besiktas e Nápoles mas pode perder o primeiro lugar para os italianos caso estes vencem o Dinamo Kiev. Na derradeira jornada o Benfica recebe o Nápoles, o Besiktas visita o Dinamo Kiev.

Sem comentários: