terça-feira, 1 de novembro de 2016

BENFICA - 1 D. KIEV - 0 - IMPORTANTE


Águias vencem Dínamo e voam para mais perto dos 'oitavos'

Águias igualaram o Nápoles no primeiro lugar do Grupo B, com sete pontos.

benfica-dinamo

O Benfica venceu esta segunda-feira o Dínamo de Kiev por 1-o e com este resultado assegurou no mínimo a quantidade nas competições europeias. As águas igualaram o Nápoles no topo do grupo B, com sete pontos.
Com os duas equipas a precisarem de pontos, por diferentes razões, previa-se um encontro aberto no estádio da Luz. O Benfica, já sabendo de antemão do empate entre o Besiktas e o Nápoles, procurava vencer para chegar ao primeiro lugar do Grupo B. Ao Dínamo só a vitória interessava para a equipa ainda manter esperanças em pelo menos chegar a um lugar europeu.
No seu esquema habitual, com Mitroglou e Gonçalo Guedes como homens mais adiantados, Rui Vitória voltou a colocar Grimaldo no lado esquerdo da defesa. Já relação à equipa do Dínamo, depois de confirmada a ausência de Yarmolenko, Rebrov deixou o português Antunes no banco de suplentes. O treinador apostou num 4-3-3, com um trio atacante composto por Tsygankov, Junior Moraes e Derlis Gonzalez.
Os primeiros minutos foram de pouca intensidade, com o Benfica a fazer o seu primeiro remate à passagem dos 10 minutos. Vida respondeu pouco depois com um cabeceamento de Vida mas sem perigo.
O Benfica circulava a bola de forma lenta e algo privisível, o que não favorecia uma aparecimento de lances de golo.
Contudo, a meio da primeira parte, o Benfica criou a sua primeira oportunidade de perigo. Salvio no lado esquerdo consegue furar e fazer o cruzamento de recurso para Grimaldo, com o defesa a cabecear. Só não foi golo devido à grande defesa do guardião Rudko.
A partir desse momento, a toada ficou morna e o Dínamo começou a explorar a sua maior arma: O contra-ataque. Aos 35 minutos, a equipa de leste podia ter chegado ao golo numa grande jogada do ex-benfiquista Derlis González. O jogador partiu autenticamente os rins a Luisão para depois entrar na área, mas depois Lindelof conseguiu 'in extremis' fazer o corte na hora H.
Com o descanso a aproximar-se, o Benfica cresceu e podia ter-se adiantado por Mitroglou, depois de uma antecipação do grego, a um cruzamento da esquerda.
À beira do intervalo, o Benfica marcou mesmo. Vida fez falta sobre o Luisão na área e o senhor Clément Turpin não teve dúvidas e assinalou grande penalidade. Na conversão, Salvio enganou o Rudko e fez o primeiro da partida.
O jogo chegava assim ao intervalo, com o Benfica em vantagem.
Com o Benfica em vantagem e com o Dínamo a ter que procurar o empate para não sair da Europa, a partida ficou ao jeito "encarnado", desta feita com os homens de Rui Vitória a poderem explorar o contra-ataque.
Aos 53 minutos, o Benfica podia ter quase arrumado a questão no pontapé portentoso de Gonçalo Guedes. Um grande disparo que só foi parado pela barra da baliza.
Aos 60 minutos, Rui Vitória foi forçado a uma substituição forçada, com Samaris a ter que entrar para o lugar de Fedja, mas com tudo a permanecer na mesma no esquema "encarnado".
Com o aproximar dos últimos 25 minutos, o Dínamo começava a jogar mais com o coração do que com a razão, porém, esteve muito perto do empate. Aos 68 minutos, Derlis González, um dos melhores da equipa de leste, esteve na cara de Ederson, mas não conseguiu bater o brasileiro.
Pouco pois, Derlis isolou-se e Ederson fez penalti. O guardião brasileiro redimiu-se e segurou nas suas mãos a vantagem "encarnado".
Nos minutos finais, o jogo passou a ser de parada e resposta, com o Benfica a tentar o 2-0 e ficar assim mais descansado no encontro e o Dínamo a tentar chegar ao empate.
Com a defesa do Benfica a dormir, Biesedin apareceu sozinho, mas não conseguiu emendar.
Aos 85 minutos, o recém entrado Jiménez ainda criou perigo com um tiro de longe (o avançado entrou para o lugar de Mitroglou), mas o remate saiu fácil para 
Rudko.
O Benfica venceu o Dínamo de Kiev por 1-0 e igualou o Nápoles no primeiro lugar do Grupo B com sete pontos. Com este resultado, o ucranianos despedem-se das competições europeias.

Onze do Benfica: Ederson, Grimaldo, Lindelof, Luisão, Nélson Semedo, Fejsa, Pizzi, Salvio, Cervi, Mitroglou e Gonçalo Guedes.
Onze do Dínamo Kiev: Rudko, Morozyuk, Vida, Khacheridi, Makarenko, Rybalka, Buyalskiy , Sydorchuk, Tsygankov, Derlis González, Júnior Moraes

Sem comentários: