segunda-feira, 2 de maio de 2016

BENFICA - 2 BRAGA -1 - FINAL

TAÇA CTT

Jonas e Jiménez foram os 'carteiros' de serviço

Rafa ainda colou o selo, mas foi o Benfica a carimbar a passagem para a final de Coimbra com golos de Jonas e Jiménez.
Jonas celebra com Sílvio o golo do empate frente ao SC Braga
Foto: José Sena Goulão
Jonas celebra com Sílvio o golo do empate frente ao SC Braga
Por Eduardo Santiago sapodesporto@sapo.pt
O Benfica venceu o SC Braga por 2-1 e garantiu a passagem à final da Taça da Liga juntamente com o Marítimo. Rafa abriu o marcador na primeira parte com um golo monumental, mas um golo de Jonas na segunda parte e uma desatenção incrível de Matheus permitiram ao Benfica reeditar a final da época passada.
No regresso ao Estádio da Luz poucos dias depois do triunfo sobre o Vitória de Guimarães para o campeonato por 1-0, a equipa do Benfica apresentou-se com oito alterações no onze titular para disputar a meia final da Taça CTT com o SC Braga. 

A equipa de Paulo Fonseca também apresentou bastantes alterações em relação ao jogo com o Estoril-Praia com a entrada de Matheus, Boly, Djavan, Luiz Carlos, Wilson Eduardo e Hassan. 

Para além do regresso de Luisão à equipa do Benfica, Rui Vitória apostou num onze titular com Grimaldo, Samaris, Salvio, Carcela, Talisca e Raúl Jiménez, para além dos titulares Ederson, Lindelof e Renato Sanches.

Sem muito público nas bancadas, o Benfica entrou 'a todo o gás' na partida graças à irreverência de Carcela e de Talisca, mas um SC Braga muito bem organizado não dava espaços junto à sua grande área e os jogadores 'encarnados' sentiam dificuldades para explorar as diagonais.

Aos 13 minutos, o Benfica criou a primeira situação de grande perigo num cruzamento de Carcela no lado esquerdo para a pequena área de Matheus onde Salvio surgiu a cabecear ao lado.

O SC Braga reagiu ao perigo 'encarnado' e na primeira vez que chegou perto da baliza de Ederson abriu o marcador com um golo monumental da Rafa. O avançado bracarense recebeu o esférico de Djavan e à entrada da área rematou em jeito para o poste mais distante de Ederson não dando hipótese de defesa ao guarda-redes brasileiro.

Até ao intervalo, o Benfica demonstrou falta de clarividência para encontrar o caminho do golo e a vantagem de Rafa acabou por permitir à equipa de Paulo Fonseca encarar o jogo com outra tranquilidade. Renato Sanches falhou muitos passes a meio-campo e acusou algum 'cansaço' sendo inconsequente em toda a primeira parte.

Sem grandes ocasiões de golo até ao final da primeira parte, as equipas recolheram aos balneários com o SC Braga em vantagem.

No segundo tempo, Rui Vitória deixou Renato Sanches no balneário e apostou na entrada de Jonas para a frente de ataque. Talisca recuou até ao meio campo para fazer dupla com Samaris.

À imagem da primeira parte, a equipa do Benfica entrou determinada em busca do golo, mas com a pressão complementar de estar em desvantagem no marcador. Logo aos três minutos Salvio delineou um uma boa jogada no lado direito, mas Carcela com um remate defeituoso perdeu a bola para a linha de fundo. Poucos minutos antes de sair para ser rendido por Gonçalo Guedes, Salvio ainda atirou um remate rasteiro para a defesa de Matheus, mas o guarda-redes do SC Braga mostrou segurança entre os postes.

Aos 58 minutos, o Benfica chegou ao golo por intermédio de Jonas após um passe magistral de Carcela a 'isolar' o avançado brasileiro, que frente a Matheus só teve de rematar para o fundo da baliza.

O golo do Benfica 'galvanizou' as bancadas, e os décibeis de apoio aumentaram consideravelmente. Com o empate, Paulo Fonseca lançou no jogo Stojiljkovic para o lugar de Wilson Eduardo com o intuito de procurar novamente a vantagem.

Depois das alterações em campo, o Benfica mostrou mais vontade na procura do golo. Aos 69 minutos Carcela não consegue dar o melhor seguimento a uma bola de Jiménez, mas no minuto seguinte, o Benfica acabou mesmo por chegar ao golo num lance caricato de Matheus. 

Aos 70 minutos, o guarda-redes do SC Braga saiu da baliza para cortar um passe de Jonas para Jiménez, mas acabou por falhar o remate e permitir ao avançado mexicano para fazer o 2-1 numa jogada infeliz para a formação de Paulo Fonseca.

Até ao final, o SC Braga ainda conseguiu criar muito perigo junto à baliza de Ederson, mas o resultado não se alterou e com este resultado é o Benfica que vai disputar a final da Taça da Liga com o Marítimo no Estádio Municipal de Coimbra.

Sem comentários: