domingo, 25 de outubro de 2015

BENFICA - 0 SPORTING - 3 - MAU DE MAIS

"Leão" entrou a matar e saiu da Luz a cantar

Equipa de Jorge Jesus não deu hipóteses ao Benfica no dérbi da oitava jornada.
Jogadores do Sporting celebram o golo de Islam Slimani
Foto: EPA/Miguel A. Lopes
Jogadores do Sporting celebram o golo de Islam Slimani em pleno Estádio da Luz.
Por Eduardo Santiago sapodesporto@sapo.pt
O Sporting venceu este domingo o Benfica por 3-0, em jogo a contar para a oitava jornada do campeonato nacional, e mostrou em casa do atual campeão nacional que tem estatuto para liderar o campeonato nacional. As 'águias' de Rui Vitória não conseguiram reagir ao golo madrugador de Teo Gutiérrez, e daí para a frente foi um passeio tranquilo da equipa comandada por Jorge Jesus no Estádio da Luz.
No regresso de Jorge Jesus ao Estádio da Luz, o técnico leonino apostou no seu melhor 'onze' para defrontar a sua antiga equipa com William Carvalho, Adrien e João Mário no meio-campo, e com Bryan Ruiz na frente de ataque. Rui Vitória apostou em Samaris e André Almeida para o meio-campo encarnado, com Raul Jiménez e Jonas na frente de ataque encarnado.
Num jogo que se previa muito disputado a meio-campo, surpreendeu na Luz ao abrir o marcador logo aos 9 minutos por intermédio de Teo Gutiérrez que aproveitou um mau alívio de Júlio César para fazer o 1-0.
O golo leonino acabou por abalar a equipa do Benfica. A defesa encarnada mostrava bastante insegurança a defender, e 12 minutos depois do golo do internacional colombiano era Slimani que gelava a plateia da Luz com um grande golo de cabeça após cruzamento na esquerda de Jefferson.
A vencer na casa do rival por 2-0 aos 21 minutos, a equipa de Jorge Jesus passou a gerir as operações com uma dinâmica mais tranquila. Com Adrien no meio campo a defenir as linhas de passe, e os avançados do Sporting sempre na vertigem da pressão, a equipa do Benfica não consegiu sacudir a pressão e acabou por sofrer o terceiro golo antes do intervalo por intermédio de Bryan Ruiz.
No segundo tempo, Rui Vitória tirou Eliseu e apostou na entrada de Fejsa, mas quem continuou a mandar na Luz foi o Sporting de Jorge Jesus. Nico Gaitán encostado à linha não conseguia imprimir a arte e o engenho necessário para ultrapassar a barreira leonina, que quando falhava tinha em Rui Patrício uma segurança complementar.
A jogar em contra-ataque, o Sporting conseguia dominar silenciosamente a formação de Rui Vitória, que não apresentou as ideias necessárias para 'furar' as linhas adversários.
Apesar de não ter havido golos no segundo tempo, Raul Jimenez ainda desperdiçou uma grande oportunidade de golo para relançar o jogo e o Sporting esteve também perto de fazer o quarto.
Já com pessoas a abandonar as bancadas do Estádio da Luz, Júlio César ainda impediu o quarto golo do Sporting aos 89 minutos depois de um mau atraso de Luisão.
Com esta vitória, o Sporting mantém-se na liderança do campeonato, deixando o Benfica a oito pontos dos lugares cimeiros. Os encarnados voltam a perder 55 jogos depois em casa para o campeonato, depois da derrota com o FC Porto em 2012, e comprometeram seriamente a revalidação do título.

Sem comentários: