sábado, 6 de junho de 2009

TÍTULOS



OVARENSE-BENFICA, 63-71 FINAL DO "PLAYOFF" - 4.º JOGO

Depois de ter "passeado" durante toda a fase regular - onde somou por vitórias as 30 partidas realizadas -, o Benfica confirmou no "playoff" o seu estatuto de favorito e arrebatou a conquista do título da Liga Portuguesa de Basquetebol. FC Porto (1-3), Académica (2-3) e Ovarense (0-4) foram impotentes para travar a caminhada das águias que, curiosamente, na final nem jogaram particularmente bem. Porém, uma defesa agressiva e um ataque com várias soluções (Sérgio Ramos sempre em evidência) foi suficiente para anular as pretensões da Ovarense.
Os vareiros podem queixar-se do valor do adversário, é certo, mas também de uma imensidão de erros cometidos nos jogos do título. O ataque, basicamente, nunca funcionou dentro do esperado, com saliência para o norte-americano Stempin (que consta estar a caminho do FC Porto...), uma sombra de si mesmo em toda a final.
Neste quatro duelo, os locais até começaram bem, vencendo o período inicial (18-17), mas o segundo foi mau demais para ser verdade, concretizando escassos 5 pontos. O Benfica apanhou a embalagem que necessitava para assentar o seu jogo e nunca mais permitindo que os adversários voltassem a sonhar. Manarte, é justo dizer, foi um capitão digno entre os vencidos, assinado mais uma notável prestação.Entre as águias, o colectivo funcionou como quase sempre - e convém recordar que as águias só utilizaram um norte-americano, devido a lesões -, mas Elvis Évora (22 pontos, 8 ressaltos e 3 desarmes de lançamento) e Sérgio Ramos (17 pontos, 8 ressaltos, 3 recuperações, uma assistência e um "abafo") estiveram acima dos companheiros, com destaque para o poste que, genericamente, "destruiu" a defesa vareira.
Sob a arbitragem do trio formado por José Araújo, Luís Lopes e Fernando Rezende, as equipas alinharam e marcaram:
OVARENSE (63) - Nuno Manarte (17), John Waller (9), Miguel Miranda (5), Greg Stempin (8) e Roland Roberts (14). Jogaram ainda João Abreu (0), Pedro Azevedo (8), José Barbosa (0), André Pinto (0), Rui Mota (0) e Nuno Cortez (2).

Treinador: Mário Leite.

BENFICA (71) - Diogo Carreira (2), João Santos (6), Sérgio Ramos (17), Seth Doliboa (9) e Elvis Évora (22). Jogaram ainda António Tavares (4), Miguel Barroca (2), Miguel Minhava (5) e Ekjersey Viana (4).

Treinador: Henrique Vieira

Sem comentários: