O Benfica venceu esta noite o Arouca por , em jogo da 16ª jornada da Primeira Liga. Os golos de Rafa aos 39 de Kokçu aos 47, e de Musa aos 85 deram a vitória aos encarnados, que assim reaproximam-se do líder Sporting, aumentando também a vantagem relativamente ao FC Porto para quatro pontos.

Já o Arouca interrompe a sua série de jogos sem derrotas e corre o risco de cair ligeiramente na tabela classificativa após o final da jornada.

Arouca ousa, Rafa não perdoa

Para esta partida, Roger Schmidt fez apenas duas alterações relativamente ao último jogo de 2023 diante do Famalicão, fazendo entrar Nico Otamendi e Angel Di María para os lugares de Tomás Araújo e Tiago Gouveia. Já Daniel Sousa, e após a goleada imposta ao Estrela da Amadora na última jornada, decidiu repetir o onze que inciou a partida na Reboleira.

Os encarnados começaram pressionantes na partida, condicionando a saída de bola do Arouca na sua zona defensiva, obrigando a equipa da casa a bater na frente; para além disso, as águias aproveitavam o facto de Sylla ter sido colocado no flanco esquerdo para ganhar a maioria dos duelos no miolo. A colocação do maliano levou os arouquenses a optar pelo flanco direito para conduzir os seus ataques, procurando frequentemente Jason.

Naturalmente com mais bola, o Benfica ia procurando encontrar espaços na muralha defensiva arouquense, mas sem grande sucesso; foi apenas quando o bloco da equipa da casa subiu que as águias conseguiram explorar a profundidade, chegando mesmo a meter a bola na baliza por intermédio de Rafa aos 15 minutos após cruzamento de Arthur Cabral, mas o VAR acabou por anular por fora de jogo do avançado brasileiro.

Sensivelmente a partir dos 20 minutos, os homens de Daniel Sousa começaram a pressionar mais alto, tentando condicionar a saída de jogo do Benfica; numa dessas tentativas, aos 22 minutos, os lobos estiveram perto do golo quando Sylla aproveitou um mau passe de Otamendi para servir Mujica que, em posição frontal, atirou muito perto do poste de Trubin.

Apesar disso, era o Benfica quem controlava as operações, continuando a mostrar dificuldades em penetrar as linhas mais recuadas do Arouca, que nunca deixava de pressionar em zona adiantada sempre que conseguia. Contudo, uma dessas tentativas acabou por se revelar fatal para os arouquenses; 39 minutos e Di María a encontrar Rafa que, na cara de Arruabarrena, inaugurou o marcador.

Mesmo em desvantagem, os arouquenses não mudaram a sua postura e estiveram muito perto do empate ainda antes do intervalo; erro de Kokçu e Mujica primeiro, e Cristo depois, não foram capazes de finalizar a melhor oportunidade de golo da equipa da casa durante a primeira parte.

Rafa também dá a marcar e Musa gosta de brilhar

A segunda parte começou praticamente com o segundo golo do Benfica; 47 minutos e Di María a isolar Rafa que, com Arruabarrena pela frente serviu Kokçu que só teve de empurrar para a baliza deserta.

Com dois golos de vantagem, os encarnados baixaram ligeiramente as linhas, procurando agora explorar a profundidade nas costas da defesa de um Arouca que agora assumia a iniciativa de jogo, fazendo subir o seu bloco.


As águias aproveitaram assim para criar boas oportunidades de golo; João Mário aos 58 minutos e Rafa aos 63 tiveram o terceiro golo nos pés, isto já depois de Sylla ter assustado Trubin com um remate que passou ligeiramente por cima. Já o Arouca conseguia chegar muitas vezes junto da área encarnada, mas sem conseguir criar verdadeiras oportunidades de golo.

Só nos últimos vinte minutos é que os treinadores decidiram mexer na equipa, acabando ambos por refrescar os respetivos ataques. Pouco depois, Roger Schmidt fez entrar Florentino, por forma a tentar conter as investidas do Arouca.

Com o avançar do relógio, a intensidade dos arouquenses foi diminuindo e o Benfica voltou a assumir o controlo das operações. Os encarnados aproveitaram ainda para, antes do apito final, aumentar a vantagem no marcador; 87 minutos e um cruzamento que parecia inofensivo por Morato foi aproveitado da melhor maneira de Petar Musa que, com um gesto técnico perfeito fez o melhor golo da noite.

Com esta vitória, o Benfica recoloca-se a um ponto do primeiro lugar ocupado pelo Sporting, ao mesmo tempo que aumenta a vantagem relativamente ao FC Porto para quatro pontos. Já o Arouca sofre a sua primeira derrota em seis jogos, resultado que pode levar os lobos a caírem na classificação no final da 16ª ronda.