Terminou empatado o dérbi dos dérbis, entre Benfica e Sporting, para a 16.ª ronda da I Liga. Os Leões marcaram por Bah (autogolo) e Pedro Gonçalves (penálti), Gonçalo Ramos fez o tento dos Encarnados.

O Benfica perde os primeiros pontos em casa para o campeonato mas mantém-se na liderança, agora com 41 pontos, mais quatro pontos que o SC Braga. O Sporting é 4.º com 29 mas poderá ser ultrapassado pelo Casa Pia.

Veja as melhores imagens do dérbi

O Benfica tinha a oportunidade de arrumar de vez com o Sporting na luta pelo título ainda antes do final da 1.ª volta. Uma possível vitória Encarnada deixaria os Leões a 15 pontos da liderança, algo impensável de recuperar. Já os Encarnados queriam manter-se 100 por cento vitoriosos na Luz para o campeonato e voltar assim a distanciarem-se na liderança.


Em relação ao duelo com Varzim a meio da semana, Rafa recuperou e foi aposta de Roger Schmidt no onze, no lugar de David Neres. No Sporting, nada de novo, a não ser o regresso de Pedro Gonçalves, após cumprir castigo na derrota com o Marítimo.

Azar de uns é sempre a sorte de outros

Num ambiente fantástico, com 62295 espetadores na Luz, os primeiros 15 minutos foram marcados por muita luta e a bola longe das balizas. Pedro Porro testou Vlachodimos num livre direto, aos seis minutos. Estava dado o primeiro sinal de perigo do Sporting.

Só a partir dos 20 minutos se viu o Benfica, quando Adán negou o golo a João Mário. No minuto seguinte, novamente o espanhol a travar o remate de Rafa, numa finalização dentro da área.

No melhor período do Benfica o Sporting marcou. Arrancada de Pedro Porro pela direita, combinação com Edwards que centrou para a pequena área. A bola sofreu um desvio, bateu em Alexander Bah e entrou na baliza do Benfica. Autogolo do lateral Encarnado.

Depois de um período quezilento, o perigo voltou a rondar as duas balizas. Aos 35, Adán foi novamente chamado a intervir para negar o golo a Grimaldo, num livre direto. Dois minutos depois ia borrando a pintura em dois lances em que saiu em não tocou na bola.

O Benfica apertava, pelo que o golo não tardou. Aos 37 minutos, a bola foi de um lado a outro do campo, Rafa bateu Matheus Reis em velocidade e centrou, Gonçalo Inácio falhou o corte e Gonçalo Ramos não desperdiçou. Empate no dérbi dos dérbis.

A festa do Benfica foi efémera já que no minuto seguinte, António Silva ia estragando tudo: ao tentar fazer um atraso, meteu a bola em Trincão que perdeu imenso tempo e permitiu a recuperação e corte do jovem central Encarnado. Calafrio na Luz!

De erro em erro até ao empate final

O segundo tempo arrancou praticamente com o segundo golo do Sporting. Novamente António Silva a errar e a derrubar Paulinho na área. Artur Soares Dias começou por nada assinalar mas, após longa e demorada conversa com o VAR, foi rever a jogada no monitor e marcou penálti que Pedro Gonçalves converteu. Remate forte e colocado, sem hipótese para Odysseas Vlachodimos. Entre a jogada da falta e a conversão do penálti, passaram cinco minutos.

O Benfica voltou a crescer no jogo e empatou aos 64 minutos por Gonçalo Ramos, a encostar na pequena área um centro tenso de Grimaldo. Muito mal a defesa do Sporting, principalmente Matheus Reis e Coates.

Roger Schmidt introduziu imprevisibilidade no ataque com a troca de Aursnes por David Neres, Rúben Amorim refrescou a defesa, com St. Juste no lugar de Matheus Reis. O técnico leonino fez entrar depois o jovem Youssef Chermiti no lugar de Paulinho, e Arthur no posto de Edwards.

Até ao final, destaque para um lance em que o jovem Chermiti podia ter dado a vitória aos Leões mas o seu remate saiu por cima.

O Benfica perde pontos em casa pela primeira vez esta época. Os Encarnados continuam na liderança da I Liga com 41 pontos, mais quatro que o SC Braga. O Sporting é 4.º, com 29 pontos, mas poderá ser ultrapassado pelo Casa Pia.