O Benfica está nos oitavos-de-final da Taça de Portugal depois de receber e vencer o Paços de Ferreira por 4-1 em encontro referente à 4.ª eliminatória da prova. O resultado, porém, não espelha as dificuldades sentidas pelos 'encarnados', que estiveram em desvantagem e só no derradeiro quarto de hora de jogo conseguiram marcar e dar a cambalhota no marcador.

Nuno Santos abriu o ativo para o Paços de Ferreira no início da segunda parte e, depois de algumas ocasiões de golo desperdiçadas, só quando Jorge Jesus lançou em campo o suíço Haris Seferovic os golos surgiram para a turma 'encarnada'. Grimaldo empatou na transformação de um livre aos 78 minutos e abriu caminho à recuperação, com Seferovic a fazer o 2-1 pouco depois e Rafa e Everton a selarem o triunfo e o apuramento já perto do fim.

Everton deixa aviso logo a abrir

Jorge Jesus introduziu muitas mexidas no seu habitual onze, entre jogadores lesionados e poupanças a pensar importante embate com o Barcelona, na próxima terça-feira, mas nos três homens da frente - que tão boa conta de si tinham dado no anterior jogo das 'águias', ante o Braga, não mexeu, com Darwin a ter a companhia de Rafa e Everton na frente.

E foi o brasileiro o primeiro a ameaçar, logo aos dois minutos. Depois de entrar na área do Paços de Ferreira pela direita, fletiu para dentro e tentou rematar colocado, mas a bola embateu na cabeça de um adversário e saiu para canto.  Porém, no quarto de hora inicial o Benfica não conseguiu voltar a criar perigo e o Paços aproveitou até para sacudir a pressão inicial.

Oportunidades começam a surgir, mas intervalo chega sem golos

A partir dos 15 minutos, porém, o conjunto de Jorge Jesus voltou a acelerar e as oportunidades de golo começara, a surgir, com Darwin e Rafa a ficarem muito perto de abrir o ativo quase de seguida.

Primeiro, aos 16 minutos, Grimaldo desmarcou Darwin que, na cara de Vekic, permitiu a defesa do guarda-redes do Paços. E, logo depois, um passe longo de André Almeida - esta noite a jogar no centro da defesa 'encarnada' - isolou Rafa que, já dentro da grande área pacense e com a bola a saltitar, encheu o pé, mas o esférico roçou o poste e saiu para fora.

O Paços, contudo, também ameaçou e, numa jogada de insistência após um livre. Depois de cortada pela defesa 'encarnada', a bola chegou aos pés de Lucas Silva, que apareceu a chutar rasteiro à entrada da grande área contrária, ligeiramente ao lado.

Mas o domínio pertencia mesmo ao Benfica, que voltou a ficar muito perto de marcar aos 27 minutos, num cabeceamento em jeito de André Almeida que Vekic defendeu com muita dificuldade. Vekic que voltou a brilhar já perto do intervalo, para negar então o golo a Everton e o intervalo chegou mesmo sem golos.

Contratempo para o Benfica a abrir a segunda parte...e golo do Paços

O segundo tempo começou com um contratempo para o Benfica, com o sérvio Radonjić a lesionar-se e a ter de ceder o lugar a Valentino Lázaro.

A tradição popular diz que um mal nunca vem só e o Benfica sentiu-o na pele logo depois, com o Paços a inaugurar o marcador. Lucas Silva no cruzamento, Vertonghen, na tentativa de cortar, deixou a bola à mercê de Nuno Santos, que atirou colocado para o 0-1.

Cambalhota no marcador à boleia de Grimaldo e Seferovic

Em desvantagem, Jorge Jesus mexeu na equipa e no sistema tático. Saíram André Almeida e Gedson (outra das novidades do 'onze' inicial) e entraram Pizzi e Taarabt. O Benfica encostou, então, o Paços de Ferreira à sua grande área nos minutos que se seguiram e Darwin quase fez o empate. Servido por, o uruguaio antecipou-se ao guarda-redes do Paços de Ferreira e desviou de cabeça, para a trave.

Darwin voltou a não conseguir marcar a meio do segundo tempo, quando surgiu isolado pela direita e a ansiedade ia crescendo na Luz à medida que os minutos iam passando.


Até que, à entrada para o quarto de hora final, Jorge Jesus voltou a mexer, lançando em campo o regressado Seferovic para o lugar de Darwin. E, pouco depois, a igualdade apareceu, com um golaço. Na transformação de um livre, ainda relativamente longe do alvo, Grimaldo bateu na perfeição e fez a bola entrar junto ao ângulo superior esquerdo da baliza do Paços, sem hipóteses para Vekic.

Motivado pelo golo, o Benfica continuou  apertar e o segundo golo das 'águias' não tardou. Cruzamento de Taarabt e Seferovic a cabecear para o 2-1.

O Paços abriu, depois, a sua defesa à procura de reagir e o Benfica aproveitou para marcar por mais duas vezes. Rafa rematou colocado para o terceiro e Everton Cebolinha, isolado, já no período de descontos, fechou a contagem em 4-1.

Veja o resumo do encontro