Chuva de golos e um desfecho que se manteve imprevisível até ao fim. Vitória de Guimarães e Benfica empataram a três golos, no Estádio D. Afonso Henriques, e adiam as decisões do Grupo A para o derradeiro jogo. Os encarnados estiveram por duas vezes com uma vantagem de dois golos, mas o conjunto de Pepa reagiu bem e chegou ao 3-3 na reta final.

O Vitória lidera agora com quatro pontos e terá de aguardar pelo desfecho do encontro entre Benfica e Sporting da Covilhã (já eliminado), que está marcado para 15 de dezembro. As 'águias' estão obrigadas a vencer por uma diferença superior a dois golos para seguirem em frente.

Veja o resumo

Da baliza até à frente de ataque, foram várias as novidades no onze inicial do Benfica para este jogo: Helton Leite Morato, Radonjic, Taarabt, Meité, Pizzi, Gonçalo Ramos e Everton. Já Pepa trocou apenas duas peças, com André Almeida e Rochinha a renderem Tiago Silva e Quaresma.

O Benfica entrou bem e só precisou de um minuto para assustar os vitorianos, com Radonjic a rematar bem perto da baliza após uma perda de bola de Sacko. A pressão encarnada acabou por surtir efeito aos 7’: na sequência de um canto, Otamendi desviou ao primeiro poste e Alfa Semedo, de forma involuntária, cabeceou para a própria baliza.

A equipa de Jorge Jesus chegava com bastante facilidade à grande área e aos 15 minutos já vencia por 2-0, com Pizzi a isolar-se na cara de Bruno Varela e a rematar cruzado para o fundo das redes. Entre os dois golos, Taarabt saiu lesionado e deu lugar a João Mário.

Aos 21’ Bruno Varela evitou o terceiro do Benfica e logo a seguir o Vitória de Guimarães reduziu a desvantagem: Rochinha deixou Lucas Veríssimo para trás e cruzou para o coração da área, o primeiro remate de André André foi intercetado por Morato, mas na recarga entrou mesmo.

A resposta do Benfica chegou através de Radonjic (28’), que se estreou a marcar com um golaço. Pizzi abriu espaço no corredor central, o sérvio puxou para o pé esquerdo e rematou com estrondo ao canto superior da baliza vitoriana. Porém, o conjunto vimaranense não esmoreceu e chegou ao 3-2 mesmo em cima do intervalo, num cabeceamento de Estupiñán que deixou água na boca para o que ainda estaria para vir.


A segunda parte começou com Pizzi a rematar ligeiramente ao lado da baliza contrária e aos 57' Lucas Veríssimo desviou para o fundo das redes mas estava fora de jogo. Pepa não perdeu tempo e lançou em campo Tiago Silva e Ricardo Quaresma, que fez tremer o ferro da baliza aos 71', já depois de um golo anulado a Estupiñan.

Jorge Jesus também mexeu na equipa - entraram Rafa, Weigl e Diogo Gonçalves - mas o Vitória continuou a pressionar em busca do empate, que chegou a oito minutos dos 90. Rúben Lameiras cruzou da esquerda e Bruno Duarte, a dois tempos, bateu Helton Leite.

As duas equipas ainda tentaram chegar ao triunfo nos descontos, mas o marcador não voltou a mexer.