Depois de na estreia ter apostado em Cervi e Jota, Bruno Lage lançou o onze disponível teoricamente mais forte para o desafio em casa do Zenit, ainda que surpreendesse a entrada de Jardel para o lugar habitualmente ocupado por Ferro. Tomás Tavares e Gabriel também foram titulares, com Taarabt a jogar mais próximo de Seferovic na frente.
O primeiro aviso dos russos surgiu logo aos três minutos: Azmoun ganhou na direita e rematou para a defesa com os pés de Vlachodimos; na recarga, Dzyuba rematou contra Jardel.
Aos 9' Oleg Shatov atirou ao ferro e era mais do que certo que o Benfica não ia ter a tarefa facilitada na Rússia. O Zenit foi sempre mais perigoso, enquanto as 'águias' procuravam ameaçar apenas com remates de meia-distância, exceção feita ao cabeceamento de Seferovic ao minuto 5, após canto de Pizzi.
Acabou mesmo por ser o Benfica a facilitar e a permitir o golo do adversário. Vlachodimos colocou a bola em Fejsa, com o médio sérvio a receber de costas e a permitir a recuperação de Ozdoev. A bola sobrou para Dzyuba (22') que, apenas com Vlachodimos pela frente, rematou com frieza para o 1-0.
Os russos continuavam a explorar as fragilidades da equipa 'encarnada', e aos 25 minutos Oleg Shatov recebeu a bola na área, e rematou rasteiro com perigo, apesar de Vlachodimos parecer ter o lance controlado. Em sentido inverso, o Benfica revelava muitas dificuldades em manter a bola e já perto do intervalo viu Driussi, com muito espaço, rematar em arco à entrada da área, mas para fora.
O Zenit voltou a entrar muito melhor na segunda parte e aos 46' Azmoun rematou para defesa apertada de Vlachodimos. Logo a seguir foi a vez de Wilmar Barrios atirar por cima após novo cruzamento perigoso. Seferovic respondeu em ataque rápido, mas o remate do suíço saiu fácil para Lunev.
Aos 58 minutos, Bruno Lage optou por tirar Pizzi e Fejsa e lançou Caio Lucas e Vinícius, duas estreias absolutas nas competições europeias. Osorio entrou no lado dos russos por troca com Smolnikov, que saiu lesionado.
As substituições deram alguma esperança à equipa 'encarnada' - Caio Lucas obrigou Lunev a esticar-se e a defender para canto aos 68' - mas acabou por ser o Zenit a chegar novamente ao golo, num lance infeliz de Rúben Dias. Barrios serviu Karavaev na direita, o russo cruzou rasteiro e o central 'encarnado', na tentativa de corte, acabou por marcar na própria baliza.
A apatia dos 'encarnados' voltou a manifestar-se no 3-0: livre batido rapidamente na linha de meio-campo,  Dzyuba deixa passar para Azmoun, que ultrapassa Vlachodimos e marca o terceiro. O avançado iraniano voltaria a bater o guardião grego, mas desta vez estava ligeiramente adiantado.
Raul de Tomas entrou aos 79' para o lugar de Seferovic e acabou por marcar o primeiro golo de águia ao peito (e que golo), num disparo de fora da área, após passe errado de Osorio.