o, o Rio Ave por 3-2 em jogo da 33.ª e penúltima jornada do campeonato português, disputado em Vila do Conde. Os golos de Rafa, João Félix e Pizzi garantiram mais três pontos para a formação de Lage e precisam apenas de um ponto na última jornada para se sagrar campeão nacional. O Santa Clara é o último adversário do Benfica, na Luz.
Quanto ao onze inicial, o treinador do Benfica fez regressar Rúben Dias e deixou Jardel de fora. Florentino manteve-se com Samaris no meio-campo.
Debaixo de muito apoio em Vila do Conde, o Benfica marcou muito cedo, logo aos três minutos, por intermédio de Rafa Silva. Num cruzamento de André Almeida, Rafa falhou o cabeceamento e a bola, desviada em Junio Rocha, sobrou novamente para o avançado encarnado, que, junto ao segundo poste, desviou para dentro da baliza.
O segundo golo da equipa lisboeta foi conseguido ainda no primeiro tempo, mas precedido de um lance polémico entre Gabriel e Florentino, com os adeptos do Rio Ave a pedirem pénalti aos 46 minutos por falta do jogador encarnado. O árbitro mandou seguir e, com a bola em jogo, o Benfica contra-atacou rapidamente. Numa saída infeliz de Léo Jardim, que num primeiro momento evitou que Pizzi chegasse à bola, acabou por deixar fugir a bola e João Félix, que estava no sítio certo, só teve de encostar para o 2-0. Hugo Miguel ainda recorreu ao VAR e confirmou a validade do tento.
Já no segundo tempo, aos 50 minutos, Nuno Santos passou para Tarantini, enquanto a defesa encarnada ficou a pedir fora-de-jogo, e o capitão vilacondense não desistiu, tendo atirado mesmo a contar para o fundo da baliza de Odysseas.
Os adeptos do Benfica ficaram mais inquietos, mas Pizzi resolveu isso rapidamente. Numa jogada de insistência de Grimaldo, o espanhol cruzou atrasado para Pizzi, este ajeitou e atirou de pé direito para o terceiro do Benfica. A bola ainda desviou no poste, mas acabou por entrar mesmo.
Nos últimos dez minutos, Ronan, que tinha entrado há cinco minutos, aproveitou bem um cruzamento de Galeno, antecipou-se a Ferro e desviou de cabeça para o fundo da baliza do Benfica.
Com 3-2 no marcador, os últimos minutos foram aflitivos para o Benfica, tanto no banco como nas bancadas.
Os ‘encarnados’, que passaram a contar 84 pontos e 99 golos, só precisam de empatar na receção ao Santa Clara, numa última ronda em que o ainda campeão FC Porto, que está a dois pontos, é anfitrião do Sporting, terceiro.