terça-feira, 10 de janeiro de 2017

V. GUIMARÃES - 0 BENFICA - 2 - FINAL FOUR

Gonçalo vezes dois é igual a 'final four'

O Benfica venceu em Guimarães por duas bolas a zero e garantiu a presença na 'final four' da Taça da Liga.
Gonçalo Guedes
Foto: HUGO DELGADO / LUSA
Gonçalo Guedes apontou os dois golos do duelo desta terça-feira.
Por Gaspar Castro sapodesporto@sapo.pt
O Benfica assegurou esta terça-feira a presença na 'final four' da Taça da Liga, a disputar no Algarve, com uma vitória por duas bolas a zero no terreno do Vitória de Guimarães. Num duelo em que os técnicos das duas equipas mexeram bastante nos respetivos 'onzes', Gonçalo Guedes foi quem acabou por fazer a diferença, ao apontar os dois golos do triunfo 'encarnado'.

Rui Vitória apostou num ataque com Rafa e Gonçalo Guedes, apoiados nas alas por Zivkovic e Carrillo, e a equipa correspondeu com mais um triunfo convincente no D. Afonso Henriques, depois da vitória de sábado pelo mesmo resultado. Ainda assim, foi o Vitória, sem jogadores como Marega, Hernâni ou Hurtado, que criou o primeiro lance de perigo da partida. Na sequência de um pontapé de canto e após um cruzamento incompleto de Jardel, Soares cabeceou pouco ao lado da baliza de Júlio César.

A primeira oportunidade de ouro para o Benfica ocorreu ainda dentro dos primeiros quinze minutos, quando o árbitro Carlos Xistra assinalou penálti por falta de Zungu sobre Rafa. Pizzi dirigiu-se para a marca de grande penalidade e rematou, mas Miguel Silva voou para o seu lado direito e travou o remate do '21' do Benfica. Pouco depois, Rúben Ferreira atirou forte mas falhou a baliza benfiquista.

A equipa de Rui Vitória acabou por conseguir mesmo abrir o marcador quando decorria o minuto 34', na sequência de uma boa combinação do ataque. Nélson Semedo cruzou rasteiro e Gonçalo Guedes apareceu a apontar o seu primeiro golo no jogo com um remate de primeira.

O Benfica ia ameaçando a baliza de Miguel Silva com frequência, graças a um futebol fluido. Logo depois do golo, Rafa rematou para boa defesa do guardião vitoriano, e aos 40' surgiu mesmo o segundo golo do Benfica...e segundo de Guedes. Carrillo fugiu pela direita e cruzou para o '20' do Benfica, que finalizou novamente com sucesso. Um lance em tudo semelhante ao do primeiro golo, com igual resultado.

Nos momentos que antecederam o intervalo a atenção geral acabou por se desviar do futebol para o extra-futebol, na sequência de uma série de incidentes. Logo depois do segundo golo, alguns adeptos do Vitória lançaram cadeiras para o relvado, alegadamente devido a uma provocação de Nélson Semedo, e a partida foi de imediato interrompida. Carlos Xistra lá acabou por mandar seguir até ao apito para intervalo, mas antes da ida aos balneários houve confusão séria no relvado, agora com os jogadores como claros protagonistas: Flávio Ferreira foi pedir justificações a Nélson Semedo e Minervino Pietra, adjunto do Benfica, interveio em defesa do lateral. Os ânimos acabariam por serenar eventualmente, depois de momentos de alguma tensão.

Já com Hernâni e Hurtado em jogo, a equipa de Pedro Martins procurou correr atrás do prejuízo no arranque do segundo tempo, mesmo sabendo que o apuramento para a 'final four' estava já praticamente posto de parte - para seguir em frente precisava de vencer. Bernard tentou de meia-distância e Prince de cabeça, mas sem sucesso. Aos 61 minutos, Raphinha caiu na área 'encarnada' na sequência de uma disputa de bola com Semedo, mas Carlos Xistra mandou seguir, apesar dos protestos vitorianos.

O Benfica conseguiu manter a vantagem de dois golos e assim garantiu o primeiro lugar do grupo D destacado e o 'bilhete' para o Algarve, onde será disputada a 'final four' da Taça da Liga. O clube 'encarnado' será o único 'grande' na próxima fase da prova e nas meias-finais terá pela frente o Moreirense.

Sem comentários: