O Benfica fez as pazes com o público na Luz e aplicou uma goleada por 5-0 sobre o Rio Ave, em partida a contar para a 9.ª jornada da I Liga. Aktürkoglu marcou um hat-trick, Amdouni e Schjelderup marcaram os restantes tentos das águias.
Tinham sido seis vitórias em sete jogos para Bruno Lage, uma série abruptamente interrompida pelo desaire copioso frente ao Feyenood, em casa, para a Liga dos Campeões. Os encarnados viveram períodos difíceis frente aos neerlandeses há quatro dias, e queriam limpar face, desculpando-se perante os seus adeptos.
O treinador do Benfica certamente analisou o que correu menos bem a meio da semana, e procedeu a algumas mudanças de posicionamento. No onze inicial, fez apenas uma alteração, com a saída de Florentino, para a entrada de Niklas Beste. Aktürkoglu apareceu na posição de segundo avançado, atrás de Pavlidis, com o alemão a ocupar a posição de extremo-esquerdo.
Já a equipa de Luís Freire não vencia na Primeira Liga desde 1 de setembro: há quase dois meses, portanto. Com o Benfica a entrar com 11 pontos de atraso para o líder Sporting – mas menos dois jogos – era por isso fulcral que os encarnados somassem os três pontos e de preferência com uma boa exibição.
Domínio absoluto do Benfica, a Primeira parte a fechar com um hat-trick de Aktürkoglu
Não se pedia melhor resposta, depois do jogo menos bem conseguido na Champions. O Benfica entrou literalmente com tudo, com um Aursnes no miolo com muita dinâmica junto a Kokçu, e com o Aktürkoglu verdadeiramente endiabrado, a aproveitar os espaços, com o rioavenses com os olhos postos na frente Pavlidis.
O golo chegou madrugador, logo à passagem do minuto 12´. Di María descobriu Aursnes, o norueguês cruzou rasteiro, Pavlidis não conseguiu finalizar, a bola sobrou para Aktürkoglu, que com toda a calma do mundo, fez o primeiro da partida.
A água voava, e dominava a seu belo prazer, imprimindo uma grande dinâmica atacante, e por isso o segundo golo do encontro apareceu com naturalidade. Excelente visão de jogo de Di María, que descobriu o turco, Aktürkoglu penteou a bola e bateu o polaco Miszta, que ficou mal na fotografia.
Incapaz de dar replica ao Benfica, o Rio Ave remetia-se lá atrás, e sentia dificuldades para estancar o pendor atacante dos encarnados. O terceiro só não chegou, por intermédio de Di Mária, porque Tiknaz conseguiu tirar a bola de cima da linha de golo.
Passava mal o Rio Ave em Vila do Conde, e o Benfica só que não conseguia construir um resultado mais robusto devido à ineficácia.
Pavlidis, que chegou à Luz com credenciais de goleador, ainda não abriu o ‘ketchup’ na Luz, e para já não tem demonstrado a eficácia desejada. Exemplo disso foi o remate à entrada da área, que proporcionou uma defesa fácil ao guardião do Rio Ave.
Só que Aktürkoglu quis mostrar ao colega de equipa como se faz, e chegou ao hat-trick ainda antes do intervalo. Lance de insistência de Di María, o argentino tocou com a coxa para o turco, para mais uma excelente finalização.
No arranque da segunda parte, Luís Freire fez duas alterações, com as entradas de Pohlmann e João Graça, só que não havia nada a fazer e era muito complicada parar a avalanche encarnada. Palividis ainda se encontrou com o fundo da baliza, mas estava levantada a bandeirola. Tamanhos eram os ameaços, o Rio Ave o máximo que podia fazer era evitar a goleada. Lage tirou o goleador Aktürkoğlu e Pavlidis de campo, lançando Amdouni e Arthur Cabral.
As substituições surtiram efeito, e o avançado brasileiro entrou com tudo e quase marcou na primeira ação do jogo, numa pontapé em que brilhou o guardião do Rio Ave. Sucediam-se as oportunidades, Lage queria mais golos e entravam Schjelderup e Renato Sanches.
O norueguês também entrou com tudo, e rematou para a figura de Miszta, na recarga, Amdouni atirou por cima. O ameaço acabou por resultar em golo, e logo na estreia de Schjelderup a marcar com a camisola do Benfica. Cruzamento na direita, e o jovem jogador atirou a contar. Dois minutos depois, aos 81´ viria novo golo. Nova ataque do Benfica, corte defeituoso da defensiva rioavista e na recarga, Amdouni atirou a contar.
O Benfica regressa aos terceiro lugar, soma agora de 19 pontos, e deixa aviso à concorrência.