O FC Porto foi esta quarta-feira ao Estádio do Fontelo vencer o Académico de Viseu por 0-1, em partida relativa aos quartos de final da Taça de Portugal. Um golo solitário de André Franco no início da segunda parte deu a vitória aos dragões, que agora irão enfrentar o Famalicão nas meias-finais.

Jorge Costa fez duas alterações relativamente ao jogo diante do Moreirense no passado fim-de-semana. Saíram Ícaro e Bandeira e entraram Arthur e Tiago Mesquita.


Já Sérgio Conceição mexeu em mais de metade da equipa em relação ao jogo para o campeonato diante do Vizela. Com efeito, apenas Pepe, João Mário, Marcano, Uribe e Pepê mantiveram a titularidade para a partida no Fontelo.

Baixa temperatura

Jorge Costa disse na antevisão da partida que o Académico não deveria mostrar tanto respeito como mostrara na partida da Taça da Liga, e a verdade é que os seus pupilos acabaram por ouvir as palavras do técnico. O Académico de Viseu surgiu mais solto e pressionante, em comparação com a partida de Leiria, dificultando a vida aos dragões na altura de construir jogo através da sua zona intermediária.

Nos primeiros minutos o jogo foi parco em situações de perigo, exceção feita para um lance em que Cláudio Ramos foi obrigado a sair aos pés de Quizera, quando esteve aparecia isolado pela direita.

Com um meio-campo pouco rotinado e a afunilar o jogo dos dragões, o FC Porto apresentou muitas dificuldades em ligar jogo na zona intermediária. Foi preciso esperar praticamente meia-hora para encontrar o primeiro remate digno desse nome quando Danny Namaso atirou rasteiro para boa defesa de Gril.

O Académico de Viseu mostrou sempre muita organização a defender, procurando cada oportunidade para chegar junto da baliza portista. A equipa da casa esteve mesmo perto de chegar ao golo numa dessas incursões mas Jonathan Toro por pouco que não conseguiu desviar para a baliza o remate de André Clóvis.

Marcar e controlar

Como se esperava, o FC Porto entrou mais agressivo e incisivo na partida, pressionando o adversário de forma mais eficaz. Esta nova postura trouxe os seus dividendos logo nos primeiros minutos da etapa complementar; 50 minutos e André Franco a corresponder de cabeça a um bom cruzamento de Matheus Uribe para inaugurar o marcador.

O golo teve o condão de animar a partida, obrigando o Académico a subir no terreno e procurar o empate. Enquanto isso os dragões procuravam o espaço deixado nas costas da defesa adversária para criar perigo; aos 55 minutos Namaso escapou pela direita e rematou forte, obrigando Gril a defesa apertada.

Os dragões foram controlando toda a segunda parte, aproveitando Sérgio Conceição para fazer algumas alterações na equipa, talvez já a pensar no jogo diante do Sporting. Já o Académico de Viseu procurou manter a diferença mínima até aos minutos finais do jogo para tentar ainda chegar ao empate.

A equipa da casa nunca virou a cara à luta e tentou de tudo para, pelo menos, levar o jogo até ao prolongamento; houve muita vontade e algumas chegadas à área de Cláudio Ramos, contudo, tal não foi sinónimo de oportunidades para os Viriatos, isto apesar dos dragões terem passado por alguns momentos de aperto nos momentos finais.

Com esta vitória o FC Porto segue para as meias finais da Taça de Portugal. Para continuar o caminho rumo ao Jamor, os dragões terão de ultrapassar o Famalicão numa eliminatória jogada a duas mãos.